Rosana Garcia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Rosana Garcia
Nome completo Rosana Garcia Monteiro
Nascimento 10 de outubro de 1964 (50 anos)
São Paulo, SP
Ocupação atriz
Cônjuge José Fernando Monteiro (1982-2003)
Rogério Mader (2006-2013)
Outros prêmios
Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília de 1997 pelo filme Como Ser Solteiro
IMDb: (inglês)


Rosana Garcia Monteiro (São Paulo, 10 de outubro de 1964) é uma atriz brasileira. É irmã de também atriz Isabela Garcia, filhas de Gilberto Garcia, um dos primeiros roteiristas da Rede Globo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De uma família de artistas, iniciou a carreira de atriz na TV no programa Moacyr Franco Show (Moacyr Franco é seu padrinho de batismo), levada pelas mãos de seu pai Gilberto Garcia, um dos pioneiros da televisão. Sua primeira telenovela foi O Primeiro Amor em 1972 ao lado de Sérgio Cardoso.[1]

Consagrou-se no papel de Narizinho, na primeira versão do seriado Sítio do Pica-pau Amarelo realizada pela Rede Globo (houve duas versões anteriores em outras emissoras). A atriz fez o papel da 1ª grande personagem de Monteiro Lobato entre 1977 e 1980, quando, já crescida demais, teve de ser substituída por uma nova Narizinho depois do episódio A Máscara do Futuro.[2]

De 1998 a 1999 foi apresentadora do canal de vendas Shoptime atuando no programa Babytime.

No teatro Rosana participou das peças: "Lampião no Inferno", "Vive o Cordão Encarnado", "A Tocha na América", "A Bela Borboleta", "A Dama e o Vagabundo", "A Família Ducão", "Branca de Neve" e "O Abre Alas".

Desde 2001, Rosana Garcia não vem trabalhando como atriz, mas como treinadora de novos atores, atividade que começou quando preparou o elenco infantil da novela Estrela-Guia. Trabalhou como instrutora também de atores experientes como Malu Mader, Fábio Assunção e Cláudia Raia.

Em 2010, Rosana ministrou palestras, workshops e Cursos de interpretação para crianças e adultos.[3]

Foi casada com o instrutor de asa delta José Fernando Pereira Monteiro, com quem teve dois filhos: Ana Carolina e Fernando.

Trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Trabalhos no Cinema[editar | editar código-fonte]

Trabalhos no Teatro[editar | editar código-fonte]

Trabalhos como Instrutora de Dramaturgia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]