Lousada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lousada
Brasão de Lousada Bandeira de Lousada
Brasão Bandeira
Paços Concelho Lousada.jpg
Paços do Concelho de Lousada
Localização de Lousada
Gentílico Lousadense
Área 96,08 km²
População 47 387 hab. (2011)
Densidade populacional 493,2 hab./km²
N.º de freguesias 15
Presidente da
Câmara Municipal
Pedro Machado(PS)
Fundação do município
(ou foral)
1514
Região (NUTS II) Norte
Sub-região (NUTS III) Tâmega
Distrito Porto
Antiga província Douro Litoral
Orago Senhor dos Aflitos
Feriado municipal Segunda-feira a seguir ao último Domingo de Julho
Código postal 4620 Lousada
Sítio oficial www.cm-lousada.pt
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg

Lousada é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com 9 356 habitantes.

É sede de um município com 96,08 km² de área[1] e 47 387 habitantes (2011[2] ), subdividido em 15 freguesias.[3] O município é limitado a norte pelo município de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

No contexto de políticas sub-regionais de desenvolvimento e de mobilidade, é membro da Comunidade Urbana (ComUrb) do Vale do Sousa, constituída por 6 municípios, que no seu total contabilizam cerca de 327 800 habitantes.[4]

O concelho de Lousada é um município fortemente industrializado, de modo particular na indústria têxtil. No entanto, tal facto não impede de possuir ainda um cariz profundamente agrícola, sobretudo no domínio dos vinhos verdes e lacticínios, com a existência de várias empresas agro-indústriais bastante desenvolvidas tecnologicamente.

Apesar da pequena dimensão, Lousada caracteriza-se pela forte aposta em modalidades desportivas alternativas quando comparadas com o panorama nacional. Lousada centra-se em modalidades como o automobilismo ou a longa tradição no hóquei em campo, modalidade que mais títulos trouxe a este concelho. Destaca-se também o relevo que a construção do Complexo Desportivo de Lousada veio trazer à pratica desportiva, graças às excelentes infra estruturas que possui, sendo recorrentemente utilizadas para a prática do Futebol, Hóquei em Campo, Rugby, Ténis e sede de numerosos estágios e torneios internacionais em diferentes modalidades.

História[editar | editar código-fonte]

Desde tempos imemoriais que se sabe que o local onde actualmente se encontra o concelho de Lousada é uma região habitada. A natureza em extensão, plena de terrenos férteis deixava adivinhar a passagem de muitos povos nómadas que, atraídos pelos verdejantes espaços, se teriam fixado em busca de abrigo, segurança e sobrevivência. Estas são terras onde abunda a água e a floresta. Por todo o lado existem bosques onde a caça fornece o alimento necessário e a madeira, juntamente com a pedra que se encontra sempre à mão, era utilizada para a construção de casas e fortificações edificadas nas colinas de média altitude.

Uma das mais antigas referências ao actual espaço do concelho de Lousada remonta ao século VI, quando Meinedo foi sede da diocese do Porto. Alguns séculos mais tarde, em 17 de Janeiro de 1514, Lousada recebeu de D. Manuel I a carta de foral e categoria de vila.[5]

Em 1708, o concelho de Lousada tinha 12 freguesias, aumentando esse número para 18 em 1758, sendo, por essa altura, sede do concelho de S. Miguel de Silvares. Em 1835, deu-se a grande reforma administrativa de Portugal que dividiu a administração judicial em distritos. No âmbito dessa reforma, foi constituído o julgado de Barrosas que compreendia, entre outros, o concelho de Lousada. Em 1836, uma nova reforma administrativa extinguiu o concelho de Lousada, situação que se manteve até 1838, data em que foi de novo instituído. Após a desintegração de vários concelhos, entre os quais o de Santa Cruz de Riba Tâmega, e a anexação de freguesias de outros concelhos, Lousada é actualmente constituído por 25 freguesias.

Organização administrativa[editar | editar código-fonte]

Administração municipal[editar | editar código-fonte]

O município de Lousada é administrado por uma Câmara Municipal composta pelo Presidente de Câmara e seis vereadores. Existe uma Assembleia Municipal que é o órgão legislativo do município, constituída por 36 deputados, 15 dos quais são presidentes das juntas de freguesia.

Depois das eleições autárquicas de 2013, quatro vereadores são do Partido Socialista (PS) e os restantes três da coligação formada entre o Partido Social Democrata (PSD) e o Partido Popular (CDS-PP). O presidente da Câmara de Lousada é Pedro Machado, pelo PS, que foi eleito pela primeira vez como Presidente de Câmara, após seis mandatos consecutivos de Jorge MagalhãesPartido Socialista, que atualmente é Presidente da Assembleia Municipal.

