CITEX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O CITEX - Centro de Formação Profissional do Têxtil e do Vestuário é um centro protocolar com sede no Porto, que tem como objectivo promover acções de formação profissional orientadas para as necessidades dos diversos subsectores da indústria têxtil e vestuário.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado no Porto, em 1981, através de um protocolo estabelecido entre o Fundo de Desenvolvimento de Mão-de-Obra e três associações têxteis (APIM - Associação Portuguesa das Indústrias de Malha, ANIVEC - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção e ANITAF - Associação Nacional das Indústrias Têxteis Algodoeiras e Fibras), o CITEX oferece diversificados percursos de formação profissional, desenvolvendo a sua actividade de acordo com a organização da fileira têxtil mundial: Design de Moda e Têxtil, Tecelagem, Tricotagem, Enobrecimento Têxtil, Modelação, Organização da Produção, Confecção, Qualidade, Manutenção e Formação Transversal orientada para a indústria em geral. A formação desenvolvida pelo CITEX contempla componentes teórico-práticas, através do recurso a tecnologia e equipamentos industriais modernos. Na base do processo formativo está o apoio tecnológico e psicopedagógico, com o objectivo de promover a valorização sócio-profissional dos seus alunos.

Com a integração das competências do Fundo de Desenvolvimento de Mão-de-Obra no IEFP, I.P. - Instituto de Emprego e Formação Profissional, o protocolo de constituição deste centro de formação passou a ser outorgado por aquele instituto público, a ATP - Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal e a ANIVEC - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confecção.

Sedeado no Porto, o CITEX teve diferentes pólos em Barcelos, Vila das Aves, Lousada e Delães.

Em 2011, no âmbito de um processo de racionalização e enriquecimento da oferta formativa vocacionadas para a fileira da indústria têxtil, vestuário, confecção, malhas e lanifícios, operou-se a fusão do CITEX com dois outros centros protocolares (CIVEC - Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção e CILAN - Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios)[1]. Desta fusão, homologada pela Portaria nº 135/2011, de 4 de abril [2], surgiu o MODATEX - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios.[3] Este novo centro protocolar [4], com sede no Porto, delegações em Lisboa e Covilhã e pólos em Vila das Aves e Barcelos, visa a promoção de actividades de formação profissional e de reconhecimento e validação de competências, a prestação de serviços e apoio técnico a entidades no âmbito do sector da indústria têxtil, do vestuário e dos lanifícios.

Fernando Lopes, Hugo Veiga, Júlio Waterland, Katty Xiomara, Lara Torres, Luciana Teixeira, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Osvaldo Martins, Paulo Cravo, Pedro Mourão e Ricardo Dourado são alguns dos designers de moda portugueses que iniciaram a sua formação no CITEX.[5][6]

Referências

  1. Henriques, Ana Maria (13 de outubro de 2011). «Porto: O Citex agora é Modatex» 
  2. Diário da República. Dre.pt http://www.dre.pt/sug/1s/diplomas-lista.asp  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. «Sobre o Centro de Formação». Modatex.pt 
  4. O protocolo foi celebrado entre o IEFP, I.P. (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), a ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção) e a ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios).
  5. Aeiou.expressoemprego.pt http://aeiou.expressoemprego.pt/Actualidades.aspx?Art=1&Id=1715  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  6. Atp.pt http://www.atp.pt/noticias/detalhes.php?id=86  Em falta ou vazio |título= (ajuda)