Delphine Seyrig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Delphine Seyrig
Nome completo Delphine Claire Belriane Seyrig
Nascimento 10 de abril de 1932 (82 anos)
Beirute, Líbano
Nacionalidade  França
Morte 15 de outubro de 1990 (58 anos)
Paris, França
IMDb: (inglês)

Delphine Seyrig nascida como Delphine Claire Belriane Seyrig (Beirute, Líbano10 de abril de 1932 - Paris, França, 15 de outubro de 1990) foi uma atriz do cinema francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira em seriados na TV francesa mas ganhou prestígio, fama e dinheiro ao ser a estrela de "O ano passado em Marienbad", um clássico de Alain Resnais de 1961, considerado até hoje um dos filmes mais importantes do cinema francês e da Nouvelle Vague.

Trabalhou com diretores importantes como Joseph Losey, Luis Buñuel e François Truffaut e foi a estrela de filmes como "Accident"; "Beijos Roubados" e "O Discreto Charme da Burguesia".

Se dedicou também ao teatro, interpretando sempre clássicos de Pirandello, Tchecov e Ivan Turgueniev. Visitou o Brasil em 1986 para participar como convidada especial do júri do FestRio.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]