Şanlıurfa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Şanlıurfa
Urfa, Edessa, Urhai, Riha
 
—  Distrito (ilçe)  —
Şanlıurfa skyline.jpg
Mapa dos distritos da província de Şanlıurfa
Mapa dos distritos da província de Şanlıurfa
Şanlıurfa está localizado em: Turquia
Şanlıurfa
Localização de Şanlıurfa na Turquia
37° 09' N 38° 47' E
Região Sudeste da Anatólia
Província Şanlıurfa
Administração
 - Governador (kaymakam) Celalettın Güvenç [1]
 - Prefeito (belediye başkanı) Ahmet Eşref Fakibaba (2009, AKP) [2]
Área [3]
 - Distrito (ilçe) 3 669 km²
Altitude 500 m (1 640 pés)
População (2012)[4]
 - Distrito (ilçe) 788 956
    • Densidade 215,03/km2 
 - Urbana 526 247
Código postal 63000
Prefixo telefónico 414
Sítio Governo distrital: www.sanliurfa.gov.tr
Prefeitura: www.sanliurfa.bel.tr

Şanlıurfa, frequentemente chamada simplesmente Urfa, é uma cidade e distrito (em turco: ilçe) do sudeste da Turquia. É a capital da província homónima e faz parte da Região do Sudeste da Anatólia. O distrito tem 3 669 km² de área e em 2012 a sua população era de 788 956 habitantes (densidade: 215 hab./km²), dos quais 526 247 moravam na cidade.[4]

A cidade faz parte da região histórica da Alta Mesopotâmia, na Antiguidade parte da chamada Síria. O rio Eufrates passa a pouco mais de 50 km a norte, noroeste e oeste de Şanlıurfa.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A cidade foi e é conhecida por vários nomes — Or'ha (Ուռհա) em arménio, Urhai ou Urhoy (ܐܘܪܗܝ) em siríaco, Ar-Ruhā (ره, الرها) em árabe e Orra (Ορρα) ou Orroa (Ορροα) em grego. Na Antiguidade clássica foi conhecida sobretudo como Edessa (em grego: Έδεσσα), um nome dado pelos Selêucidas que foi comum até ao período otomano.

Durante algum tempo chamou-se Callirroa, Callirrhoe ou Antioquia no Callirhoe (em grego clássico: Αντιόχεια η επί Καλλιρρόης), nome atribuído pelo rei selêucida Antíoco IV Epifânio (r. 175–164 a.C.). A colónia romana ali fundada teve o nome de Colonia Aurelia Antonia Opellia Macriana e posteriormente Alexandria, embora o nome de Edessa tivesse sempre perdurado. Durante o período bizantino foi também chamada Justinópolis (Ιουστινούυπολη), um nome partilhado com Anazarbo, na Cilícia, situada cerca de 350 km a ocidente.

O nome oficial atual, atribuído pela Grande Assembleia Nacional da Turquia em 1984 como forma de reconhecimento da resistência local durante a guerra de independência turca (1919–1923), significa "Urfa, a Gloriosa — o nome é composto por şanlı, derivado do árabe shan (شأن; "dignidade") mais o sufixo turco -lı é traduzido por "grande, glorioso ou dignificado". O novo nome era há muito reclamado pelos membros locais do parlamento, que desejavam um título similar aos atribuídos às cidades vizinhas de Gazi ("veterana") Antep e Kahraman ("heróica") Maraş.

Referências

  1. Şanlıurfa İlı (em turco). yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 22 de maio de 2013.
  2. Şanlıurfa Beledıyesı (em turco). www.yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 22 de maio de 2013.
  3. Districts of Turkey (em inglês). www.statoids.com. Administrative Divisions of Countries ("Statoids") (2 de fevereiro de 2008). Página visitada em 22 de maio de 2013. Cópia arquivada em 26 de maio de 2010.
  4. a b Base de dados do sistema de registo de população baseada em moradas (ABPRS) (em turco). www.tuik.gov.tr. Instituto de Estatística da Turquia (TURKSTAT). Página visitada em 22 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Şanlıurfa
  • Şanlıurfa (em turco). kurumsal.kulturturizm.gov.tr. Portal institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Página visitada em 22 de maio de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.