Dick Fosbury

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dick Fosbury
Informações pessoais
Nome completo Richard Douglas Fosbury
Modalidade Atletismo
Nascimento 6 de Março de 1947 (67 anos)
Portland, Oregon
Nacionalidade  Estados Unidos
Compleição Peso: 83 kg Altura: 1,93m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Cidade do México 1968 Salto em altura

Richard 'Dick' Douglas Fosbury (Portland, 6 de Março de 1947) é um atleta americano que revolucionou o salto em altura criando uma técnica de saltar de costas, atualmente conhecida como Salto Fosbury.

Dick Fosbury experimentou pela primeira vez esta nova técnica aos 16 anos, enquanto fazia o ensino médio em Medford.[1] Ele não gostava do estilo predominante até então, o "método straddle," e começou a saltar com o ultrapassado "Salto tesoura".[2]

Depois de se formar na Medford High School em 1965, ele se inscreveu na Universidade do Estado do Oregon em Corvallis. Fosbury venceu em 1968 o campeonato da NCAA usando sua nova técnica, assim como as seletivas olímpicas.

Nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México, ele ganhou a medalha de ouro e estabeleceu um novo recorde olímpico ao saltar 2,24m e mostrando o potencial de sua nova técnica. Apesar das reações da comunidade do Salto em altura terem sido céticas no início, o "Salto Fosbury" rapidamente se tornou popular.

Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Munique 1972, 28 dos 40 competidores utilizaram-se da técnica de Fosbury. Nos 1980, 13 dos 16 finalistas olímpicos utilizaram esta técnica.[3] Dos 36 medalhistas olímpicos no evento, de 1972 até 2000, 34 utilizaram o "Salto Fosbury".[2] Hoje esta técnica é a mais popular.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Athletics pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atleta, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.