Desde as primeiras eleições livres com o fim do período do Estado Novo, que houve duas fases distintas nas inclinações partidárias do município. A câmara foi governada pelo PSD entre 1976 e 1979. Depois, o PSD formou uma coligação com o CDS-PP e o PPM, designada Aliança Democrática, e entre 1976 e 1989 esta coligação dirigiu os destinos do concelho. Desde 1989, o PS venceu todas as autárquicas, lideradas por Jorge Magalhães até 2013. Devido à Lei de Limitação de Mandatos autárquicos, o seu vice-presidente no mandato 2009/2013 Pedro Machado, assumiu candidatura ao município de Lousada e venceu novamente as Autárquicas para o Partido Socialista nas eleições autárquicas de 2013.

Freguesias[editar | editar código-fonte]

Freguesias do concelho de Lousada.

O concelho de Lousada está dividido em 15 freguesias:


Heráldica[editar | editar código-fonte]

Brasão de Lousada.

No brasão da vila de Lousada pode-se ver um escudo negro com três espigas de milho de ouro folhadas de verde e atadas de vermelho em ponta. Em sua volta há uma orla de prata carregada de oito cachos de uvas de púrpura folhadas e sustidas de verde. No topo, encontra-se um mural de prata constituída por quatro torres. No fundo, vê-se um listel branco onde se pode ler "VILA DE LOUSADA", a negro.

Por seu lado, a bandeira de Lousada é esquartelada de amarelo e púrpura, com cordões e borlas de ouro e azul. A haste e a lança são douradas.

Geminações[editar | editar código-fonte]

Lousada tem actualmente duas geminações, com as cidades de Tulle (França) e Renteria (Espanha). Apesar de não se encontrar geminada, tem também uma relação de grande proximidade com a cidade inglesa de Bury.

As actividades realizadas com estas cidades prendem-se maioritariamente em eventos desportivos, culturais e em intercâmbios escolares. A mais significativa das iniciativas são os Jogos Internacionais da Juventude, nos quais geralmente participam cerca de mil atletas oriundos de Lousada, Tulle, Renteria, Catalayud (Espanha), Bury, Schorndorf (Alemanha) e Dueville (Itália).[6] Sendo um dos concelhos mais jovens de Portugal, Lousada tem uma longa tradição na oferta jovem, seja pela vertente desportiva, seja pela vertente cultural, nomeadamente o particular relevo que tem o Festival da Juventude de Lousada, promovido pela Câmara Municipal de Lousada

Geminações

Economia[editar | editar código-fonte]

Integrado num zona bastante fértil para a actividade agrícola, Lousada desenvolveu primeiramente as actividades relacionadas com a agro-pecuária, que estão na base do desenvolvimento económico do concelho, sendo inclusive o único sector económico representado no brasão do concelho, com o milho e a vinha. Outros produtos importantes são o centeio, o feijão, o melão e a batata. Também é típica a criação de gado, que é feita sobretudo para a produção de leite.

Na indústria, os sectores mais desenvolvidos são o calçado, as confecções, o mobiliário, a construção civil e as serrações. Destas, realça-se a industria de Vestuário, que oferece 46,3% do trabalho em Lousada.[7]

Quanto ao sector terciário, do comércio e serviços, destacam-se os serviços bancários e as seguradoras. Este é, tal como se verifica em concelhos vizinhos e até mesmo no País, o sector em maior crescimento nos últimos anos.

Desporto[editar | editar código-fonte]

Existe um pouco por todo o concelho diversos clubes e associações desportivas onde se praticam várias modalidades, sendo as duas mais importantes os desportos motorizados (automobilismo e motociclismo) e o futebol. No entanto, também o hóquei em campo, o hóquei em patins, o futebol de salão, a natação, o polo aquático, o basquetebol e o ciclismo são praticados e têm uma popularidade considerável.

Lousada possui várias instituições desportivas, entre as quais de destacar a Associação Desportiva de Lousada e o Clube Automóvel de Lousada. A primeira é uma colectividade ligada essencialmente ao futebol, mas também com outras secções como o hóquei em campo. O segundo está ligado ao automobilismo e é talvez o grupo lousadense mais reconhecido a nível nacional, cabendo a ele a organização de várias provas de cariz regional, nacional e até internacional no Eurocircuito da Costilha. De entre as variadas competições que já passaram pelo Eurocircuito, destaca-se o Rali de Portugal e os Europeus e Mundiais de Rallycrosse.

