Carefree (1938)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carefree
Quero Sonhar Contigo (PT)
Dance Comigo (BR)
 Estados Unidos
1938 • p&b • 83 min 
Direção Mark Sandrich
Produção Pandro S. Berman
Elenco Fred Astaire
Ginger Rogers
Ralph Bellamy
Luella Gear
Gênero comédia musical
Idioma inglês
Distribuição RKO
Página no IMDb (em inglês)
Walter Kingsford começou no teatro londrino antes de transferir-se para Hollywood. Ator característico, geralmente interpretava nobres, médicos e autoridades em geral. Faleceu em 1958, quando já se dedicava mais à televisão.

Carefree (Dance Comigo (título no Brasil) ou Quero Sonhar Contigo (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1938, do gênero comédia musical, dirigido por Mark Sandrich e estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers.

A produção[editar | editar código-fonte]

A essa altura, os filmes da dupla haviam caído numa fórmula repetitiva, e Carefree é uma tentativa de fazer algo diferente: além de abordar um tema menos leve, como a psicanálise, há no filme mais comédia que música, a ênfase se desloca de Astaire para Ginger, e os subúrbios substituem a cidade.[1]

Entre os números coreográficos, o destaque é aquele em que Astaire combina seus passos de dança com tacos de golfe.[1] [2]

Irving Berlin assina cinco canções, entre elas I Used to Be Color Blind, The Yam e Change Partners. Esta última recebeu uma indicação ao Oscar, assim como a trilha sonora, composta por Victor Baravalle, e a direção de arte.

Apesar de ter rendido $1,731,000, quantia respeitável para a época, o filme deu um prejuízo de $68,000,[2] o que levou a direção da RKO a concluir que a dupla Astaire-Rogers já não era mais garantia de lucro certo, como antes. Eles fariam apenas mais um filme no estúdio, The Story of Vernon and Irene Castle (1939), que também fracassou. Mas voltariam a se encontrar ainda uma vez, em The Barkleys of Broadway (1949), da MGM.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O psicanalista Tony Flagg aceita analisar a jovem Amanda Cooper, para ver se descobre porque ela rompeu o noivado com Stephen Arden três vezes. Amanda acaba por se apaixonar por ele, forçando-o a hipnotizá-la para incutir em seu subconsciente a ideia de que ela o odeia e ama Stephen. Porém, quando descobre que também foi fisgado por ela, Tony terá de desfazer tudo...[2]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Situação
Oscar Melhor Direção de Arte
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original
Indicado
Indicado
Indicado

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Fred Astaire Tony Flagg
Ginger Rogers Amanda Cooper
Ralph Bellamy Stephen Arden
Luella Gear Tia Cora
Jack Carson Connors
Clarence Kolb Juiz Travers
Franklin Pangborn Roland Hunter
Walter Kingsford Doutor Powers
Kay Sutton Senhorita Adams

Referências

  1. a b BUTLER, Craig. Carefree Rovi. Página visitada em 01 de setembro de 2012.
  2. a b c JEWELL, Richard B. e HARBIN, Vernon, The RKO Story, terceira impressão, Londres: Octopus Books, 1984 (em inglês)

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • JEWELL, Richard B. e HARBIN, Vernon, The RKO Story, terceira impressão, Londres: Octopus Books, 1984 (em inglês)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]