Discussão:Biodiesel/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sobre o desenvolvimento do biodiesel[editar código-fonte]

Acho que seria de bom tom haver a inclusao dos desenvolvedores do Biodiesel, como o cearense Expedito Parente. Afinal, nao surgiu do nada. O artigo deve contar o que é, para que serve, qual o impacto, quem desenvolveu, por que desenvolveu etc.

Foi enviado e-mail para ele e não houve resposta. --Mago® 19h54min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)

tom de crítica política[editar código-fonte]

O autor dos tópicos Reiventando a Roda e A Roda está claramente defendendo uma opinião puramente política e própria quando diz que o biodiesel é

"um novo invento das Arábias"


de fato só essas palavras de um texto podem parecer que uma opinião politica, (que seja) mas por outro lado o biodiesel não deixa de ser um projeto politico, tem até legislação.

ou que é feito a partir do

"refino de excrementos animais".
o que é gás ?

Um artigo como o do biodiesel deveria incluir informações essencialmente tecnológicas.

Também acredito que o blending, isto é, a mistura do petrodiesel com o biodiesel demonstra claramente que não é necessário nenhum ajuste nos motores a ciclo Diesel já em funcionamento,

De acordo Luis Pasquotto, diretor de Marketing, Vendas e Engenharia da Cummins Latin América, os motores atendem as normas americana (ASTM 67510) e européia (EM – 14214). “No momento em que são desenvolvidos podem sofrer adaptações e serem ajustados ao combustível do país a que se destina. A expectativa é que tenha durabilidade por mais de 60 anos. Outros tipos de combustíveis até podem ser utilizados, desde que os fabricantes adaptem os motores”.


como por exemplo ajustes no bico injetor ou qualquer acessório de um motor a ciclo Diesel,

Estranho pensei que existisse propriedades diferentes entre os diversos tipos de oleo. Pelo que voce afirma pode-se lubrificar o motor de um carro com um oleo 10 em vez de 40 .


para o uso do biodiesel ou dos blends como combustível alternativo. Corrija-me, caso esteja errado, com justificativas plausíveis. A mistura do petrodiesel com o biodiesel está relacionado apenas à questão econômica,

Subsidios? não haveria necessidade alguma , no supermercado compra-se oleo de soja em embalagens de 1 litro ao preço do diesel.


já que, por enquanto e enquanto não houver subsídios ao biodiesel, a produção da versão petro continua sendo mais barata.

Monopolio é subsidio ?

Por isso, alterei o status do artigo para artigo parcial. U.m --- 20:25, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Parcialidade improcedente[editar código-fonte]

  1. Reinventando a roda: De fato deve ser substituído or outro termo.
Pode incluir por exemplo, Redescobrindo as aplicações dos óleos vegetais.

Wilson Simão 12:30, 8 Dezembro 2006 (UTC)


  1. Refino de excrementos animais=> Estão sendo feitos experimentos para produzir o biodiesel não só de excrementos animais da gordura esgotos e de óleos usados em frituras. Uma das dificuldades encontradas é justamente a separação da glicerina que está tornando alguns processos inviáveis.A Universidade Federal do Paraná através do curso de Engenharia Ambiental está trabalhando em diversos processos de melhora na produção do combustível.
concordo na china há seculos que usam gás das fossas cepticas para produzir fogo Wilson Simão 12:30, 8 Dezembro 2006 (UTC)


  1. Sim a questão é econômica.
(Concordo) Wilson Simão 12:30, 8 Dezembro 2006 (UTC)
  1. Quanto ao autor, os artigoa da wikipédia nâo têm autor. Bara observar como estes vão se desenvolvendo, por favor veja no histórico.


(Concordo plenamente) Evoluir a parir de, tudo bem , mas retirar o artigo só porque os outros o fazem ou por não entender a importancia é um erro grave. Wilson Simão 12:30, 8 Dezembro 2006 (UTC)


  1. Quanto à inclusão de tags como parciais, procure utilizar seus conhecimentos da área para melhora os artigos ao invés de rotulá-los, um trabalho colaborativo se faz com colaboração de todos, e a inserção de tags muitas vezes acaba por desestimular aqueles que estão produzindo o bem comum, que é o conhecimento doado livre e gratuitamente.

Portanto, sugiro que aqueles que têm conhecimentos em determinadas áreas, ao invés de criticar, simplesmente equilibrem o artigo.

(melhor ainda parabens pelo equilibrio) Isso porque muitas vezes quem escreve nem sempre é simpatico a essa ou aquela doutrina.

