Niğde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Turquia Niğde
Nahita, Nigdi, Magida
 
—  Distrito (ilçe)  —
Nigde, Turkey 2009-10-16-minamie-3.jpg
Mapa dos distritos da província de Niğde
Mapa dos distritos da província de Niğde
Niğde está localizado em: Turquia
Niğde
Localização de Niğde na Turquia
37° 58' N 34° 41' E
Região Anatólia Central
Província Niğde
Administração
 - Governador (kaymakam) Alım Barut [1]
 - Prefeito (belediye başkanı) Faruk Akdoğan (2009, AKP) [2]
Área [3]
 - Distrito (ilçe) 2 303 km²
Altitude 1 225 m (4 019 pés)
População (2012)[4]
 - Distrito (ilçe) 200 044
    • Densidade 86,86/km2 
 - Urbana 118 186
Código postal 51000
Prefixo telefónico 388
Sítio Governo distrital: www.nigde.gov.tr
Prefeitura: www.nigde.bel.tr

Niğde é uma cidade e distrito (em turco: ilçe) do centro da Turquia. É a capital da província homónima e faz parte da Região da Anatólia Central. O distrito tem 2 303 km² de área e em 2012 a sua população era de 200 044 habitantes (densidade: 86,9 hab./km²), dos quais 118 186 moravam na cidade.[4]

Os Hititas chamaram-lhe Nahita, os Gregos Nigdi e durante o Império Bizantino foi conhecida como Magida. Curiosamente, nigde significa "nenhures" em servo-croata e russo.

Está situada entre o maciço de Melendiz, onde se encontra o Monte Hasan, um estratovulcão extinto a meio caminho entre Niğde e Aksaray, a noroeste, e o maciço de Niğde, a sudeste, onde se situa o Parque Nacional de Aladağlar e onde existem várias minas abandonadas de ferro e antimónio. Atualmente ainda existem diversas pedreiras que exploram mármore de brancura cristalina.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade encontra-se numa região fértil, próxima de várias rotas antigas de comércio, entre as quais se destaca a estrada que ligava Kayseri (antiga Cesareia) às "Portas da Cilícia" (a principal passagem nos Montes Tauro entre o planalto central da Anatólia e as planícies costeiras da Cilícia, situada a norte de Tarso). Entre os antigos habitantes da região encontram-se hititas, assírios, gregos, romanos, bizantinos e, a partir de 1166, turcos. No início do século XIII, durante o Sultanato de Rum, Niğde era uma das maiores cidades da Anatólia. Depois da queda daquele sultanato, Niğde tornou-se independente e, de acordo com Ibn Battuta, caiu em decadência. Só passou a fazer parte do Império Otomano durante o reinado de Mehmed II Fatih (O Conquistador), na segunda metade do século XV.

Mais recentemente a região foi o destino de populações turcas deslocadas da Bulgária e outros países dos Balcãs, que aí foram estabelecidas pelas autoridades turcas nas décadas de 1950 e 1960.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

A Universidade de Niğde abriu em 1996 e tem vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural e social de uma cidade que, apesar de relativamente grande, tinha um ambiente marcadamente rural, servindo principalmente como local onde se encontravam as escolas, lojas e outras estruturas usadas pelas comunidades rurais próximas.

Principais locais de interesse para o visitante[editar | editar código-fonte]

  • Mosteiro bizantino de Gümüşler
  • Antiga cidade de Tiana, cuja existência remonta ao período hitita (2º milénio a.C., onde ainda se podem apreciar os aquedutos e uma piscina romana.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Niğde İlı (em turco). yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 19 de maio de 2013.
  2. Niğde Beledıyesı (em turco). www.yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 19 de maio de 2013.
  3. Districts of Turkey (em inglês). www.statoids.com. Administrative Divisions of Countries ("Statoids") (2 de fevereiro de 2008). Página visitada em 19 de maio de 2013. Cópia arquivada em 26 de maio de 2010.
  4. a b Base de dados do sistema de registo de população baseada em moradas (ABPRS) (em turco). www.tuik.gov.tr. Instituto de Estatística da Turquia (TURKSTAT). Página visitada em 19 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Niğde
  • Niğde (em turco). kurumsal.kulturturizm.gov.tr. Portal institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Página visitada em 19 de maio de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.