Nevexequir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nevşehir)
Turquia Nevequexir

Muşkara

 
  Distrito (ilçe)  
Vista panorâmica da cidade de Nevşehir
Vista panorâmica da cidade de Nevşehir
Vista panorâmica da cidade de Nevşehir
Localização
Localização da província e cidade de Nevşehir na Turquia
Localização da província e cidade de Nevşehir na Turquia
Localização da província e cidade de Nevşehir na Turquia
Mapa da Província de Nevşehir
Mapa da Província de Nevşehir
Mapa da Província de Nevşehir
Coordenadas 38° 37' N 34° 43' E
País Turquia
Região Anatólia Central
Província Nevşehir
Características geográficas
Área total 535 km²
População total (2009) [1][2] 117 327 hab.
 • População urbana 84 631
Densidade 219,3 hab./km²
Altitude 1 224 m
Código postal 50000
Prefixo telefónico 0384
Sítio Governo distrital: www.nevsehir.gov.tr
Prefeitura: www.nevsehir.bel.tr

Nevexequir (em turco: Nevşehir),[3] anteriormente chamada Muşkara, é uma cidade da Turquia situada na região histórica e turística da Capadócia, na região administrativa da Anatólia Central. É capital do distrito (em turco: ilçeler) e província homônima. De acordo com o censo de 2009, a população do distrito era de 117 327, dos quais 84 631 moravam na cidade de Nevexequir.[1][2] A cidade encontra-se a uma altitude de 1 224 m e a 290 km a sul da capital Ancara.

Alguns historiadores sugerem que Nevexequir pode ser a sucessora da antiga cidade de Níssa (em grego clássico: Νύσσα; romaniz.:Nýssa), sede da diocese onde o eminente teólogo e Padre da Igreja Gregório de Níssa foi bispo, uma hipótese a que os acadêmicos modernos não dão muito crédito.[4][5]

História[editar | editar código-fonte]

Surge como pequena colônia hitita nos declives do monte Kahveci, vale do rio Hális ou Quizil Irmaque (em turco: Kızılırmak). Por volta do século VIII a.C., a região é dominada pelo Império Assírio, depois pelos Medos e, em seguida, pelos persas aquemênidas, durante o reinado do imperador Ciro, o Grande, em 546 a.C. Em 333 a.C., Alexandre, o Grande, derrota os persas. Depois de sua morte, a Capadócia cai sob o domínio da dinastia de Ariobarzanes[desambiguação necessária] do Reino da Capadócia, passando a ter Mázaca (atualmente, Caiseri) como capital. Durante o reinado do imperador Tibério, o reino capadócio torna-se parte do Império Romano como província Capadócia.[carece de fontes?]

Segundo algumas fontes, os abrigos no subsolo em torno de Nevexequir e Göreme foram originalmente construídos para servir de esconderijo durante as perseguições por parte das autoridades romanas, mas há quem suponha que os mais antigos podem remontar ao tempo dos hititas, há mais de 3 000 anos.[carece de fontes?] Muitas das igrejas, escavadas nas rochas de tufo, datam dos primeiros anos do cristianismo.

Mesmo depois de Teodósio ter tornado o cristianismo a religião oficial do Império, os subterrâneos continuam a oferecer proteção para a população local no período das incursões dos persas sassânidas, por volta de 604, durante o Primeiro Califado, c. 674. Quando a iconoclastia se tornou política de estado, entre nos séculos VIII e IX, no Império Bizantino, as cavernas de Nevexequir tornaram-se, mais uma vez, abrigos aos que tentavam escapar às perseguições.

O castelo na colina data do período bizantino, quando a região ficava em uma posição de linha de frente durante as guerras contra o Califado.

Na batalha de Manziquerta, em 1071, o imperador bizantino Romano IV Diógenes foi derrotado pelo sultão seljúcida Alparslano. Tal evento levou à ocupação da Anatólia pelos seljúcidas, em 1074, e Nevexequir, bem como o toda a região, passam a fazer parte do Sultanato de Rum. A região cai sob o domínio do Beilhique da Caramânia, em 1328, e, finalmente, sob domínio do Império Otomano, em torno de 1487, quando é renomeada Muşkara. Até o início do século XVIII, a cidade se mantém como um assentamento relativamente insignificante.

A moderna Nevexequir deve sua fundação ao grão-vizir e genro do sultão otomano Amade III, Nevşehirli Damat İbrahim Paşa, nascido em Muşkara e, portanto, muito interessado em seu desenvolvimento como cidade. A pequena vila de apenas 18 casas, formalmente sob administração da caza (denominação dos distritos, durante o Império Otomano) de Ürgüp, foi rapidamente transformada com a construção de mesquitas (Mesquita Kurṣunlu), fontes, escolas, refeitórios, hospedarias e casas de banhos, e seu nome foi trocado Muşkara para Nevexequir ("nova cidade" em persa e em turco otomano).

Nevexequir na atualidade[editar | editar código-fonte]

As tradicionais fontes de riqueza da cidade, tecelagem de tapetes e viticultura, foram superadas pelo turismo, por causa da proximidade das habitações trogloditas, cidades subterrâneas, chaminés de fadas, caravançarais e das famosas igrejas e mosteiros, muitos deles escavados nas rochas, nomeadamente os de Göreme.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Nevşehir», especificamente desta versão.
  1. a b «Address based population registration system (ABPRS) database» (em inglês). TURKSTAT. 2009. Consultado em 29 de maio de 2010. Cópia arquivada em 29 de maio de 2010 
  2. a b «Turkey population statistics». GeoHive (em inglês). Consultado em 28 de maio de 2010. Cópia arquivada em 26 de maio de 2010  Fonte: «Instituto Estatal de Estatística da Turquia (SIS)» (em turco) 
  3. Correia, Paulo (Outono de 2022). «Turquia — apontamentos para ficha de país» (PDF). a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. Consultado em 2 de fevereiro de 2023 
  4. Pochoshajew, Igor. «Nyssa in Kappadokien» (PDF) (em alemão). Universidade de Rostock. rosdok.uni-rostock.de. Consultado em 15 de janeiro de 2021 
  5. Silvas, Anna M. (2005), The Asketikon of St Basil the Great, ISBN 9780191569272 (em inglês), Oxford University Press, p. 41, consultado em 15 de janeiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nevexequir