Cravelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Braço e cravelhal de um Oud

Cravelha é uma peça metálica ou de madeira que em certos instrumentos de corda permite controlar a tensão aplicada a cada corda, retesando-a ou afrouxando-a, fazendo com que seja atingida a afinação ideal. No Brasil, também é conhecida por tarraxa.

As cravelhas são inseridas no cravelhal (também chamado cravelhame), situado no extremo externo do braço do instrumento. Em certas guitarras elétricas modernas, o cravelhal foi suprimido e as cravelhas, assim, foram transferidas para o cavalete, no outro extremo das cordas.

Alguns autores distinguem no nome as “cravelhas” dos “carrilhões”: chamam “cravelha” quando o eixo de rotação da peça é perpendicular ao plano do cravelhame e chamam “carrilhão” quando o eixo de rotação da peça é paralelo ao plano do cravelhame.

Em geral, cravelhas devem ser giradas com a mão nua e são encontradas na maioria dos instrumentos de corda, tanto ocidentais quanto orientais, antigos ou contemporâneos como: alaúde, balalaika, bandolim, banjo, bozouki, cavaquinho, charango, guitarrão, cítara, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, guitarra elétrica, kuitra, monocórdio, oud, pandora, quitra, rabeca, sangen, shamisen, ukelele, vihuela, viola, viola caipira, violão, violão de 7 cordas, violão de 12 cordas, violino e violoncelo.

Em alguns instrumentos, as cravelhas exigem chaves para ser giradas. Exemplos são o piano, o cravo, a harpa e a lira.

Poucos são, portanto, os instrumentos de corda que não utilizam cravelhas, como o berimbau.

Em casos como do violão, do contrabaixo e da guitarra elétricos há vários modelos de cravelhas: as de fixação individual ou agrupadas, abertas ou hermeticamente fechadas. As fechadas mantém a lubrificação necessária internamente. Em outros instrumentos, as cravelhas não necessitam de lubrificação.

A palavra cravelha provém do latim clavicula, que significa chavezinha.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]