Pink Friday

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Pink Friday
Álbum de estúdio de Nicki Minaj
Lançamento 19 de Novembro de 2010
(ver histórico de lançamento)
Gravação 200910
54 Sound Studios
(Detroit, Michigan)
Chalice Recording Studios
(Los Angeles, Califórnia)
Glenwood Place Studios
(Burbank, Califórnia)
Gênero(s) Hip-hop, R&B, pop[1] [2]
Duração 50:55 (Edição padrão)
61:43 (Edição deluxe)
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Young Money, Cash Money, Universal Motown
Produção Swizz Beatz, Kane Beatz, Drew Money, Oak, Pop Wansel, J. R. Rotem, Bangladesh, T-Minus, will.i.am, BlackOut Movement, Kevin Hissink (co-produtor), John B (co-produtor)
Certificação Estados Unidos Platinum.png Platina[3]
(ver lista de certificações)
Cronologia de Nicki Minaj
Último
Último
Pink Friday: Roman Reloaded
(2012)
Próximo
Próximo
Singles de Pink Friday
  1. "Your Love"
    Lançamento: 1 de Junho de 2010
  2. "Check It Out"
    Lançamento: 3 de Setembro de 2010
  3. "Right Thru Me"
    Lançamento: 24 de Setembro de 2010
  4. "Moment 4 Life"
    Lançamento: 7 de Dezembro de 2010
  5. "Did It On'em"
    Lançamento: 7 de Março de 2011
  6. "Girls Fall Like Dominoes"
    Lançamento: 11 de Abril de 2011
  7. "Super Bass"
    Lançamento: 13 de Maio de 2011
  8. "Fly"
    Lançamento: 30 de Agosto de 2011

Pink Friday é o primeiro álbum de estúdio da rapper trinidiana Nicki Minaj, lançado no dia 19 de novembro de 2010 pela Universal Music e no dia 22 de novembro pela Young Money, Cash Money e Universal Motown. O álbum foi lançado em oito versões diferentes ao redor do mundo, porém, as principais edições são a padrão[4] (que contém 13 faixas) e a deluxe[5] (que contém 16 faixas). Ele foi precedido por dois singles oficiais: "Your Love", que atingiu a 14ª posição da Billboard Hot 100 e a 1ª posição da Hot Rap Songs (liderando a mesma por 8 semanas consecutivas, fato que não acontecia com uma artista feminina desde 2003) e "Right Thru Me", que atingiu a 26ª posição da Hot 100 e a 3ª da Hot Rap Songs. O single promocional "Check It Out" foi lançado nesse mesmo período e atingiu a 24ª posição da Hot 100 e 14ª da Hot Rap Songs. Em seguida, outros cinco singles oficiais e outro promocional foram lançados, sendo o de maior destaque entre eles "Super Bass", que atingiu a 3ª posição da Hot 100 e recebeu certificado de platina por mais de 1,8 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. Apesar do sucesso mainstream, Pink Friday não foi lançado no Brasil.

Os gêneros de produção incorporados em Pink Friday variam entre o Hip-hop, o R&B e o Pop. As contribuições para a produção do álbum vieram de uma ampla gama de produtores, incluindo J. R. Rotem, Bangladesh, Swizz Beatz, T-Minus e will.i.am. Após um lançamento extremamente antecipado devido o grande sucesso obtido pelas participações de Minaj nos singles de outros artistas, o álbum estreou na segunda posição da Billboard 200 pelas vendas de 375.000 unidades na semana de estreia, mais tarde atingindo a primeira posição da tabela. Pink Friday acabou recebendo certificado de platina da Recording Industry Association of America (RIAA) pelas mais de 1 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos e, até setembro de 2011, havia vendido 1.588.000 cópias no país. O álbum também obteve sucesso internacional, chegando a atingir o top vinte de quatro países e vendendo mais de 300.000 cópias no Reino Unido na primeira semana, recebendo assim certificado de ouro da British Phonographic Industry (BPI).

Produção[editar | editar código-fonte]

Will.I.Am um dos colaboradores do álbum.

