Ceyhan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Turquia Ceyhan  
—  Distrito (ilçe)  —
Localização de Ceyhan na província de Adana
Localização de Ceyhan na província de Adana
Ceyhan está localizado em: Turquia
Ceyhan
Localização de Ceyhan na Turquia
37° 02' N 35° 49' E
Região Mediterrâneo
Província Adana
Administração
 - Governador (kaymakam) Gürbüz Karakaş
 - Prefeito (belediye başkanı) Hüseyin Sözlü (MHP)
Área [1]
 - Distrito (ilçe) 1 444 km²
Altitude 30 m (98 pés)
População (2010)[2]
 - Distrito (ilçe) 158 729
    • Densidade 109,92/km2 
 - Urbana 105 879
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)
Código postal 01960
Prefixo telefónico 322
Sítio Governo distrital: www.ceyhan.gov.tr
Prefeitura: www.ceyhan.bel.tr

Ceyhan é uma cidade e distrito do sudeste da Turquia, situada na província de Adana e Região do Mediterrâneo. A área do distrito é de 1 444 km². Em 2010 tinha 158 729 habitantes (105 879 na área urbana). É a segunda cidade mais populosa da província, a seguir à capital, Adana.

Ceyhan é um importante centro de transporte para o petróleo e gás natural produzido no Médio Oriente, Ásia Central e Rússia.

O distrito situa-se na foz do rio Ceyhan, do qual tomou o nome, no centro da região de Çukurova (antiga Cilícia), 43 km a leste de Adana. O rio Ceyhan está represado em Aslantaş para controlar as cheias e irrigar a bacia em volta de Ceyhan.

Terminais petrolíferos[editar | editar código-fonte]

O porto marítimo de Ceyhan é o término do Oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC), o qual transporta crude desde o Mar Cáspio atravessando o Azerbaijão e a Geórgia, e entrando na Turquia por nordeste. O oleoduto foir terminado em maio de 2005. O terminal tem sete depósitos, um cais com capcidade para carregar simultaneamente dois petroleiros de até 300 000 toneladas de porte uma estação de tratamento de águas residuais e instalações de incineração a vapor (burn-off).

O Terminal de Ceyhan é igualmente o destino do Oleoduto Kirkuk–Ceyhan e do futuro Oleoduto Samsun–Ceyhan. No futuro, Ceyhan será também o término do gasoduto de gás natural em projeto paralelo ao Oleoduto Kirkuk–Ceyhan e da extensão planeada entre Samsun e Ceyhan do Blue Stream, o qual transporta gás natural desde a Rússia para a Turquia através do Mar Negro.

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]

  • Caravançarai de Kurtkulağı — construído em 1659 por Deli Hüseyin Paşa e pelo arquiteto Mehmed Ağa.
  • Yılankale (castelo das serpentes) — um dos castelos do Reino Arménio da Cilícia, construído numa rochedo íngreme no século XII, durante as Cruzadas, para controlar a planície de Çukurova e as rotas comerciais para oriente.
  • Tumlu Kale or Dumlukale — outro castelo

Cidades gémeas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Ceyhan», especificamente desta versão.

Referências

  1. Districts of Turkey (em inglês) www.statoids.com Administrative Divisions of Countries ("Statoids") (2 de fevereiro de 2008). Visitado em 26 de maio de 2010. Cópia arquivada em 26 de maio de 2010.
  2. Address based population registration system (ABPRS) database (2009) (em inglês) www.tuik.gov.tr TURKSTAT.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ceyhan