Brasão de armas do México

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Brasão de armas do México
Escudo Nacional de México
Brasão de armas do MéxicoEscudo Nacional de México
Versões
Seal of the Government of Mexico.svg
Detalhes
Detentor México Estados Unidos Mexicanos
Adoção 16 de setembro de 1968
Escudo Uma águia dourada sobre um cacto devora uma cascavel.
Suportes Ramos de carvalho e ramos de louros
Base Barreta nas cores da bandeira nacional.
Uso Em documentos oficiais do Governo; na capa dos passaportes mexicanos; nos departamentos governamentais.

A figura do brasão do México provém de uma arte divinatória utilizada pelos antigos Astecas, a Apantomancia. Que consiste na adivinhação feita através a partir de qualquer objeto que apresente presságio, assim como encontros estranhos entre animais em geral. Adivinhos dessa antiga civilização, teriam visto uma águia voando de uma planta de cactos carregando uma serpente viva. Isso, é representado no brasão do México até hoje.

As ramas carregadas de frutos tenros que adornam o brasão na parte inferior em forma de crescente para cima rodeando-o, uma de azinheira à esquerda e outra de louro à direita - representando o Martírio e a Vitória dos que deram a vida pela pátria mexicana, são enlaçadas por uma faixa listrada com as três cores da Bandeira do México.

Em um visão mais profunda e semiótica do brasão faz alusão ao domínio dos espanhóis e a luta dos mexicanos para conseguir sua liberdade e independência da vida.

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.