Danieli Haloten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Danieli Haloten
Nascimento 21 de fevereiro de 1980 (34 anos)
Curitiba, PR,  Brasil

Danieli Haloten (Curitiba, 21 de fevereiro de 1980) é uma atriz brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formada em Artes Cênicas e Jornalismo, Danieli destacou-se em sua carreira ao conquistar um papel na telenovela Caras & Bocas da Rede Globo, até então sua única aparição na televisão. Cega desde os dezessete anos,[1] devido a um glaucoma de nascença, tornou-se a primeira deficiente visual a atuar numa telenovela.[2]

Danieli sempre possuiu paixão pela arte e iniciou a carreira como apresentadora de TV. Em 2000 apresentou seu primeiro programa, o Danieli Multishow na Band Curitiba. Seu programa era um dominical de entrevistas de produção independente e com boa audiência, no entanto, sofreu com a falta de patrocínio e foi encerrado.

Em 17 de julho de 2006, produziu uma reportagem sobre deficientes e o mercado de trabalho com a equipe do programa Profissão Repórter, comandado por Caco Barcellos.

Para conquistar seu primeiro papel, Danieli Haloten disparou e-mails para autores de novela a procura de uma oportunidade para iniciar a sua carreira. Com muito custo Danieli conseguiu entrar em contato com Walcyr Carrasco, ele ficou interessado pelo seu currículo e escreveu um papel para ela na novela Caras & Bocas. Nesta ela interpreta Anita, a irmã do protagonista da trama, Gabriel (interpretado por Malvino Salvador).

Para a gravação, Danieli e seu cão-guia, o labrador Higgans, tiveram que mudar para o Rio de Janeiro. Para recebê-la no elenco, a produção teve de fazer grandes adaptações à rotina como, por exemplo, elaborar versões do roteiro em braile. Danieli tem como coach, para assessorá-la em suas cenas, a atriz veterana Rosana Garcia.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2009 Caras & Bocas Anita Batista da Silva

Referências

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.