Cozido à portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cozido à portuguesa tradicional e seus acompanhamentos de arroz e feijão

Cozido à portuguesa é um prato tradicional português. Trata-se de uma iguaria composta por uma miríade de vegetais, carnes e enchidos cozidos.

No que diz respeito aos vegetais, podem ser cozidos feijões, batatas, cenouras, nabos, couves e arroz. Nas carnes, é possível ter o frango, entrecosto de porco, entremeada de porco, orelha de porco, chispe de porco e carne de bovino de diversas partes. Nos enchidos, são típicos o chouriço de carne, a farinheira, a morcela e o chouriço de sangue. Todos estes ingredientes compõem um prato muito forte, ideal para o tempo frio do Inverno.

A forma de preparar e a combinação de ingredientes variam um pouco de região para região, apesar de ser um prato que é possível encontrar por todo o Portugal. Canal Caveira é um exemplo de uma localidade da região do Alentejo que tem como tradição a preparação do cozido à portuguesa, apresentando diversos restaurantes à beira da estrada onde é possível apreciá-lo.[1]

A sopa do cozido[editar | editar código-fonte]

Sopa do cozido

É comum aproveitar o caldo resultante da cozedura das carnes para preparar a chamada sopa do cozido. Ao caldo, pode ser adicionado pão[2] , arroz[3] ou massinha e feijão branco[4] , de forma a completar a sopa, assim como um pouco de hortelã.[2] Os ingredientes da sopa variam de região para região.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cozido à portuguesa