Adana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Adana
Seyhan, Antioquia na Cilícia, Erdene, Ezene, Batana, Uru Adaniya
 
—  Área metropolitana (büyükşehir)  —
De cima para baixo e da esquerda para a direita: 1) Viaduto de Varda; 2) Çukurova, Adana; 3) Taşköprü;  4) Estação de Adana; 5)  Dilberler Sekisi; 6) Sabancı Merkez Mesquita.
De cima para baixo e da esquerda para a direita: 1) Viaduto de Varda; 2) Çukurova, Adana; 3) Taşköprü; 4) Estação de Adana; 5)  Dilberler Sekisi; 6) Sabancı Merkez Mesquita.
Mapa dos distritos da província de Adana
Mapa dos distritos da província de Adana
Adana está localizado em: Turquia
Adana
Localização de Adana na Turquia
37° 1' N 35° 18' E
Região Mediterrâneo
Província Adana
Administração
 - Governador (vali) Hüseyın Avnı Coş [1]
 - Prefeito (belediye başkanı) Zıhnı Aldirmaz (2009, MHP) [2]
Altitude 40 m (131 pés)
População (2012)[3]
 - Total 1 636 229
Código postal 01000
Prefixo telefónico 322
Sítio Governo distrital: www.adana.gov.tr
Prefeitura: www.adana.bel.tr

Adana é uma cidade e área metropolitana (em turco: büyükşehir belediyesi) do sul da Turquia. É a capital da província homónima e faz parte da Região do Mediterrâneo.

Em 2012, a população da área metropolitana era 1 636 229 habitantes, o que faz dela a quinta cidade mais populosa da Turquia, a seguir a Istambul, Ancara, Esmirna e Bursa.[3] O distrito (em turco: ilçe) de Seyhan, geralmente considerado a cidade propriamente dita de Adana, tem 502 km² de área[4] e em 2012 a sua população era de 764 714 habitantes (densidade: 1 523,3 hab./km²).[5]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

De acordo com numerosas fontes, o nome de Adana deriva de Uru Adaniya ou Uru Adaniyya, cidade portuária do reino pré-hitita de Kizzuwatna (2º milénio a.C., Kodes nas fontes egípcias), embora alguns autores o relacionem com as figuras mitológicas gregas Dánao e com os danaoi, uma tribo mitológica grega originária do Egito. Homero refere-se à cidade com o nome atual. No período helenístico, era conhecida como Antioquia na Cilícia (em grego: Ἀντιόχεια τῆς Κιλικίας) ou Antioquia no Saros (Ἀντιόχεια ἡ πρὸς Σάρον, Antiochia ad Sarum) — Saros é o nome clássico do rio Seyhan, que banha a cidade.

Outros nomes históricos são: Adanos, Ta Adana, Erdene, Edene, Ezene, Batana, Atana, Azana e Addane.

Descrição[editar | editar código-fonte]

De origem hitita, a cidade foi colonizada pelos romanos em 66 a.C. Conserva as ruínas de um castelo fundado pelo califa abássida Harun-al-Raschid, no ano de 782.[carece de fontes?]

A principal atividade económica são fábricas de algodão e comércio de lãs, algodão, milho e sésamo.

Na culinária da cidade, destaca-se o Adana kebap, uma espetada de carne picada picante que é famosa em toda a Turquia.[6] [7]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Adana İlı (em turco). yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 18 de maio de 2013.
  2. Adana Beledıyesı (em turco). www.yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 18 de maio de 2013.
  3. a b Büyüksehir belediyeleri ve bagli belediyelerin nüfuslari (em turco). TURKSTAT. rapor.tuik.gov.tr. Página visitada em 18 de maio de 2013.
  4. Districts of Turkey (em inglês). www.statoids.com. Administrative Divisions of Countries ("Statoids") (2 de fevereiro de 2008). Arquivado do original em 26 de maio de 2010. Página visitada em 18 de maio de 2013.
  5. Base de dados do sistema de registo de população baseada em moradas (ABPRS) (em turco). www.tuik.gov.tr. Instituto de Estatística da Turquia (TURKSTAT). Página visitada em 18 de maio de 2013.
  6. Adana Kebap (em inglês). adanakebap.com. Página visitada em 18 de maio de 2013.
  7. The Regional 'Food Kitchens' of Turkey (em inglês). www.LearningPracticalTurkish.com. Página visitada em 18 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Adana
  • Adana (em turco). kurumsal.kulturturizm.gov.tr. Portal institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Página visitada em 18 de maio de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.