Nos últimos anos foi criado e sucessivamente ampliado o Complexo Desportivo de Lousada, um centro desportivo considerado de alta qualidade tanto a nível nacional, como internacional. Possui o Estádio Municipal de Hóquei em campo e o de futebol, e ainda vários campos multifuncões. Mais recentemente, foi anunciada a criação de uma zona específica para a prática de ténis denominada "Lousada Ténis Atlântico". Terá 19 courts: sete em pó de tijolo, sete sintéticos, dois em relva sintética e três em padel. Este projecto é apoiado pela Federação Portuguesa de Ténis e a Real Federação Espanhola de Ténis.[8]

Lousada é também sede nacional de Jissen Karaté, localizada na Academia Daitoshin. Esta organização já possui várias presenças em provas internacionais, tendo inclusive conquistado vários títulos europeus da modalidade nas mais variadas categorias. Alguns dos seus atletas garantiram lugar no Mundial de 2008 de Byakuren Karate (Full contact karate), que se realizou em Osaka, Japão.[9] tendo conquistado um brilhante segundo lugar na categoria de Pesados (Open). No seu palmarés mais recente a Academia Daitoshin conta, no momento, com os títulos de Campeão Europeu Byakuren Karate e com o título de Vice Campeão Mundial de Byakuren Karate.

Lista de instituições desportivas[editar | editar código-fonte]

De seguida é apresentada uma lista incompleta de todas as instituições desportivas do concelho de Lousada:

Demografia[editar | editar código-fonte]

População do concelho de Lousada (1801 – 2011)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2011
4 412 10 550 16 539 19 436 27 947 37 904 42 502 44 712 48 225

O concelho de Lousada tem uma população muito jovem, sendo mesmo o mais jovem concelho de Portugal e um dos mais jovens a nível Europeu.[8] É também o segundo concelho com um índice populacional mais elevado, tendo em conta o último recenseamento nacional.

A sua população total tem vindo a aumentar significativamente ao longo dos tempos, tendo em 2011 uma população de 47 387 habitantes. De acordo com o INE, houve um crescimento populacional de 18% no concelho de Lousada, entre 1981 e 2001, passando de 37 904 para 44 712 habitantes. A sua densidade populacional, em 2008, era de 497 hab./km².

Educação[editar | editar código-fonte]

Tem-se assistido nas últimas décadas a um esforço cada vez mais significativo no sentido de combater o analfabetismo no concelho. Tal como no resto do país, os resultados são animadores, tendo a taxa de analfabetismo na População residente com 10 ou mais anos de idade reduzido, entre 1991 e 2001, de 10,60% para 8,50%. Assim, em valores absolutos, residiam em Lousada, em 2001, 3 206 pessoas analfabetas.[10]

Em Maio de 2007, foram divulgados dados relativos à situação escolar no concelho, e os resultados são animadores. Os casos de abandono escolar foram reduzidos em cerca de 51%, desde que foi introduzido no ano lectivo 2005/06 o Plano de Intervenção Educacional (PIEML) nas escolas do 1º Ciclo.[11] Este facto ganha ainda mais importância se se referir que Lousada ocupava, há 18 anos, o 2º lugar no ranking do abandono escolar. Uma das medidas que mais contribuíu para a inversão desta tendência foi a aposta no pré-escolar, que já cobre todo o concelho.

Os últimos dados 2010 referem que o concelho de Lousada tem uma taxa de abandono escolar de 0,07%, sendo um dos concelhos do país com maior sucesso a este nível. Passando de taxas de abandono demasiado altas em 1989 até valores residuais em 2010 (quase nulos).

O PIEML abrange cinco agrupamentos de escolas do concelho, envolvendo um total de 1412 alunos. Para o pôr em prática, a autarquia contratou dezenas de professores, a quem lhes foi dada a tarefa de, após o período normal de aulas, desenvolvimento de sete actividades: iniciação ao inglês, expressão musical, expressão físico-motora, natação, tecnologias de informação, sala de estudo e jogos lúdicos.[12]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Lousada é actualmente sede de uma companhia de teatro, a Jangada Teatro. Esta tem vindo a aumentar a sua actividade nos últimos tempos, organizando alguns espectáculos no concelho e participando também em festivais noutras zonas do país.[13]

Anualmente, são organizados diversos festivais em vários pontos do concelho. Entre os mais importantes, destaca-se o Festival de Artes do Espectáculo de Lousada (FOLIA), que em 2007 tem a sua 7ª edição.´

A Associação de Cultura Musical de Lousada ( Banda de Lousada, Fundada em 1855 ) é um marco muito importante e o mais antigo do concelho. Com o seu alto valor e qualidade musical, abrilhantou milhares de grandes festividades na região, Minho e Trás-os-Montes, sendo de destacar que a sua presença num Festival de Bandas Civis, realizado na Alemanha, a Banda de Lousada trouxe o 1º Lugar.