O álbum foi gravado em várias localidades incluindo o 54 Sound Studios em Detroit, Chalice Recording Studios em Los Angeles e no Glenwood Place Studios em Burbank na California. Swizz Beatz confirmou uma parceria com Nicki Minaj no álbum, assim como Kanye West, Rihanna e will.i.am. Com o passar do tempo, as parcerias com Eminem, Drake e Natasha Bedingfield tambem foram confirmadas. As canções foram todas escritas por Minaj e tiveram a colaboração de Kaseem Dean, Seandrae Crawford, Stephen Hacker, Geoffrey Downes, Natasha Bedingfield, James Brown dentre outros compositores.

Cquote1.svg Eu tomei uma decisão consciente: tentar suavizar a sensualidade. Eu quero que as pessoas, sobretudo os jovens, saibam que na vida, nada se baseia na atração sexual. Você tem que ter algo a mais para oferecer. Cquote2.svg
Nicki Minaj sobre Pink Friday

Singles[editar | editar código-fonte]

Your Love[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro single do álbum. Sua estréia foi realizada no dia 1 de Junho de 2010. Com tudo, a canção foi lançada em um período em que também foram lançados singles como OMG de Usher, Alejandro de Lady Gaga e Love the Way You Lie de Eminem com Rihanna, mesmo assim, isso não impediu a canção de chegar a décima quarta posição da parada norte-americana Billboard Hot 100. Liderou a Hot Rap Songs por oito semanas consecutivas e recebeu uma certificação de platina pela RIAA.

Right Thru Me[editar | editar código-fonte]

Este foi o segundo single e teve seu lançamento efetuado no dia 24 de Setembro de 2010. Chegou a terceira posição da Hot Rap Songs e alcançou a posição máxima de número 26 na Billboard Hot 100. Embora tenha chegado a quarta posição da Hot R&B/Hip-Hop Songs, só conseguiu a posição de número 60 no Canadá. Teve a produção de Drew Money e foi certificada como ouro pela RIAA.

Moment 4 Life[editar | editar código-fonte]

É o terceiro single do álbum e teve colaboração do canadense Drake. Foi lançado em 7 de Dezembro de 2010 e pode ser considerado o carro-chefe do álbum pois alcançou, novamente, a primeira posição da Hot Rap Songs por nove semanas consecutivas, desbancando rappers consagrados como Pitbull e até o próprio Lil Wayne, coincidiu com o lançamento da canção Roll Up do estreante Wiz Khalifa. Também chegou ao primeiro lugar da Hot R&B/Hip-Hop Songs por cinco semanas seguidas e debutou no número 13 da Billboard Hot 100. Recebeu uma certificação de ouro pela RIAA e teve produção de T-Minus.

Did It On'em[editar | editar código-fonte]

Foi lançado como quinto single do álbum em 7 de Março de 2011. A canção não repetiu o grande sucesso de seus primeiros singles e chegou ao número 49 na Billboard Hot 100. Suas melhores posições foram alcançadas na Hot Rap Songs (onde chegou a quarta posição) e na Hot R&B/Hip-Hop Songs (onde chegou a terceira posição). Mesmo com os fracos desempenhos permaneceu na Hot 100 por mais de 15 semanas e na Hot R&B/Hip-Hop Songs por mais de 20 semanas.

Super Bass[editar | editar código-fonte]

O sexto single foi Super Bass que teve seu lançamento efetuado no dia 5 de Abril de 2011. Chegou ao número 11 da Hot Rap Songs, 3 da Billboard Hot 100, 17 da Pop Songs, ao número 6 da Billboard Digital Songs e ao 33 na Irlanda. A canção teve recepção positiva, sendo comparada a grandes hits de outros artistas (Beyoncé é um exemplo). Taylor Swift também fez um cover durante uma entrevista em Nashville, assim como Selena Gomez também fez um cover da música para um vídeo no YouTube. Ao lado de Your Love e Moment 4 Life é um dos singles mais famosos da cantora.

