Club de Deportes Naval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Naval
Nome Club de Deportes Naval S.A.D.P.
Alcunhas Choreros
El Cañoncito
El Ancla
Cañoneros
Albiazules
Fundação 24 de Agosto de 1972
Estádio Estadio CAP
Talcahuano, Chile
Capacidade 10.579
Presidente Chile Fernando Rojas
Treinador(a) Chile Victor Merello
Competição Campeonato Chileno 2ª Divisão
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Club de Deportes Naval Sociedad Anónima Deportiva Profesional[1] é um clube de futebol do Chile, da cidade de Talcahuano. Foi fundado em 24 de agosto de 1972.

Seus rivais tradicionais são o Fernández Vial, Deportes Concepción e Huachipato com o qual protagonizam o "Clásico Chorero".

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1972 com o nome de Club de Deportes Los Náuticos, passou seus primeiros 20 anos de vida nos torneios de futebol amador de Talcahuano. Período em que ganhou o Campeonato de la Asociación Talcahuano em 1987, que permitiu a representar sua Asociação no Campeonato de Campeones Regional de 1988.

Com a desaparição do Naval em 1991 e depois da negativa da Armada de Chile de colocar a instituição nas mãos da comunidade, o Los Náuticos fica como representate local. Em 1993 o clube començou a representar a cidade na Terceira Divisão do Chile, mudando de nome. O clube passava a se chamar Club de Deportes Talcahuano.

O clube foi campeão da Terceira Divisão do Chile em 1999 depois de 3 dramáticas finais diante da Unión La Calera (0-2 em La Calera e 3-2 en Talcahuano), a última foi disputada na cidade de San Fernando e ganhada por 1-0, o que significou o acesso para a Segunda Divisão chilena. O clube ia tentar subir para o topo do futebol chileno, a Primeira Divisão. Na sua primeira temporada de profissionalismo, o clube quase subiu para a divisão de honra, mas tiveram que se conformar com o terceiro lugar naquele ano de 2000 atrás apenas do campeão Unión San Felipe e do vice-campeão Rangers de Talca.

Em 2004 o clube mudou novamente de nome, de Deportes Talcahuano para Naval, revivendo o nome do extinto clube da cidade, Deportes Naval de Talcahuano, clube que pertenceu sempre a Armada de Chile, com base na Segunda Zona Naval do Chile, que tinha sido fundado no 21 de maio de 1944 e que em Fevereiro de 1991 se retirou do campeonato da Primeira Divisão do futebol chileno. No dia 13 de março o clube estreou como local depois de 13 anos contra o Deportes Concepción ganhando por 2-1. Naval fez uma grande campanha em 2004, líder e protagonista durante grande parte do campeonato, mas de novo não conseguiu o acesso para a Primeira Divisão.

No ano de 2005, problemas administrativos como salários atrasados, jogadores que não se apresentavam para jogar, levaram o clube a perder uma grande quantidade de pontos no Tribunal de Disciplina da associação de futebol. Isso ajudou o Naval a ser rebaixado para a Terceira Divisão.

No dia 17 de novembro de 2006, uma assembléia de sócios dá o pontapé inicial para o transformar o Navel em uma Sociedade Anônima Esportiva, colocando como principal objetivo alcançar a Primeira Divisão do futebol chileno.

Em 2008 consegue o acesso para a Segunda Divisão. E consegue depois de um grande duelo com o Deportes Temuco, já que ambos chegaram com igualdade de pontos na última rodada do torneio. Um empate de 1-1 contra o Magallanes bastou para superar os temuquenses, que perderam frente ao Colchagua. [2]

Dados do clube[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Regionais[editar | editar código-fonte]

  • Asociación de Fútbol de Talcahuano (1): 1987


Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Datos». Sítio oficial. Consultado em 13 de junho de 2022. Arquivado do original em 13 de fevereiro de 2010 
  2. Naval. «História». Consultado em 30 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 31 de janeiro de 2012 
Bandeira de ChileSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol chilenos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.