Code::Blocks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Code::Blocks
Cbmain.png
Foto de tela do Code::Blocks no Windows XP
Desenvolvedor The Code::Blocks team
Versão estável 12.11 (25 de Novembro de 2012)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) IDE, RAD
Licença GPL
Página oficial www.codeblocks.org

Code::Blocks (ou C::B) é um ambiente de desenvolvimento integrado de código aberto e multiplataforma. Ele está sendo desenvolvido em C++, usando wxWidgets. Sua arquitetura é orientada a plugin, de forma que suas funcionalidades são definidas pelos plugins fornecidos a ele. Code::Blocks é voltado para o desenvolvimento em C/C++ e Fortran. Ele também pode ser usado para a criação de ARM, AVR, D (linguagem de programação), DirectX, FLTK, GLFW, GLUT, GTK+, Irrlicht, Lightfeather, MATLAB, OGRE, OpenGL, Qt, SDL, SFML, STL, SmartWin e programas ou aplicativos com wx, embora, em certos casos, seja necessário a instalação de SDKs ou frameworks seja necessária.

O Code::Blocks está sendo desenvolvido sob Windows e Linux. Alguns usuários compilaram o Code::Blocks com sucesso para FreeBSD[1] e Mac OS X[2] (com alguns problemas na interface[carece de fontes?]).

Este programa não lançava uma versão estável, desde 2008. No lugar lançava as chamadas Nightly builds. Em 30 de Maio de 2010 foi lançado a versão 10.05, em 2012 a mais recente versão: 12.11, e a última é a 13.12, lançada em 27 de dezembro de 2013[3] .

Características[editar | editar código-fonte]

Compilador[editar | editar código-fonte]

O Code::Blocks suporta múltiplos compiladores, incluindo MinGW/GCC, Digital Mars, Microsoft Visual C++, Borland C++, LLVM Clang, Watcom, LCC e Intel C++ Compiler. Embora a IDE tenha sido projetada par a linguagem C++, existem suporte para compilar em outras linguagens, incluindo GNU Fortran, Digital Mars D e GNU GDC. Um sistema de plugin permite o suporte e outras linguagens de programação.

Editor de Código[editar | editar código-fonte]

A IDE permite syntax highlighting e code folding, auto completar código em C++ e lista de classes integradas e uma lista de TODO. Todos os arquivos abertos são organizados em tabas, que podem ser fechadas clicando no X ou abertas pelo painel de navegação. O editor de código de código suporta seleção do tamanho e tipo da font. Pode-se as cores padrões do syntax highlighting.

GUI designer[editar | editar código-fonte]

A partir da versão 13.12 do Code::Blocks, a GUI vem com um designer chamado wxSmith, um derivado do wxWidgets baseado na versão 2.9.4.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Code::Blocks in FreeBSD's ports collection: devel/codeblocks
  2. Code::Blocks in OpenBSD's ports collection: devel/codeblocks
  3. Code::Blocks forum - 13.12 Release Announcement
  4. CodeBlocks 13.12 Full Changelog: http://prdownload.berlios.de/codeblocks/changelog_full

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.