Ilhas Spratly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa das Ilhas Spratly
Localização das Ilhas Spratly

As Ilhas Spratly são um arquipélago desabitado no Mar do Sul da China, com mais de 750 recifes, ilhéus, atóis, cayos e ilhas. A área emersa total não chega a 4 km2, dispersa por mais de 425 000 km2 de oceano. As ilhas Spratly são um dos três arquipélagos do mar do Sul da China, que totalizam 30 000 ilhas, ilhéus e recifes com problemas de soberania: de facto, a soberania das Spratly é disputada pela República Popular da China, República da China, Vietnã, Brunei, Malásia e Filipinas.

Os recifes, ilhas e atóis que formam as Ilhas Spratly tornaram-se um dos casos de segurança mais sérios do Sudeste Asiático. Em 44 das ilhas maiores há hoje guarnições de alguns dos países em litígio. As razões para esse interesse são duplas: estrategicamente, as ilhas controlam algumas das principais rotas de marinha mercante, e pesquisas sugerem que algumas das maiores reservas de petróleo e de gás natural já conhecidas ficam sob as águas territoriais das Ilhas Spratly.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Os recifes de coral são a estrutura predominante destas ilhas, pois o grupo Spratly contém mais de 600 recifes coralíferosl.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. South China Sea Islands Terrestrial Ecoregions. World Wildlife Fund.