Wilson Simão 12:30, 8 Dezembro 2006 (UTC)

Um abraço e boas colaborações.Angeloleithold 22:03, 4 Março 2006 (UTC)

Erro grave de edição[editar código-fonte]

Para um nome tão novo o biodiesel (bio = vida + Diesel = óleo) esta se mostrando um assunto muito amplo, tem muita informação, tem até receita de bolo caseiro, no entanto o cerne da informação continua vazio. Biodiesel não pode ser nunca o nome ou marca de um produto e sim dum projeto o qual procura garantir até a ultima gota do petroleo o sucesso de uma determinada empressas petroliferas.

Não entendi exatamente por que não podemos referenciar o biodiesel como um combustível. Até o governo o trata assim, [1], bem como diversos sites relacionados ao assunto. Giro720 14:31, 2 Dezembro 2006 (UTC)

Sim , um bio-combustível poderia ser o biodiesel referenciado aqui tudo bem mas não é.

Devemos entender que existe o direito do consumidor e esse (consumidor) quer saber o que esta comprando no posto de combustíveis, afinal a maquina do seu Scania "que pode custar o valor de alguns Rolls Royse" é que esta em jogo, nesse caso onde ficaria a responsabilidade? Na wikipédia?.

"Até o governo trata assim" é uma premissa.

Acreditar no governo tem limites. E em certos países é o mesmo que ser enganado. Se você esta na Argentina “as Malvinas são deles” mas se você se encontra na Inglaterra “não existe Malvinas mas ilhas. Falkland’s são inglesas” isso é exemplo de pontos de vistas que podem custar caro a alguem mas que não levam a nada.

Como a wikipédia não tem fronteiras mesmo, é interessante que não consultem os governos quando falam de certos assuntos. Por isso, essa nomenclatura que envolve muita responsabilidade deve ser alterada . Por experiência própria “eu principalmente” não confio nos técnicos na Petrobrás “porque já houve tempo que misturavam gasolina no óleo (diesel) o que resultou incêndio em muitas embarcações e danificou os motores de vários veículos de carga.Mas mesmo assim esse argumento não vale (existem tecnicos honestos).


No caso do incendio, a Petrobrás deveria se responsabilizar e no entanto o que mais fez foi informar com panfletos “que agora o diesel é inflamável” nesse caso a "cia" é que não tem respeito com o consumidor e comercialmente não merece credito.


Esse caso serve também de exemplo, quando um hipotético combustível “for acrescido ao óleo diesel, o diesel continua sendo o mesmo óleo de sempre, só informando que foi acrescido de uma mistura X que pode ser um sub-produto do petróleo como a gasolina ou vegetal (álcool) e ou animal banha toucinho de porco etc, nessas opções o óleo continuará sendo sempre o mesmo diesel, acompanhado é lógico de sua respectiva vantagem. Nesse sentido o termo Biodiesel é nome de uma... (uma solução, uma iniciativa, um projeto, um programa , uma meta etc) do governo com a Petrobrás, que ambos procuram um jeito de mesclar outro elemento ao combustível original e da forma como estão tratando aqui, dão entender “ao cliente em potencial “ que o biodiesel é um produto das arábias, quando na realidade é somente uma alteração (por meio de misturas) as propriedades originais do óleo diesel. Por isso biodiesel é uma meta e nunca um produto.

Ok, o meu exemplo foi péssimo, mas compreendo seu ponto ponto de vista. =) Giro720 15:15, 3 Dezembro 2006 (UTC)

Não há de que (eu também escorreguei nessa diversas vezes), mas se quizer usar uma informação mais oficiosa para simplificar esse assunto, é só dizer que o Biodiesel é uma adulteração que pretende garantir a sobrevida da Petrobras Wilson Simão 04:27, 4 Dezembro 2006 (UTC)

Senhores,

A definição do que seja Biodiesel pode melhorada, por exemplo:

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador. Desse processo também se extrai a glicerina, empregada para fabricação de sabonetes e diversos outros cosméticos. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se pode produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

fonte: http://www.biodiesel.gov.br/

ou seja:

O Biodiesel é obtido de à partir de oleos vegetais ou gorduras animais através de uma processo de esterificação ou transesterificação, no qual é utilizado o Alcool comum (etanol) ou o metanol. O Biodiesel, enquanto combustível pode ser utilizado puro ou adicionado em diferentes proporções ao oleo Diesel.


grato,

"Re-Inventar" o Biodisel[editar código-fonte]

Uma vez que é um artigo delicado e está visto que há muito que discutir, propunha que se reformula-se por completo o artigo. Sinceramente considero o actual bastante impreciso, incoerente e com falhas técnicas. Estou em eng do Ambiente e tenho um curso cientifico-tecnológico de quimica, creio que seria interessante que aqui na página de discução tive-se inicio a reformulação de um novo artigo, com uma ampla discução entre város especialistas das areas de quimica, ambiente e materiais. Que dizem? Alchimista 00:46, 14 Março 2007 (UTC)


ERRO GRAVE NA DEFINIÇÃO DO ARTIGO[editar código-fonte]

O Biodiesel não é a mistura do óleo diesel com o produto da transesterificação. O Biodiesel É o produto transesterificado. Como químico e pessoa ligada à área, estarei mexendo pelos próximos dias em inúmeros pontos deste artigo. Há falhas CONCEITUAIS graves conforme comentadas por Alchimista.

