Comitê Central do Partido Comunista da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
República Popular da China
National Emblem of the People's Republic of China.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
República Popular da China


Ver: Política de Hong Kong e Macau

Outros países · Atlas

O Comitê Central do Partido Comunista da China (chinês tradicional: 中國共產黨中央委員會, chinês simplificado: 中国共产党中央委员会, pinyin: Zhōngguó Gòngchǎndǎng Zhōngyāng Wěiyuánhuì), conhecido como o Comitê Executivo Central até 1927, é a autoridade máxima dentro do Partido Comunista da China (PCC). Seus cerca de 350 membros e os suplentes são escolhidos uma vez a cada cinco anos pelo Congresso Nacional do PCC. Os membros do Comitê Central têm grande rotatividade. Nos últimos 30 anos, uma média de 62% dos membros do Comitê Central têm sido substituídos em cada congresso do partido. O atual Comitê Central, eleito em 2012, tem 205 membros[1] e 171 suplentes.[2]

O Comitê Central escolhe muitas das pessoas mais poderosas na China, incluindo o Secretário-Geral e os membros do Politburo, Comitê Permanente e Comissão Militar Central.

O Secretariado do Comitê Central é o corpo de trabalho do Politburo e de seu Comitê Permanente. Os membros do Secretariado são nomeados pelo Comitê Permanente e estão sujeitos à aprovação do Comitê Central.[3] Incluem o Departamento Central de Propaganda, o Departamento Central de Organização, o Departamento Central de Relações Internacionais e a Departamento da Frente Unida de Trabalho, entre outros.

Referências

  1. List of members of the 18th CPC Central Committee (em inglês) Xinhuanet (14 de novembro de 2012). Visitado em 05 de fevereiro de 2013.
  2. List of alternate members of 18th CPC Central Committee (em inglês) Xinhuanet (14 de novembro de 2012). Visitado em 05 de fevereiro de 2013.
  3. http://news.xinhuanet.com/english/2007-10/25/content_6944738_3.htm