Girls Fall Like Dominoes[editar | editar código-fonte]

Foi lançado como o sétimo single do álbum a 17 de Abril de 2011 apenas na Austrália, Nova Zelândia e em alguns países europeus. Estreou na décima terceira posição na Nova Zelândia, no número 99 na ARIA Charts da Austrália e 24 no Reino Unido. Também chegou a Irish Singles Chart (tabela de singles irlandesa) na posição de número 50. A canção foi produzida por J. R. Rotem e tem uma colaboração não creditada da banda britânica "The Big Pink". Originalmente foi lançada como single promocional mas devido às altas vendas foi lançada como single.[6]

Fly[editar | editar código-fonte]

O dueto com a cantora de R&B Rihanna foi lançado como single no final do ano de 2010. Em 30 de Agosto de 2011 foi lançado como o oitavo single do álbum. A canção, que também foi produzida por J.R. Rotem, foi bem recebida pelos críticos contemporâneos e chegou às principais paradas musicais nos EUA, no Canadá e Reino Unido, além de ter alcançado boas colocações na Nova Zelândia e na Austrália.[7]

Promoção[editar | editar código-fonte]

Singles promocionais[editar | editar código-fonte]

Os singles promocionais objetivam promover uma gravação comercial. Para seu primeiro álbum, Minaj lançou três singles promocionais, são eles:

Tour[editar | editar código-fonte]

Nicki anunciou via Twitter que promoveria uma espécie de mini-turnê para anunciar o disco Pink Friday. Cinco datas foram anunciadas e a abertura da tour foi no dia 22 de Outubro de 2010 na Philadelphia e a mini-turnê se encerou no dia 30 de Outubro do mesmo ano no Port of Spain capital de Trinidad e Tobago. Nicki também fez os shows de abertura da Femme Fatale Tour de Britney Spears a partir de 16 de Junho de 2011.

Prêmios e Nomeações[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Resultado
2011 American Music Awards Álbum Rap/Hip-Hop Favorito Venceu
BET Hip Hop Awards Álbum do ano Indicado
Billboard Music Awards Top Rap Album Indicado
Z Awards Álbum do ano Indicado
2012 Grammy Awards Melhor Álbum Rap Indicado

Alinhamento de faixas[editar | editar código-fonte]

A lista de faixas oficial (de acordo com a MTV) foi revelada através do iTunes no dia 30 de outubro de 2010.[1] [8]

Edição Padrão
# Título Compositor(es) Produtor(es) Duração
1. "I'm the Best"   Onika Maraj, Daniel Johnson Kane Beatz 3:37
2. "Roman's Revenge" (com Eminem) Maraj, Kaseem Dean, Marshall Mathers, T. Smith Swizz Beatz 4:38
3. "Did It On'em"   Maraj, Seandrae Crawford, J. Ellington, S. Samuels Bangladesh 3:32
4. "Right Thru Me"   Maraj, Stephen Hacker, Andrew Theilk Drew Money 3:56
5. "Fly" (com Rihanna) Maraj, Kevin Hissink, W. Jordan, Jonathan Rotem, C. Rishad J. R. Rotem, Kevin Hissink* 3:33
6. "Save Me"   Maraj, Warren Felder, Pop Wansel Oak, Pop Wansel 3:05
7. "Moment 4 Life" (com Drake) Maraj, Aubrey Graham, Nikhil Seetharam, Tyler Williams T-Minus 4:39
8. "Check It Out" (com will.i.am) Maraj, William Adams, Geoffrey Downes, Trevor Horn, Bruce Woolley will.i.am 4:11
9. "Blazin'" (com Kanye West) Maraj, Kanye West, Theilk, K. Forsey, S. Schiff Drew Money 5:02
10. "Here I Am"   Maraj, K. Dean, J. Williams, Robbie Bronnimann Swizz Beatz, John B* 2:55
11. "Dear Old Nicki"   Maraj, Johnson Kane Beatz 3:53
12. "Your Love"   Maraj, David Freeman, Joseph Hughes, Wansel, Felder Oak, Pop Wansel 4:05
13. "Last Chance" (com Natasha Bedingfield) Maraj, Natasha Bedingfield, Theilk Drew Money 3:51
Duração total:
50:56
Notas
  • O * indica o(s) co-produtor(es).

