Discussão:Évora

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[[Évora é uma casa sucegada construída por Vitor Marques aos sessenta e sete anos de idade, no ano 82, ocupada mais tarde por Ascensão rezervando a Vitor Marques o lugar de se ocupar da guarda das patas que vinha tratar por oito anos, certo é que Vitor Marques teve de volver a Lisboa por causa de Balbino que se julgava com mais direito e disparava a pistola a torto e a direito fazendo cinco feridos. Em Lisboa já velho viu que não podia tomar conta das patas por causa da sua duração, i., é as patas punham ovos de oito em oito anos mas viviam uma eternidade, especialista no seu gene reduziu-se há idade do seu filho e filha que sobraram do tiroteio da Balbino, infelizmente morreu no Campo Pequeno morto por um Caria após ficar inutilizado numa pega de caras de touro manso de cornos desprotegidos, a cidade de Évora cresceu ora cheia ora vazia como em 58, o que é certo é que a sua viúva ainda está viva e mora lá claro está, nunca gostou de Lisboa. O seu neto José também mora em Évora de vez em quando, onde tem residência própria. do ano 58 para o ano 14 são escritas estas linhas e até parece impossível como em 98 foi por nomeação elevada a património mundial, o que lançou sobre toda a família uma perseguição terrível, uma frequência negativa que não é característica de uma cidade património mundial.]]Viva a Vitor Marques que estendeu o seu património até há margem Sul do rio Douro, já com o nome de Manuel José Marques, a Sul o paralelo de Évora.[[Esta família foi espoliada pelos Borbons de Espanã sem qualquer queixa ou recompensa, permitiu várias cidades na sua propriedade e não se considera representada no Parlamento Português nem nas Cortês de Espanã. Por outro lado tem vários patrimónios mundiais da humanidade dentro da propriedade. Tudo isto é Évora.]]

Edições de 15-Nov-2009[editar código-fonte]

---v.17652558 (utz: Stegop)---[editar código-fonte]

Não pretendi alterar o conteúdo, apenas actualizei os dados da C.M., eliminei redundâncias (nomeadamente as relativas às informações do quadro), fiz alguns ajustes na formatação e nos links.

Removi «e é considerada uma das mais belas cidades portuguesas e uma das cidades portuguesas com maior qualidade de vida» - quanto a ser da mais belas, pela mina parte não tenho dúvidas, mas pode ser polémico; em relação à qualidade de vida, mais uma vez é polémico (por ex., o artigo da en.wikipedia cita um estudo do Expresso que a coloca em 58º lugar).

Adicionei {{Expandir}} porque o artigo me parece pobre para uma cidade com a importância de Évora.

PS: Estive tentado a apagar a secção anterior desta página...
--Stegop (discussão) 08h48min de 15 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

---v.17653282 (utz: Tm)---[editar código-fonte]

Não vou repor a edição que foi parcialmente desfeita por [[Usuário:Tm|Tm] pois não quero entrar em polémica por causa de detalhes, mas não concordo com a alteração/reposição porque:

  1. «situada na região Alentejo e subregião do Alentejo Central, com uma população de cerca de 41 159 habitantes»» - esta informação já está no quadro da direita, para quê repeti-la? Nota: "subregião" escreve-se com hífen (sub-região) e a formatação normalizada de 41159 é 41.159.
  1. Referência «UMA POPULAÇÃO QUE SE URBANIZA...» - o texto da página indicada nada tem a ver com Évora nem é evidente que seja de "Cidades, 2004". Parece-me que o conteúdo do URL deve ter mudado após a referência ter sido incluída. Além disso, há um erro nos argumentos da pré-definição (accessano?).

Aqui fica a minha proposta de compromisso para os 2 primeiros parágrafos, que apenas corrige os detalhes de ortografia e forma, além de suprimir a referência que não o é, e a "sede de antiga diocese", que não me parece relevante:

---
Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, situada na região Alentejo, sub-região do Alentejo Central, com uma população de cerca de 41.000 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1307,04 km² de área e 54.780 habitantes (2008), subdividido em 19 freguesias, limitado pelos seguintes municípios: Arraiolos a norte, Estremoz a nordeste, Redondo a leste, Reguengos de Monsaraz a sueste, Portel a sul, Viana do Alentejo a sudoeste e Montemor-o-Novo a oeste. É sede de metrópole eclesiástica (Arquidiocese de Évora).
---
--Stegop (discussão) 00h19min de 16 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

A referência encontra-se num quadro aqui a que se pode aceder se clicar na imagem por baixo do texto que diz "CIDADES, 2004" no link fornecido. Estes dados são os últimos dados oficiais a que se acedem mais facilmente. Por isso, este trecho de texto está devidamente citado, e, parece-me, é das informações mais procuradas por quem consulta estes artigos (não imagina a quantidade de vezes que alguém, normalmente IPs alteram os valores das populações das cidades para valores disparatados, sem fornecer referências). Esta forma de introdução encontra-se praticamente em todos os artigos sobre as cidades e vilas portuguesas. Quanto à referência à sua diocese e antiga diocese, por mim, deixava ficar pois tem importância para a história da desta cidade, pois não se pode esquecer da relação entre as sedes de dioceses e a importância (presente ou passada) das sedes onde estas se encontra(ra)m. Cumprimentos

P.S: Vou corrigir o problema com o erro nos argumentos da pré-definição. Tm (discussão) 01h48min de 18 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

Music group from Evora[editar código-fonte]

nearly fifteen years ago, there must be a musical group from Evora, the Ciganos d'Evora. There music was sold in petrol stations in this time, so they must be quite popular. The compact cassette I bought was dedicated a Joao Bonitao (I omit some special characters), and was called "Rumbas Ciganas" Vol. 11. There music was OK - nothing special or "revolutionary", but a quite nice sound. Perhaps someone can write an article about them. --94.216.62.248 (discussão) 13h10min de 27 de julho de 2013 (UTC)[responder]

additional: some songs of Bonitao can be found on youtube. I am the User:Cholo Aleman from the German Wikipedia. --94.216.62.248 (discussão) 16h07min de 9 de agosto de 2013 (UTC)[responder]