Coaching

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Coach)
Ir para: navegação, pesquisa

Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente. A palavra coach vem do nome de uma aldeia na Hungria. O coach (motivador) apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee(motivado) ao encontro ao objetivo estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade. Coaching é, portanto, um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir transformações positivas na vida do coachee.

O Coach (treinador, numa tradução Inglês) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.

Como funciona[editar | editar código-fonte]

O trabalho inicia-se normalmente pela definição do objetivo que o cliente (coachee) quer alcançar, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes, comunicação, liderança e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento do cliente, de seus resultados e de sua qualidade de vida.

começa-se a traçar as metas que levarão ao alcance do estado desejado, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que
contribui ou impede o alcance do objetivo e de cada meta necessária a sua concretização, seja por parte do cliente e/ou do
cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com o objetivo e metas e se há congruência entre
eles. O "coach" permite ao cliente que faça uma auto-avaliação de suas forças e fraquezas face aos objetivos visados e ao meio
em que este atua e defina um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a
definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o
comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.

A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos por meio de sessões de uma hora (que podem chegar a até 2 horas) e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo apoiar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.

Com fundamento no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento por meio de um ângulo novo de visão.

O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos. Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.

Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.

Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.

Os diferentes tipos de coaching[editar | editar código-fonte]

Coaching executivo[editar | editar código-fonte]

Visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching)[editar | editar código-fonte]

Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. O life coaching é um dos desdobramentos essenciais e a teoria das múltiplas inteligências e a PNL servem como ferramentas de autoavaliação e, consequentemente, de autoconhecimento, estando intrinsecamente ligadas à Comunicação. Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, entre eles: Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching para Emagrecimento, Coaching Teen® para Jovens e Adolescentes, Coaching Financeiro, e afins.

Coaching de performance[editar | editar código-fonte]

O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho - tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional.

O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que ELES identifiquem e removam obstáculos de desempenho

O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.

O Coaching de Performance é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.

Coaching com cavalos[editar | editar código-fonte]

Coach (profissional) também é um cavalo, bem como um cocheiro e assistente de Carroça. Por esta razão, Coach precisa entender o sentimento de um cavalo. Treinando daquele propósito está preparado para.

Coaching com Cavalos é parte da Aprendizagem Assistida com Cavalos, e você faz referência a um processo de aprendizagem chegar a metas e objetivos previamente estabelecidos. Graças à presença dos Cavalos, e um time de profissionais qualificados, este processo é maximizado e você se apressa. Você é um métodología no qual os participantes aprendem sobre eles e do outro pelo reflexin e pocesamiento (ou você debate) de comportamentos, padrões, emoções, experimentaram nas atividades com os Cavalos, com o propósito de alcançar a aprendizagem, o crescimento emocional e pessoal.

Coaching com Cavalos é toda vez mas grato, devido a sua capacidade para afundar de um modo quase imediato, e para seus alcances e resulta a termo curto e longo.

Este inovador e metodologa surpreendente, possua umas séries de características que distinguem isto do resto de intervenções prestadas atenção com Cavalos que nós achamos no momento no mercado. Estas características distintivas constituem os "padrões do Padrão EAGALA".[1]

Coaching Para Provas e Concursos[editar | editar código-fonte]

O Coaching Para Provas e Concursos objetiva atender uma necessidade bem brasileira: a preparação para concursos públicos, exames de suficiência, provas para titulação de especialidade. Por exemplo: Exame de Ordem, Exame de Suficiência Contabilidade, Seleção Para Residência, Titulação para a SBD, concursos públicos, etc. A particularidade da prova exige a definição de objetivos e metas naturais do coaching, mas, também, impõe a incorporação de novas habilidades (técnicas de estudo, estratégias de prova, etc.).

Coaching em Amamentação e Cuidados com Bebê[editar | editar código-fonte]

O Coaching em Amamentação e Cuidados com Bebê proporcionará ajuda na organização, mais rapidamente no processo da amamentação e cuidados ao bebê com estratégias alternativas adequadas ao âmbito familiar, proporcionando uma vivencia mais tranquila.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. MODELO EAGALA; http://www.eagala.org/

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ritah Oliveira; Life Coaching em Abordagem de 3 Inteligências© - Qualitymark Editora, 2013
  • Ritah Oliveira; Coaching Teen® - Qualitymark Editora, 2012
  • Robson Nasc; CSO & Executive Coach (2013)
  • Sulivan França; Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC - "Leader Coach" - Editora França
  • Araujo, Ane: "Coach: um parceiro para o seu sucesso" - Editora Gente
  • Diniz, Arthur: "Lider do Futuro" - Editora Crescimentum
  • Stefano, Elio D Anna: "A escola dos Deuses" - Editora Prolibera
  • Coaracy,Jael "Vai Dar Certo - Atitudes de alto impacto para mudar a sua vida" - Editora Best Seller
  • Bowles, Sheldon M. / Silvano, Susan / Silvano, Richard: "Kingdomality" - Editora Landscape
  • Krausz, Rosa R - " Coaching Executivo - A Conquista da Liderança" - Ed. Nobel
  • Ciociorowski, Emerson: "Executivo, o super-homem solitário" - Editora Ideias & Letras/2008
  • Ciociorowski, Emerson: "Executiva, a heroína solitária" - Editora Ideias & Letras/2012
  • Sugars, Bradley - "The Business Coach" - Ed. McGraw-Hill




Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.