Muito mais hána história da Banda de Lousada, que poderá ser consultado, na sedes da Associação Musica de Lousada, implantada no recente " Conservatório da Música do Val do Sousa " que na realidade é mais uma criação que nasceu da Banda de Lousada, assim como o CAL ( Clube Automóvel de Lousada ).

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Os principais pratos característicos do concelho de Lousada são à base de produtos animais, como a carne. Entre os mais conhecidos, destacam-se o carneiro ou cabrito assado e o arroz de forno. O cozido à portuguesa é geralmente o prato usado em festas e acontecimentos especiais, sendo usado em em qualquer época do ano. São também de destacar os rojões, o sarrabulho, a sopa seca e o basulaque.

Na doçaria, os bolinhos de amor e os rosquilhos são os doces mais famosos.

Património[editar | editar código-fonte]

Lousada possui um património diverso espalhado por todo o concelho. Alguns dos edifícios foram inclusive incluídos no projecto regional Rota do Românico do Vale do Sousa, criado em 2003, com o objectivo de permitir uma maior visibilidade ao património da região.[14]

As construções mais emblemáticas do concelho são as seguintes:

Festas e romarias[editar | editar código-fonte]

Andor Grande nas Festas da Nossa Senhora da Aparecida.

Lousada é por tradição terra de romarias e festas, especialmente na época de Verão, quando se realizam várias um pouco por todo o concelho. Das diversas romarias, realçam-se a realizada em honra ao Senhor dos Aflitos, de Lousada, e a da Nossa Senhora da Aparecida, em Torno.

Senhor dos Aflitos[editar | editar código-fonte]

As Festas do Senhor dos Aflitos são as Festas Grandes do concelho, que se realiza no último fim de semana de Julho. Caracterizam-se pelos tradicionais Zés-pereiras, gigantones, arrais e um cortejo que anima os festejos. A procissão com Cristo crucificado é o ponto alto desta romaria.

Um dos costumes tradicionais desta festa é a “vaca de fogo”, que representa um bovino corpulento puxado por populares. Dentro da vaca de madeira, vai uma pessoa que lança “bichas de rabiar” provocando cenas hilariantes.

Calendário de festividades[editar | editar código-fonte]

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Instituto Geográfico Português, Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), versão 2013 (ficheiro Excel zipado). Acedido a 28/11/2013.
  2. INE (2012) – "Censos 2011 (Dados Definitivos)", "Quadros de apuramento por freguesia" (tabelas anexas ao documento: separador "Q101_NORTE"). Acedido a 27/07/2013.
  3. Diário da República, Reorganização administrativa do território das freguesias, Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, Anexo I. Acedido a 19/07/2013.
  4. Demografia do Vale do Sousa
  5. História de Lousada em valedosousa.pt
  6. Lousada nos Jogos Internacionais da Juventude
  7. Peso das indústrias no Vale do Sousa
  8. a b Complexo Ténis da Lousada: Lançamento da Primeira Pedra
  9. Jissen Karaté de Lousada em grande estilo no Europeu
  10. Analfabetismo em Lousada
  11. "Lousada é um exemplo a nível nacional"
  12. Abandono escolar reduzido a metade
  13. Festival do Eixo Atlântico junta 9 companhias nacionais e 2 espanholas
  14. Rota do Românico no Vale do Sousa
  15. O "andor grande"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lousada
Geral
Câmara Municipal de Lousada, Lousada Digital, Lousada na ANMP
Desporto e lazer
Clube Automóvel de Lousada, ADL Hóquei em campo, Lousada Académico Clube (Basquetebol)
Cultura
Associação de Cultura Musical de Lousada
Rancho Folclórico S. Pedro de Caíde de Rei
Educação
Escola Secundária de Lousada
Comunicação social
Vale do Sousa TV, Jornal de Lousada, Jornal Aberto, Tâmega Online / Tâmega Jornal
Saúde
Centro de Saúde de Lousada
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lousada