Did It On'em

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Did It On'em"
Single de Nicki Minaj
do álbum Pink Friday
Lançamento 7 de Março de 2011
Formato(s) Download digital
Gravação 2010
Gênero(s) R&B, Hip Hop
Duração 3:32
Gravadora(s) Young Money
Composição Onika Tanya Maraj, Shondrae Crawford e J. Ellington
Produção Seandrae Crawford
Informações sobre o vídeo musical
Lançamento 27 de Maio de 2011 (2011-05-27)
Diretor(es) DJ Scooby Doo
Duração 3:41
Cronologia de singles de Nicki Minaj
Último
Último
Moment 4 Life
(2010)
"Super Bass"
(2011)
Próximo
Próximo
Lista de faixas de 'Pink Friday'
Último
Último
"Roman's Revenge"
(2)
"Right Thru Me"
(4)
Próximo
Próximo

"Did It On'em" é uma canção da rapper Nicki Minaj para seu primeiro álbum de estúdio Pink Friday. Foi escolhida como o quarto single do álbum e lançado em 7 de Março de 2011 nas rádios norte-americanas.

Processo de escrita e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Foi escrita por Shondrae Crawford, Onika Tanya Maraj e por J. Ellington. Depois do single Moment 4 Life ter alcançado o topo da Hot R&B/Hip-Hop Songs e da Hot Rap Songs, Nicki lançou o seu quarto single. A canção é a número "3" do CD e tem duração de 3:32 minutos. Foi produzida por Seandrae Crawford, o Senhor Bangladesh, que já produziu músicas como Video Phone e Diva para Beyoncé. Ele já trabalhou com Lil Wayne, Ludacris, Missy Elliot e Ke$ha.

A letra se assemelha em parte à "Moment 4 Life", por falar sobre o passado de Nicki Minaj antes da fama e assim como a antecessora, recebeu algumas críticas negativas. O refrão é: "Shitted on 'em, man I just shitted on 'em. Shitted on 'em, put yo' number two's in the air if you did it on 'em". Após o coro, ela canta: "All these bitches is my sons [...] Bitch I get money so I do's what I pleases".

Recepção e crítica[editar | editar código-fonte]

A canção recebeu crítica muito positivas. Alguns especialistas analisaram o fato da transformação de Minaj de uma cantora de mixtape para uma cantora profissional com contrato com uma gravadora. Scott Plagenhoef disse que essa é a "melhor faixa do disco, devido ao fato de que ela apresenta Minaj indo 'de igual para igual' [...]". Pelo fato de Nicki Minaj fazer uma voz rude e grossa na canção, Tom Breihan afirmou que esse fator favorece muito a canção. Margaret Wappler (do Los Angeles Times) comparou a música com a canção de Lil Wayne, "A Milli", do álbum Tha Carter III. A Rolling Stone colocou a música em número 25 das 50 melhores músicas de 2010. A única nota negativa veio de Sam Wolfson e quase aparece na "Lista Negra do Teen Choice Awards" por ser "muito vulgar e irritante".

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videocilpe de Did It On'Em foi anunciado em Abril de 2011 para o dia 27 de maio às 19:00, como visto em seu Facebook oficial

Desempenho nas paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Parada (2011) Melhor
posição
 Estados Unidos - Billboard Hot 100 49
 Estados Unidos - Billboard R&B/Hip-Hop Songs 3
 Estados Unidos - Billboard Rap Songs 4 (3x)

Referências