Chocolat (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chocolat
쇼콜라
Chocolat (banda)
Informação geral
Origem Seul
País Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, electropop, R&B
Período em atividade 2011–2017
Gravadora(s) Paramount Music Entertainment & Universal Music
Ex-integrantes Jaeyoon

Min Soa
Juliane
Lori
Tia
Melanie

Chocolat
Nome em coreano
Hangul 쇼콜라
Romanização revisada Syokolla
McCune-Reischauer Syǒkolla

Chocolat (em coreano: 쇼콜라), comumente estilizado como ChoColat, foi um girl group sul-coreano formado pela Paramount Music em 2011. O nome do grupo significa "Chocolate" em francês. O conceito por trás do nome do grupo é que cada membro faz lembrar um tipo diferente de chocolate. O nome do grupo era inicialmente chamado de "chocolate", no entanto, já havia um grupo com esse nome, por isso Paramount Music decidiu usar a palavra chocolat em francês no seu lugar. A última formação do grupo foi composta por cinco membros: quatro são meio coreanas e meio americanas: Juliane, Tia, Melanie e Lori. E a outra é apenas sul-coreana: Min SoA. A ex-membro Jaeyoon (apenas coreana), deixou o grupo em 11 de dezembro de 2011, e Lori se juntou ao grupo no final de 2013. Assim, ChoColat tornou-se novamente um grupo de 5 membros.

História[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia e debut[editar | editar código-fonte]

Em Fevereiro de 2009, as 5 garotas da formação inicial assinaram os contratos com a Paramount. Desde então, elas tiveram aulas de música, dança e canto. Conforme a data do debut se aproximava, as meninas começaram a práticar incansavelmente, atingindo níveis de estresse e depressões altíssimos. Entretanto, a empresa só piorava a situação, o clima no Staff era extremamente negativo e as meninas sentiram na pele isso. O grupo gravou 7 músicas e uma delas seria escolhida para o debut, porém, a empresa fechou os olhos para a opinião das meninas. As ChoColat debutaram em 16 de Agosto de 2011 com o single "Syndrome". Essa faixa foi muito criticada pela Coréia do Sul por 3 motivos principais: 1) A Coréia sempre foi xenofóbica, e dessa vez não foi diferente com elas. 2) A música "Syndrome" ganhou muitos deslikes devido o MV ser estranho e os vocais muito agudos. 3) Durante o videoclipe, a Tia aparece por muito tempo na tela e no centro. Isso tudo gerou uma insatisfação muito grande do público coreano, e mais uma vez um debut foi fracassado.

Comeback com I Like It[editar | editar código-fonte]

Em Dezembro de 2011, Chocolat fez sua primeira promoção após o debut com a música "I like it", mostrando um conceito mais sofisticado, mas sem deixar os traços do debut, mesmo assim, as promoções não obtiveram sucesso. Nessa mesma época, a Paramount Music Entertainment informou ao público que a integrante JaeYoon não participaria mais das promoções do grupo. No entanto, muitos sites de blogs diziam que ela havia saído por motivos de saúde, que na verdade são falsos. Devido a problemas com a empresa, a JaeYoon decidiu se desligar do grupo, e assim ChoColat seguiu promovendo com apenas 4 membros.

One More Day/Same Thing To Her[editar | editar código-fonte]

No começo de 2012, a Paramount lançou teasers para o primeiro comeback com MV do ChoColat. O MV de One More Day foi lançado em Fevereiro, trazendo uma proposta mais madura e ocidental pro grupo (a versão em inglês é a demo da música que se chama Same Thing to Her). Mais uma vez, as meninas não obtiveram sucesso nas promoções e novamente foram criticadas. Dessa vez, a polêmica focou na idade das integrantes: One More Day é uma música com coreografia que utiliza cadeiras e movimentos sexys. A problema foi a idade das integrantes Melanie e Tia, que na época tinham apenas 15 anos. Depois disso, o grupo passou por um hiatus até 2013.

Black Tinkerbell e a nova integrante[editar | editar código-fonte]

Após o longo hiatus desde a era de One More Day, ChoColat finalmente voltou lançando teaser pro MV de "Black Tinkerbell". O MV tinha um conceito escuro baseado na representatividade do cíumes. Em Junho de 2013, o MV foi postado e as promoções começaram. Mas, devido as tentativas fracassadas de fazer sucesso, a Coréia esqueceu do grupo e mais uma vez elas não obtiveram sucesso. No final do ano, surgiram rumores de que a Lori, garota que havia participado do MV de Black Tinkerbell, seria uma nova integrante do grupo, e que deveria ter debutado assim que a JaeYoon finalizou as promoções. Em resposta a um tweet de um fã, a Lori disse que seria sim a nova integrante do ChoColat. Porém, não há performances do grupo com ela, pois as últimas apresentações foram feitas antes de ser anunciado sua entrada.

Hiatus e o disband[editar | editar código-fonte]

Após as promoções de "Black Tinkerbell", o grupo entrou em hiatus por tempo indeterminado. O motivo disso foram problemas que a Melanie e a Lori tiveram com a empresa. A Paramount Music era muito exigente com as meninas, e elas mesmas já imaginavam que um dia o grupo não iria mais progredir. No entanto, havia uma suposta cobrança de débito que era feita sob as garotas, e na época, a Paramount estava indo à falência, por isso, solicitou uma cobrança maior do que o comum, causando a indignação e rebilião da Melanie e da Lori. Assim, a empresa concordou em disbandar secretamente o grupo, e devido ao contrato assinado em 2009, as meninas nunca poderiam falar sobre problemas internos enquanto o contrato durasse. Passado 8 anos desde a celebração do contrato, em Fevereiro de 2017 a Tia anunciou em seu instagram que não faria mais parte do ChoColat por seu contraro haver expirado. Dois meses depois, a Melanie, indignada com tudo o que aconteceu no seu período de integrante, resolveu abrir o jogo com o entrevistador da página "Kpopalipse". Na entrevista, ela fala sobre como foram tratadas, sobre a visão delas na indústria musical e sobre sua saúde mental.

