Xi Jinping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um nome chinês; o nome de família é Xi.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde novembro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Xi Jinping
习近平
Primeiro-ministro
Mandato 14 de março de 2013
a a atualidade
Vice-presidente Li Yuanchao
Primeiro-ministro Li Keqiang
Antecessor(a) Hu Jintao
Danghui.svg
Secretário-Geral do Partido Comunista da China
Mandato 15 de novembro de 2012
a a atualidade
Antecessor(a) Hu Jintao
Vice-presidente da China República Popular da China
Mandato 15 de março de 2008
a 14 de março de 2013
Antecessor(a) Zeng Qinghong
Sucessor(a) Li Yuanchao
Danghui.svg
1º Secretário do Partido Comunista da China
Mandato 22 de outubro de 2007
a 15 de novembro de 2012
Antecessor(a) Zeng Qinghong
Sucessor(a) Liu Yunshan
Vida
Nascimento 15 de Junho de 1953 (61 anos)
Pequim, China
Dados pessoais
Alma mater Universidade Tsinghua
Primeira-dama Peng Liyuan
Partido Flag of the Chinese Communist Party.svg PCC
Profissão Engenheiro químico
Residência Zhongnanhai
Assinatura Assinatura de Xi Jinping

Xí Jìnpíng, em chinês simplificado: 习近平; em chinês tradicional: 習近平 (Pequim, 15 de junho de 1953), é um político da República Popular da China. Xi é atualmente o principal membro do Secretariado do Partido Comunista Chinês, o presidente da China, o diretor da Escola Central do Partido, e o mais importante membro do Comitê Permanente do Politburo, que é o órgão de controle de facto do país.[1]

Filho do político comunista Xi Zhongxun, Xi Jinping começou sua carreira política, na província de Fujian, e foi posteriormente escolhido como chefe do partido na província vizinha de Zhejiang, e depois promovido a chefe do partido de Xangai após a demissão de Chen Liangyu. Conhecido por suas posturas liberais, duro combate à corrupção, e uma franqueza e abertura quanto a reformas políticas e econômicas,[2] Xi Jinping é o destacado líder emergente da quinta geração de líderes da República Popular da China.

Assumiu o cargo de Presidente da China a 14 de março de 2013, aquando da principal sessão legislativa do Congresso Nacional Popular.

História[editar | editar código-fonte]

Xi Jinping nasceu em 1 de junho de 1953, em Pequim, e sua família tem raízes ancestrais em Fuping, Weinan, província de Shaanxi. É o filho mais novo de Xi Zhongxun, um dos fundadores da guerrilha comunista em Shaanxi e ex-vice-primeiro-ministro do país. À época do nascimento de Xi Jinping, seu pai era o chefe do departamento de propaganda do Partido Comunista, e mais tarde vice-presidente do Congresso Nacional do Povo. Quando Xi tinha 10 anos de idade, durante a Revolução Cultural, seu pai foi expurgado e foi enviado para trabalhar numa fábrica em Luoyang, sendo preso em 1968. Sem a proteção do pai, Xi Jinping foi trabalhar em Yanchuan, Shanxi, em 1969, durante a Campanha de Envio ao Campo de Mao Tsé Tung. Xi Jinping tornou-se secretário da equipe de produção do ramo local do Partido. Quando saiu, em 1975, ele tinha apenas 22 anos. Perguntado a respeito dessa experiência pela televisão estatal chinesa, Xi lembrou-a dizendo que "foi emocionante. Foi comovente. E quando os ideais da Revolução Cultural não puderam ser realizados, ela se transformou numa ilusão."[3] De 1975 a 1979, Xi estudou engenharia química na Universidade de Tsinghua.

Futuro Político[editar | editar código-fonte]

Xi foi nomeado como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2009, 2011 e 2012, pela revista Time. Em setembro de 2009, no Plenário Quarta do Comitê Central de 17 do Partido Comunista da China, Xi Jinping não foi escolhido como o vice-presidente da Comissão Militar Central (CMC) como esperado, levantando algumas questões sobre sua sucessão. O analista político Cheng Li acredita que a falha de Xi para garantir a promoção CMC havia provas de que o Partido Comunista foi o desenvolvimento de controles internos, dando lugar a mecanismos mais sofisticados para a sucessão de liderança. Xi Jinping foi oficialmente nomeado para a vice-presidência em 18 de outubro de 2010, uma posição de Hu Jintao, uma vez realizada em 1999, antes de assumir a secretaria e os anos da presidência depois. No 18.º Congresso do Partido Comunista Chinês em 8 de novembro de 2012, Xi foi escolhido para ser o presidente da China, cargo que assumiu em 14 de março de 2013.

