Campo de Besteiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Campo de Besteiros  
—  Freguesia  —
Vista parcial
Vista parcial
Campo de Besteiros está localizado em: Portugal Continental
Campo de Besteiros
Localização de Campo de Besteiros em Portugal
40° 33' N 08° 08' O
País  Portugal
Concelho TND1.png Tondela
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 7,90 km²
População (2011)
 - Total 1 474
    • Densidade 186,6/km2 
Código postal 3465 Campo de Besteiros
Orago Santa Eulália
Sítio http://campodebesteiros.no.sapo.pt

Campo de Besteiros é uma freguesia portuguesa do concelho de Tondela, com 7,90 km² de área e 1 474 habitantes (2011). Densidade: 186,6 hab/km².

Documentos medievais referem-se à localidade por parrochia de santa Ovaya in termino de Balistariis, vindo depois o nome de Santa Ovaya a sofrer evolução fonética para Santa Eulália. Integrou até 1836 o município de Besteiros, entretanto extinto. Em 4 de Fevereiro de 1929 foi elevada à categoria de vila.

Embora com população relativamente diminuta (durante todo o século XX oscilou pelos 1200-1300 habitantes), a sua localização no cruzamento de estradas relevantes a nível regional sempre lhe conferiu uma especial importância.

Uma das aldeias a visitar é a Ribeira, pequena aldeia com cerca de uma centena de habitantes, cruzada pelo rio Criz e onde se pode visitar a capela de S. Brás.

Património[editar | editar código-fonte]

  • Capela de Nossa Senhora do Campo - Está classificada como imóvel de interesse público. É formada por dois corpos distintos e não tem torre sineira. Na fachada principal, a porta é rematada por um frontão triangular, que contém uma lápide com a data da reconstrução (1616). De entre as obras de arte que decoram a capela, destacam-se várias pinturas em madeira e a imagem de Nossa Senhora da Natividade em calcário policromado (século XVI).
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.