Rosana Garcia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Rosana Garcia
Nome completo Rosana Garcia Monteiro
Nascimento 10 de outubro de 1964 (49 anos)
São Paulo, SP
Ocupação atriz
Cônjuge Rogério Mäder
Outros prêmios
Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília de 1997 pelo filme Como Ser Solteiro
IMDb: (inglês) (português)

Rosana Garcia Monteiro (São Paulo, 10 de outubro de 1964) é uma atriz brasileira. É irmã de também atriz Isabela Garcia, filhas de Gilberto Garcia, um dos primeiros roteiristas da Rede Globo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De uma família de artistas, iniciou a carreira de atriz na TV no programa Moacyr Franco Show (Moacyr Franco é seu padrinho de batismo), levada pelas mãos de seu pai Gilberto Garcia, um dos pioneiros da televisão. Sua primeira telenovela foi O Primeiro Amor em 1972 ao lado de Sérgio Cardoso.[1]

Consagrou-se no papel de Narizinho, na primeira versão do seriado Sítio do Pica-pau Amarelo realizada pela Rede Globo (houve duas versões anteriores em outras emissoras). A atriz fez o papel da 1ª grande personagem de Monteiro Lobato entre 1977 e 1980, quando, já crescida demais, teve de ser substituída por uma nova Narizinho depois do episódio A Máscara do Futuro.[2]

De 1998 a 1999 foi apresentadora do canal de vendas Shoptime atuando no programa Babytime.

No teatro Rosana participou das peças: "Lampião no Inferno", "Vive o Cordão Encarnado", "A Tocha na América", "A Bela Borboleta", "A Dama e o Vagabundo", "A Família Ducão", "Branca de Neve" e "O Abre Alas".

Desde 2001, Rosana Garcia não vem trabalhando como atriz, mas como treinadora de novos atores, atividade que começou quando preparou o elenco infantil da novela Estrela-Guia. Trabalhou como instrutora também de atores experientes como Malu Mader, Fábio Assunção e Cláudia Raia.

Em 2010, Rosana ministrou palestras, workshops e Cursos de interpretação para crianças e adultos.[3]

Foi casada com o instrutor de asa delta José Fernando Pereira Monteiro, com quem teve dois filhos: Ana Carolina e Fernando.

Trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Trabalhos no Cinema[editar | editar código-fonte]

Trabalhos no Teatro[editar | editar código-fonte]

Trabalhos como Instrutora de Dramaturgia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]