OGRE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
OGRE

Captura de tela do pacote oficial de demonstrações, do benchmark "Fresnel Reflections and Refractions". Opções de renderização: resolução de 1600x1200x32, renderizador OpenGL e 16x FSAA.
Desenvolvedor The OGRE Team
Lançamento fevereiro de 2005
Versão estável 1.9 “Ghadamon” (24 de novembro de 2013; há 10 anos[1])
Versão em teste 1.10 “Xalafu” (14 de outubro de 2013; há 10 anos[2])
Escrito em C++
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Motor gráfico
Licença Licença MIT[3]
Página oficial www.ogre3d.org

OGRE (acrônimo para "Object-oriented Graphics Rendering Engine") é um motor gráfico 3D orientado a objetos. É um dos motores disponíveis de código aberto com mais recursos. É escrita por um pequeno time, mas possui um grande número de colaboradores. A principal linguagem usada por ele é C++, porém existem versões de teste para Python, Java e Microsoft .NET.

Características[editar | editar código-fonte]

Esta biblioteca possui um sistema de scripts, que permite declarar materiais, pós processadores, sistema de partículas e shaders. Deste modo, a compilação do código fonte não é necessária, bastando apenas alterar o script correspondente. Sendo altamente orientada a objetos e com a portabilidade em primeiro plano, a mudança entre sistemas de renderização (OpenGL/DirectX), sistemas operacionais (Windows/Linux/Mac OS) e gerenciadores de cenário ocorre de forma automatizada, graças a uma arquitetura de layers que permite que essas trocas se tornem transparentes.

Materiais[editar | editar código-fonte]

Cada material pode ser criado de modo procedural ou salvo em scripts. Estando em um arquivo separado, seu uso se torna mais flexível, pois existe herança de materiais. Esta herança também ajuda a diminuir a complexidade, ocultando operações redundantes. Se houver necessidade, o OGRE também suporta LOD para materiais, proporcionando assim um maior desempenho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ogre3D 1.9 released as 'stable'!» (em inglês). www.ogre3d.org. 24 de novembro de 2013. Consultado em 3 de abril de 2014 
  2. «Ogre 1.9 RC2 released & Ogre 1.10 announcement» (em inglês). www.ogre3d.org. 14 de outubro de 2013. Consultado em 3 de abril de 2014 
  3. «Licensing FAQ» (em inglês). www.ogre3d.org. Consultado em 3 de abril de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre motor de jogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.