Carlo Goldoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlo Goldoni

Carlo Goldoni (Veneza, 25 de fevereiro de 1707Paris, 6 de fevereiro de 1793) foi um dramaturgo italiano. É considerado um dos maiores autores europeus de teatro e um dos escritores italianos mais conhecidos fora da Itália. Provavelmente, suas obras, junto com as de Pirandello, constituem o principal veículo de difusão da arte dramatúrgica italiana através do mundo. Muito conhecido pela difusão da commedia dell'arte.


Biografia[editar | editar código-fonte]

A juventude[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Goldoni nasceu em Veneza em 1707, numa família burguesa, que acabou passando por dificuldades financeiras devido aos gastos de seu avô paterno. Seu pai, dedicando-se à medicina, se estabeleceu em Perugia, onde Goldoni iniciou seus estudos e leu a primeira ópera cômica.

Os estudos[editar | editar código-fonte]

Transfere-se para Rimini, a fim de estudar filosofia, mas acabou abandonando o estudo, tanto por saudades de sua mãe quanto para seguir até Chioggia com uma companhia de comediantes. Daí seu pai o mandou a Pádua e depois a Pavia, para o colégio Ghislieri (1723-1725), onde fez o curso de jurisprudência, mas precisou deixar a cidade depois da encenação de uma peça que falava sobre as moças daquele lugar. A obra suscitou a ira de algumas famílias de Pavia, e Goldoni foi expulso do colégio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Carlo Goldoni
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Carlo Goldoni
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.