Chope

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um copo de chope "meia pressão".

O chope (do alemão Schoppen, "copo de meio litro", pelo francês chope) é como se denomina, no Brasil, a cerveja com ou sem pasteurização, servida a partir de barris sob pressão, que em Portugal recebe o nome de fino ou imperial.

Colarinho[editar | editar código-fonte]

O chamado "colarinho" ou "gravata"[1] é uma camada de espuma que é considerada um importante componente da bebida, devendo, segundo especialistas, ter de um a três dedos de acordo com o estilo da cerveja [2] , de maneira que ela sirva como barreira para reter alguns compostos que lhe dão identidade, tais como óleos do lúpulo, todos os tipos de subprodutos gerados na fermentação pela levedura, como o álcool, e ésteres frutados, especiarias ou outras adições,[3] . Entre as outras propriedades, acredita-se, também, que ajuda a evitar que a cerveja esquente rapidamente.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Copos de chope na Oktoberfest de Igrejinha.

No Brasil geralmente é servido bem gelado, assim como a cerveja. O chope chegou ao Brasil com a Família Real Portuguesa, em 1808. À época, era uma bebida restrita à Corte.[carece de fontes?] Com o surgimento de bares e botequins, o consumo da bebida popularizou-se.

A primeira notícia sobre a comercialização de chope no país é um anúncio publicado no Jornal do Commercio, no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, da Cerveja Brazileira, melhor conhecida pelo apelido de Cerveja Barbante, uma vez que o seu rudimentar processo de fabricação gerava grande quantidade de gás carbônico na bebida. O barbante servia, dessa forma, para impedir que a rolha da garrafa saltasse.

Em 1888 o suíço Joseph Villiger fundou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando comercialmente a marca Brahma, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As antigas instalações da empresa hoje são parte do complexo onde está instalado o Shopping Total, na mesma cidade.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Um "fino" acabado de tirar directamente para o copo.

Um fino (no Norte, nos Açores e nalgumas zonas do Centro de Portugal) ou uma imperial (no Centro e Sul do país e na Madeira) é uma cerveja servida sob pressão num copo fino e alto. A cerveja em copos finos tem origem em Coimbra, Portugal, quando a cerveja de pressão era ainda servida em copos largos (como canecas) até que, os estudantes começaram a pedir cervejas em copos altos e finos, daí o nome.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2684834
  2. [1] - A arte da bebida.
  3. [2] - A espuma da cerveja e a sua importância.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.