Obs: a questão do débito não é citada na entrevista da Melanie, porém você consegue ver essa notícia na internet e juntar as peças com o que foi dito por ela.

Após o disband[editar | editar código-fonte]

Atualmente, as meninas vivem suas vidas normalmente. Como não obtiveram sucesso, muitas deixaram a indústria musical. A Tia começou uma carreira solo em 2018 com o MV de "No More". A JaeYeon atualmente é conhecida por seu nome "EuiJung" e faz parte de um grupo de apresentações musicais bem pequeno chamado P.P Crew. A Melanie se casou e está morando no Hawaii. A Juliane e a Melanie sempre estão juntas, mas não se sabe se ela também mora em Honolulu, Hawaii. A Soa abriu uma loja de roupas em Seul chamada DressCode. Por último, a Lori segue carreira de modelo também no Hawaii.

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo
Romanizado Hangul Romanizado Hangul
Min Soa 민소아 Choi Minji 최민지 10 de junho de 1989 (34 anos)[1] Coreia do Sul Seul Líder e Vocalista Líder.
Jaeyoon 제윤 Lee Euijung 이의정 15 de maio de 1991 (32 anos)[2] Coreia do Sul Seul Vocalista Principal.
Juliane 쥴리앤 Juliane Alfieri 쥴리앤 알피에리 12 de dezembro de 1993 (30 anos)[3] Coreia do Sul Paju Vocalista Guia.
Lori 로리 Lori Thomas 로리 토마스 14 de abril de 1996 (28 anos)[3] Coreia do Sul Gwangju Vocalista de Apoio.
Tia 티아 Tia Hwang Cuevas 티아 황 쿠에바스 15 de março de 1997 (27 anos)[3] Coreia do Sul Busan Dançarina Principal, Rapper Principal, Vocalista de Apoio, Face e Visual.
Melanie 멜라니 Melanie Aurora Lee 멜라니 오로라 이 5 de maio de 1997 (26 anos)[3] Coreia do Sul Goyang Vocalista Líder, Dançarina Líder e Maknae.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia de Chocolat
Extended plays (EPs) 1
Singles 3
Videoclipes 3
Singles promocionais 3

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Ano Título Detalhes do álbum Melhores
posições
KOR[4]
2011 I Like It[5]
  • Lançamento: 15 de dezembro de 2011
  • Duração: 17:15
  • Gravadora: Paramount Music Entertainment
  • Formatos: CD, download digital
  • Língua: coreano e inglês
  • Vendas: +3.000
33

Singles digitais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Detalhes do álbum Melhores
posições
KOR[4]
2011 ChoColat First Single Álbum
  • Lançamento: 17 de agosto de 2011
  • Duração: 3:31
  • Gravadora: Paramount Music Entertainment
  • Formato: download digital
  • Língua: coreano
68

Álbuns single[editar | editar código-fonte]

Ano Título Detalhes do álbum Melhores
posições
KOR[4]
2012 The Second Single Álbum
  • Lançamento: 9 de fevereiro de 2012
  • Duração: 13:08
  • Gravadora: Paramount Music Entertainment
  • Formatos: CD, download digital
  • Língua: coreano
83

Singles promocionais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Melhores posições nas paradas Álbum
KOR
Gaon
[4]
2011 "Syndrome" 68 Syndrome First Single Album
"I Like It" 81 I Like It
2012 "One More Day" 83
"—" indica lançamentos que não figuraram nas paradas ou que não foram lançados nessa região.

Videografia[editar | editar código-fonte]

Ano Videoclipe Duração
2011 "Syndrome" 3:35
2012 "One More Day" 3:40
Ano Videoclipe Duração
2013 "Black Tinkerbell" 3:28

Filmografia[editar | editar código-fonte]

  • 2011: "Mr 아이돌 (Idol)" (participação especial)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Evento Prêmio Obra indicada Resultado
2011 Seoul Success Awards Prêmio Newcomer Chocolat Venceu
MTV Best Of the Best Hot Debut Star[6] Indicado

Referências

  1. «쇼콜라 제윤 화보, 사진, 캡쳐 (Chocolat's Jaeyoon Pictorial, images and screenshots)» (em coreano). Naver. 10 de agosto de 2011. Consultado em 7 de dezembro de 2011 
  2. «쇼콜라 민소아 화보, 사진, 캡쳐 (Chocolat's Min SoA's pictorial, images and screenshots)» (em coreano). Naver. 10 de agosto de 2011. Consultado em 7 de dezembro de 2011 
  3. a b c d «쇼콜라 셀카 영상, 안무 영상, 댄스 영상, 사진, 프로필 (Chocolat self videos, choreography videos, dance videos, pictures and profile)» (em coreano). Naver. 3 de agosto de 2011. Consultado em 7 de dezembro de 2011 
  4. a b c d «:: Gaon Chart – Chocolat ::» (em coreano). Gaon. 28 de dezembro de 2011 
  5. «쇼콜라 (Chocolat) – 1st 미니앨범 : I Like It (ChoColat I Like It Mini Album Volume 1)» (em coreano). Yes24. 13 de dezembro de 2011. Consultado em 11 de dezembro de 2011 
  6. «2011 SBS MTV Best of the Best» (em coreano). MTV Korea. 12 de dezembro de 2011. Consultado em 12 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]