Catedral de Cristo Salvador (Borki)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Catedral de Cristo Salvador
Храм Христа Спасителя
Catedral de Cristo Salvador (Borki)
Catedral de Cristo Salvador.
Arquiteto Robert Robertovich Marfeld
Início da construção 1891
Fim da construção 1894
Religião Igreja Ortodoxa Russa
Geografia
País  Ucrânia
Cidade Borki, Oblast de Carcóvia
Coordenadas 49° 41' 14" N 36° 07' 38" E

A Catedral de Cristo Salvador (em russo: Храм Христа Спасителя) foi uma igreja ortodoxa russa em Borki, uma vila da província de Carcóvia, na Ucrânia.

História[editar | editar código-fonte]

Em 29 de outubro de 1888, um trem em que a Família Imperial da Rússia estava sendo transportada descarrilou. Embora tenha havido muitos mortos e feridos, milagrosamente nenhum membro da família imperial ficou ferido. No Império Russo, a salvação da família imperial foi interpretada como um julgamento de Deus sobre a legitimidade do governo do czar Alexandre III da Rússia sobre o Império. Se calcula que foram construídas mais de 120 igrejas para expressar gratidão pela salvação.

A igreja foi projetada pelo arquiteto Robert Robertovich Marfeld (1852-1921). A consagração da igreja contou com a presença, dentre outros, da Imperatriz Maria Feodorovna e do Czarevich Nicolau. O edifício, construído em estilo russo-bizantino, era cercado em três lados por uma galeria coberta e coroada por uma grande cúpula dourada. Havia espaço para 1.400 fiéis. A igreja serviu de modelo para muitas outras igrejas, incluindo a Igreja da Epifania, em São Petersburgo, na Rússia, e a Catedral de Santa Sofia, em Harbin, na China.

Destruição[editar | editar código-fonte]

Após a Revolução de Outubro, a igreja foi fechada e transformada em um repositório de substâncias tóxicas.[1] Durante a Segunda Guerra Mundial, um incêndio atingiu a igreja, destruindo a cúpula dourada. No final da guerra, a igreja acabou explodindo. Alguns mosaicos sobreviveram à destruição. A 60 metros do local da catedral, ainda existe uma capela, restaurada no início dos anos 2000.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]