Catedral Metropolitana do Divino Espírito Santo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Catedral Metropolitana de Palmas
Catedral Metropolitana do Divino Espírito Santo
Fachada da atual Catedral Metropolitana
Estilo dominante Contemporâneo
Início da construção 2007
Fim da construção 2011
Diocese Palmas
Sacerdote Pedro Brito Guimarães
Website [1]
Geografia
País  Brasil
Cidade Palmas
Coordenadas 10° 11' 10" S 48° 19' 56" O

A Catedral Metropolitana de Palmas é a sede da Provincia Eclesiástica tocantinense,a Arquidiocese de Palmas. A história da Catedral do Divino Espírito Santo se confunde com o início da cidade de Palmas-TO. No projeto do Plano Diretor da cidade já havia a previsão para construir a Catedral Metropolitana de Palmas no coração da nova capital, a Praça dos Girassóis, que concentra a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A antiga devoção do povo tocantinense ao Divino Espírito Santo no interior do estado, através das Folias do Divino, foi a motivação para dar o nome da terceira pessoa da Santíssima Trindade à Catedral da cidade.

Ao longo do tempo, o projeto inicial da Catedral foi modificado, pois já não atendia às necessidades da Arquidiocese, que havia crescido muito desde o começo do planejamento do novo prédio. Assim, foi encomendado um novo projeto, feito por um arquiteto mestre em espaço litúrgico da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) para redesenhar a Catedral, otimizando os espaços e adaptando às novas demandas de público. Em novembro de 2015, a obra é retomada e segue até o seu término.

Com capacidade de receber um público de mais de 800 pessoas sentadas, a Nova Catedral Metropolitana de Palmas terá tudo o que há de mais moderno em conceito de acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais e em conforto para os fiéis. Em quase 6 mil m² de área construída, o prédio vai abrigar toda a sede administrativa da Arquidiocese (Cúria Metropolitana) além do Salão Paroquial, Salas de Catequese e um Auditório.

A sede atual da Catedral não faz parte do projeto arquitetônico e será demolida, e nessa área será construída a Capela onde serão realizadas as Missas Feriais e Batismos, mas os materiais podem ser reaproveitados para construção de uma nova paróquia da cidade. “Toda diocese possui uma catedral, que é sinal de união dos fiéis católicos com seu bispo. O novo prédio, por estar situado na Praça dos Girassóis, exige uma arquitetura moderna e a altura das outras obras da praça. Juntos somos a Igreja. Vamos construir a tão esperada Catedral de Palmas?, relata o Pároco da igreja, Pe. Eduardo Zanom.[1]


Referências