Taxa de desemprego

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A taxa de desemprego representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procuram um emprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos não-remunerados. A taxa de desemprego é o número dos trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total.

Na prática, medir o número de trabalhadores desempregados que procuram emprego é notoriamente difícil. Há diversos métodos diferentes para medir o número de trabalhadores desempregados. Cada método utiliza suas próprias polarizações e sistemas diferentes para fazer e comparar estatísticas do desemprego entre os países, em especial aqueles com sistemas diferentes.

Entretanto, a taxa de desemprego difere de país para país, porque cada um sofre uma conjuntura diferente e é sujeito a condições estruturais diferentes.

Taxa de desemprego por regiões[editar | editar código-fonte]

Taxa de desemprego por país
País ou região Taxa de desemprego em 2007 Taxa de desemprego em 2008 Taxa de desemprego em 2009
Zona do Euro 7,46 7,48 9,41
União Europeia 7,12 6,92 8,91
Países de renda alta 5,60 5,87 8,05
América Latina e Caribe 7,07 6,80 7,98
Oriente Médio e Norte da África 10,33 9,89
América do Norte 4,75 5,83 9,19
Membros da OCDE 5,65 5,95 8,19
Fonte: Banco Mundial ((www.worldbank.org))

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.