Ordem de Santo André

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ordem do Apóstolo Santo André, o Primeiro Chamado
Estrela e emblema Ordem do Apóstolo Santo André, o Primeiro Chamado
Classificação
País  Rússia
Criação 1968 e reestabelecida em 1998
Descritivo Concedida por excepcionais serviços prestados ao Estado
Agraciamento Ordem civil e militar
Condição ativa
Hierarquia
Inferior à Ordem de São Jorge
Imagem complementar St.AndrewOrder.png

A Ordem do Apóstolo Santo André, o Primeiro Chamado (em russo: Орден Святого апостола Андрея Первозванного) foi a primeira e maior ordem de cavalaria doImpério Russo. Abolida durante os anos da União Soviética, foi reestabelecida como a maior ordem russa em 1998.

Império Russo[editar | editar código-fonte]

A "Jóia" (Emblema) da Ordem Imperial de Santo André, anverso (esquerda) e verso (direita)

Origens[editar | editar código-fonte]

A Ordem foi criada em 1968 pelo Tsar Pedro I da Rússia, em homenagem a Santo André, o primeiro apóstolo de Jesus e padroeiro da Rússia. Foi concedida em uma única classe e só foi agraciada para o mérito civil ou militar mais notável.

Pedro adquiriu a prática de conferir prêmios através de suas viagens ao ocidente durante a Grande embaixada. No passado, os serviços prestados ao Estado Russo eram recompensados com dinheiro ou grandes propriedades. Ele testemunhou em primeira mão as cerimônias de premiação para a Ordem da Jarreteira na Inglaterra e a da Ordem do Tosão de Ouro daÁustria e notou a lealdade e orgulho dos premiados.

O Conde Fyodor Golovin foi a primeira pessoa a receber a Ordem e até sua abolição após a Revolução Russa de 1917, cerca de mil pessoas foram agraciadas. Durante a monarquia, os agraciados com a Ordem de Santo André também recebiam automaticamente a Ordem de Santo Alexandre Nevsky, a Ordem da Águia Branca, a Ordem de Santa Ana1a classe e a Ordem de Santo Estanislau 1a classe. Além disso, os destinatários de escalões inferiores foram automaticamente promovidos ao posto de tenente-general ou vice-almirante.

Desenho[editar | editar código-fonte]

Regras de vestimenta da Ordem de Santo André. Colar, à esquerda, reservado para ocasiões especiais.

The insignia of the order consisted of:

  • Emblema: uma águia negra de cabeça dupla esmaltada e coroadas levando a cruz azul de Santo André (Sautor) com Santo André nela crucificado. Sobre o brasão do sautor estão as letras 'SAPR' ('Santo André, Protetor da Rússia'). É usada em uma faixa de um azul pálido sobre o ombro direito ou em ocasiões especiais sobre um elaborado 'colar' (corrente).
  • Estrela: uma estrela de prata de oito pontas sobre a miniatura do do emblema em um fundo dourado no centro, cercado pelo lema "Pela Fé e Lealdade" (em russo: Za Veru i Vernost) em um anel azul. É usado no lado esquerdo do peito.

Agraciados (lista parcial)[editar | editar código-fonte]

Federação Russa[editar | editar código-fonte]

Ordem de Santo André o Apóstolo moderna.

Uma ordem com o mesmo nome, mas com estatutos e insígina diferentes foi reestabelacida de forma não oficial primeiramente pela Igreja Ortodoxa Russa em 27 de dezembro de 1988. A Ordem foi oficialmente reinstituída como a maior condecoração civil e militar russa através de decreto presidencial №757 de 1 de junho de 1998.[1] Os critérios da premiação da ordem foram mofificados pelo decreto presidencial 1099 de 7 de setembro de 2010.[2]

Desenho[editar | editar código-fonte]

O desenho da Ordem de Santo André moderna apresenta pequenas mudanças em relação do desenho da ordem imperial.

  • um emblema (águia de cabeça dupla) unida à uma corrente (colar), que deve ser usado no pescoço em situações especiais ou em situações mais comuns em uma faixa azul usado por cima do ombro direito
  • uma estrela usada no lado esquerdo do peito

A cor da faixa difere da cor utilizada na época imperial, assemelhando-se à faixa da Ordem da Jarreteira. Membros da divisão militar da Ordem possuem espadas cruzadas adicionados abaixo da coroa acima das cabeças das duas águias'. No verso da águia em uma fita branca o lema da Ordem aparece inscrito em letras de ouro: «За веру и верность» ("Pela fé e lealdade").

Agraciados (lista parcial)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Decree of the President of the Russian Federation of June 1, 1998, No 442 (em russian) Commission under the President of the Russian Federation on state awards (1999-12-15). Visitado em 2012-02-11.
  2. Decree of the President of the Russian Federation of September 7, 2010, No 1099 (em russian) Russian Gazette (2010-09-07). Visitado em 2012-02-11.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]