Samples e interpolações[editar | editar código-fonte]

Adaptado do encarte do álbum.[12]

  • "Right Thru Me": Contém samples de "Always With Me, Always With You", de Joe Satriani.
  • "Check It Out":
  • "Blazin": Contém samples de "Don't You (Forget About Me)", performada por Simple Minds.
  • "Here I Am": Contém samples de "Red Sky", de John B e Shaz Sparks.
  • "Your Love": Contém samples de "No More I Love You's", de Annie Lennox.
  • "Girls Fall Like Dominoes":
    • Contém samples de "Dominos", escrita pelo The Big Pink.
    • Contém interpolações de "Trailar Load a Girls", escrita por Cleveland Browne, Greville Gordon e Whycliffe Johnson.

Lançamento e Recepção[editar | editar código-fonte]

"Pink Friday" estreou na segunda posição da Billboard 200, com 375.000 cópias vendidas na primeira semana, sendo o segundo maior número em vendas na primeira semana para uma cantora de hip-hop desde The Miseducation of Lauryn Hill, de Lauryn Hill, em 1998.[13] Mais tarde, chegou ao primeiro lugar da Billboard 200, da Billboard R&B/Hip-Hop Albums e da parada de vendas de álbuns de Rap. Recebeu pela RIAA certificação de platina por mais de 1 milhão cópias vendidas nos Estados Unidos e ouro pela British Phonographic Industry por mais de 100 mil cópias vendidas no Reino Unido. No que tange seus singles oficiais, conseguiu colocar todos nas cinquenta primeiras posições da parada "Billboard Hot 100" e todos entre os cinco mais vendidos da Hot R&B/Hip-Hop Songs e da Hot Rap Songs.

Desempenho Gráfico[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas Allmusic
  2. Nicki Minaj: The Billboard Cover Story.
  3. a b SEARCHABLE DATABASE (RIAA).
  4. Amazon.com: Pink Friday: Nicki Minaj: Music.
  5. a b Amazon.com: Pink Friday [Deluxe Edition: Nicki Minaj: Music].
  6. Radio 1 Playlist (em inglês). BBC Radio 1. Arquivado do original em 18 de Abril de 2011. Página visitada em 18 de Abril de 2011.
  7. Hot 100: Week of December 11, 2010 (Biggest Jump). Billboard. Prometheus Global Media. Página visitada em December 2, 2010.
  8. Ziegbe, Mawuse. "Nicki Minaj's Pink Friday Track List Revealed", MTV News. MTV Networks, 2010-10-31. Página visitada em 2010-10-31.
  9. Repertoire BMI. BMI.com. Acessado em 04-08-2011.
  10. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas iTunes_EUA
  11. a b Nicki Minaj Pink Friday (New Zealand Deluxe Edition).
  12. Album's liner notes - Pink Friday - Nicki Minaj - 2010 - CD - Young Money Entertainment, Cash Money Records, Universal Motown.
  13. Kanye West, Nicki Minaj Score Big Debuts on Billboard 200.
  14. Williams, John (1 de Dezembro de 2010). Kanye has beautiful chart debut. Jam! Music. CANOE. Página visitada em 13 de Agosto de 2011.
  15. Caulfield, Keith. "Nicki Minaj Hits No. 1 in 11th Week on Billboard 200", Billboard, Prometheus Global Media, 9 de Fevreiro de 2011. Página visitada em 13 de Agosto de 2011.
  16. US Billboard Hip Hop/R&B Albums.
  17. Top 100 Music Hits, Top 100 Music Charts, Top 100 Songs & The Hot 100. Billboard.com. Página visitada em 13 de Agosto de 2011.
  18. Top 40 Official UK Albums Archive: 6th August 2011. The Official Charts Company. Página visitada em 13 de Agosto de 2011.
  19. australian-charts.com - Nicki Minaj - Pink Friday. Hung Medien. Página visitada em 13 de Agosto de 2011.
  20. ARIA Charts. ARIA. Página visitada em 09 de Abril de 2012.
  21. Pesquisar 'Nicki Minaj'. BPI. Página visitada em 09 de Abril de 2012.