Elazığ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Elazığ
Harput, Kharput, Chárpete, Mamurat al-Aziz
 
—  Distrito (ilçe)  —
Elazig-Bopal-cropped.jpg
Mapa dos distritos da província de Elazığ
Mapa dos distritos da província de Elazığ
Elazığ está localizado em: Turquia
Elazığ
Localização de Elazığ na Turquia
38° 40' N 39° 13' E
Região Anatólia Oriental
Província Elazığ
Administração
 - Governador (kaymakam) Muammer Erol [1]
 - Prefeito (belediye başkanı) Mehmet Süleyman Selmanoğlu (2009, AKP) [2]
Área [3]
 - Distrito (ilçe) 2 211 km²
Altitude 1 060 m (3 478 pés)
População (2012)[4]
 - Distrito (ilçe) 406 300
    • Densidade 183,76/km2 
 - Urbana 347 857
Código postal 23000
Prefixo telefónico 424
Sítio Governo distrital: www.elazig.gov.tr
Prefeitura: www.elazig.bel.tr

Elazığ é uma cidade e distrito (em turco: ilçe) do leste da Turquia. É a capital da província homónima e faz parte da Região da Anatólia Oriental. O distrito tem 2 211 km² de área e em 2012 a sua população era de 406 300 habitantes (densidade: 183,8 hab./km²), dos quais 347 857 moravam na cidade.[4]

A cidade situa-se numa planície a uma altitude de cerca de 1060 metros acima do nível do mar, e ocupa o local do que os habitantes da região que falam turco, curdo ou zaza costumavam chamar Mezra ou Mezre, que significa "vilarejo" em árabe, referindo-se ao estado anterior praticamente inabitado da área urbana atual.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nomes mais antigos da povoação, fundada pelos Hurritas ca. 2 000 a.C., correspondem à da cidadela construída por reis arménios a cinco quilómetros da cidade moderna — Chartabirta (Խարբերդ; Kh'arberd em arménio ocidental e Xarberd em arménio oriental, nomes que ainda hoje são usados nessas línguas), Kharput ou Harput. Pode ter sido a Carcatio-certa ou Carcatiocerta da província de Sofena do antigo reino da Arménia, mencionada pelo general romano Córbulo (7–67 d.C.).

Os Romanos chamaram-lhe Ziata Castelo (Ziata Castellum) e os bizantinos Chárpete ou Xárpete (em grego: Χάρπετε). Os primeiros geógrafos muçulmanos conheciam-na como Ḥiṣn Ziyād.

Durante o reinado do sultão otomano Abdülaziz, o então governador Reşid Mehmed Paxá (Kütahı) iniciou a expansão do arrabalde de Mezre, situado na planície abaixo da cidadela de Kharput. Em 1866, por ocasião do quinto aniversário da subida ao trono de Abdülaziz, a nova cidade foi batizada Mamuret ül-Aziz (ou Mamuretülaziz ou Mamurat al-Aziz; em turco otomano: معمورة العزيز; transl.: Ma'mūrat al-'Aziz, "tornada próspera por Aziz"). Com o passar do tempo, a cidade passou a ser conhecida como Elâzîz, por ser mais fácil de pronunciar. Em 17 de novembro de 1937 o presidente da república Mustafa Kemal Atatürk mudou o nome para Elazık, mas devido a este nome ser de pronúncia difícil em turco, o governo mudou novamente o nome para o atual, Elazığ, que por vezes também é escrito Elâzığ.

O nome da cidade em curdo é (Elezîz ou Xarpêt) e em siríaco Kharpūṭ ou Ḥarfūṭ (ܟܪܦܘܬ).

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Elazığ İlı (em turco). yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 21 de maio de 2013.
  2. Elazığ Beledıyesı (em turco). www.yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 21 de maio de 2013.
  3. Districts of Turkey (em inglês). www.statoids.com. Administrative Divisions of Countries ("Statoids") (2 de fevereiro de 2008). Página visitada em 21 de maio de 2013. Cópia arquivada em 26 de maio de 2010.
  4. a b Base de dados do sistema de registo de população baseada em moradas (ABPRS) (em turco). www.tuik.gov.tr. Instituto de Estatística da Turquia (TURKSTAT). Página visitada em 21 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Elazığ
  • Elazığ (em turco). kurumsal.kulturturizm.gov.tr. Portal institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Página visitada em 21 de maio de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.