Formação e Personalidade[editar | editar código-fonte]

Xi tem doutorados em engenharia química e ciência política.

Xi foi descrito em um 2011 em um artigo do Washington Post por aqueles que o conhecem como "pragmático, sério, cauteloso, trabalhador e discreto." Xi também foi descrito como uma boa mão na solução de problemas e "aparentemente desinteressado nas armadilhas do alto cargo". Ele também é conhecido por adorar filmes de Hollywood, como O Resgate do Soldado Ryan e Os Infiltrados, elogiando também o cineasta independente Jia Zhangke.

Os membros da família de Xi têm interesses comerciais substanciais, embora não haja nenhuma evidência de que eles foram assistidos por posição política de Xi.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Xi casou com a famosa cantora folk chinesa Peng Liyuan (彭丽媛) em 1987. Peng Liyuan, um nome familiar na China, era muito mais conhecido para o público do Xi até sua ascensão política. O casal frequentemente vivia separado devido em grande parte às suas distintas vidas profissionais. Eles têm uma filha chamada Xi Mingze (习 明泽), que é caloura da Universidade de Harvard no outono de 2010 sob um pseudônimo.[4]

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Segue abaixo a cronologia da vida de Xi Jinping:[5]

  • 1953 – Nasce em Fuping, Província de Shaanxi.
  • 1969-1975: Trabalhou como um jovem educado enviado para o campo de Liangjiahe, Comuna de Wen'anyi, Condado [de [Yanchuan]], província de Shaanxi, e serviu como secretário do Partido.
  • 1975-1979: Estudante de síntese orgânica básica no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Tsinghua.
  • 1979-1982: Secretário na Secretaria-Geral do Conselho de Estado e do Gabinete Geral da Comissão Militar Central (como um oficial em serviço ativo).
  • 1982-1983: Secretário-adjunto do comitê do PCC de Zhengding, província de Hebei
  • 1983-1985: Secretário do Comitê Municipal de Hengding, província de Hebei.
  • 1985-1988: Membro do Comité Permanente do Comitê do Partido Municipal e vice-prefeito de Xiamen, província de Fujian.
  • 1988-1990: Secretário Comitê do PCC da Prefeitura Ningde, Província de Fujian.
  • 1990-1993: Secretário do Comitê Municipal de Fuzhou PCC e presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Municipal de Fuzhou, província de Fujian.
  • 1993-1995: Membro da Comissão Permanente do Comité Provincial de Fujian PCC, secretário do Comitê Municipal de Fuzhou CPC e presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Municipal de Fuzhou.
  • 1995-1996: o secretário-adjunto do Comité Provincial de Fujian PCC, secretário do Comitê Municipal de Fuzhou e presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Municipal de Fuzhou.
  • 1996-1999: Secretário-adjunto da Comissão Provincial PCC Fujian.
  • 1999-2000: Secretário-adjunto do Comité Provincial de Fujian PCC e governador em exercício da província de Fujian.
  • 2000-2002: Secretário-adjunto da Comissão Provincial de Fujian PCC e governador da província de Fujian (1998-2002 Estudou teoria marxista e educação ideológica em um on-the-job programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Tsinghua e se formou com um grau LLD).
  • 2002-2002: Secretário-adjunto do Comité Provincial de Zhejiang CPC e governador em exercício da província de Zhejiang.
  • 2002-2003: Secretário do Comité Provincial de Zhejiang PCC e governador em exercício da província de Zhejiang.
  • 2003-2007: Secretário da Comissão Provincial de Zhejiang PCC e presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Provincial de Zhejiang.
  • 2007-2007: Secretário do Comitê Municipal de Shanghai PCC.
  • 2007-2008: Membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC e presidente do Partido Escola do Comitê Central do PCC.
  • 2008-2010: Membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC, vice-presidente da República Popular da China e presidente da Escola do Partido do Comitê Central do PCC.
  • 2010: Vice-presidente da Comissão Militar Central PCC.
  • 2012: Nomeado Presidente do Partido Comunista Chinês e Presidente da Republica Popular da China, sucedendo Hu Jintao.

Referências