Há coisas que devem ser esclarecidas. Como a mistura que será utilizada. Se a adição de Biodiesel ao diesel for de 5%, esta mistura será chamada de B5. Se for 50%, B50. O biodiesel é chamado de B100 ou SIMPLESMENTE BIODIESEL quando NÃO HÁ MISTURA AO DIESEL. Não vamos misturar as coisas pessoal.

Nesse sentido, entende-se que enquanto houver óleo diesel o consumidor comprará uma mistura e quando não houver óleo o proprio Biodiesel?

Para maiores esclarecimentos, consultem o próprio site da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e vejam como é definido BIODIESEL [[2]]

PS. é interessante lembrar que o nome Biodisel não é uma propriedade do idioma portugues falado no Brasil e muito menos da Petrobras . Esse é um nome que já caiu em domínio publico há muito, portanto em vários paises do globo que citam o combustível, todos o tratam como um combustível biológico de origem vegetal ou animal e em momento algum falam da mistura programável pretendida pela Petrobras.

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2331

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2254

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2351


abração Wilson Simão 18:09, 13 Abril 2007 (UTC)


Abraços

--Mago® 23:48, 16 Março 2007 (UTC)



Caros amigos, hoje estarei mexendo na intrudução base do artigo em questão:

Vejam como estava:

O Biodiesel é uma mistura de um combustível renovável ao combustível esgotável muito usado em motores estacionários e marítimos. Especialmente quando o objetivo é transformar o diesel num produto altamente inflamável deve ser incluído na adição o alcool ao invés do gás metanol ou eventualmente, desde que seja uma "mistura" , um óleo de origem vegetal mamona, soja, girassol ou animal (como sebo).

Caro colega editor, compreendo muito bem o seu patritismo, mas acaso não seriam essas misturas a causa direta dos incendios e explosões nos porões das balsas Rio Niteroi? Wilson Simão 01:26, 10 Abril 2007 (UTC)

Senhor administrador o questionamento acima feito ao Mago®continua sem resposta ~~

O Biodiesel, da forma como estava escrito, é obtido simplesmente pela mistura de uma garrafinha de alcool à de óleo diesel. Ou seja... onde está a reaçao química?

voce quer dizer que existe um complexo conhecimento cientifico para misturar a garrafinha de alcool ao oleo diesel?

Outro detalhe: O texto ainda dá a entender que Biodiesel é uma mistura. Na verdade, Biodiesel é um produto de origem UNICAMENTE vegetal ou animal. Não tem relação alguma com o Diesel. Porém, o biodiesel misturado ao diesel (como falado acima), é chamado de B2, B5, B10, B50 conforme já explicado no meio do texto. Deixo minhas contribuições e aguardo alterações de colegas que possam melhorar o texto.


Vamos ver se fica mais claro.
Voce quer dizer que o percentual X de um biocombustivel misturado ao diesel é equivalente ao BX ?


Forte abraço

P.S.: Estarei vigiando esta página de dicussões para que juntos possamos melhorar este artigo.

essa definição


O usuário acima não assinou o artigo e não fez login... Não tenho como responder desta forma. --Mago® 01:21, 10 Abril 2007 (UTC)

caro colega, as questões acima estão bem fomuladas, porem a sua questão de fazer o login ou não, é um direito que assiste a cada cidadão que colabora na wikipédia. Wilson Simão 01:37, 10 Abril 2007 (UTC)

Respostas às indagações de Wilson Simão de forma mais organizada[editar código-fonte]

Fui “convidado” a responder as perguntas acima, mas antes, gostaria de organizá-los quanto ao correto narrador para que a discussão fique adequada.

Mago® disse:

Há coisas que devem ser esclarecidas. Como a mistura que será utilizada. Se a adição de Biodiesel ao diesel for de 5%, esta mistura será chamada de B5. Se for 50%, B50. O biodiesel é chamado de B100 ou SIMPLESMENTE BIODIESEL quando NÃO HÁ MISTURA AO DIESEL. Não vamos misturar as coisas pessoal.

Wilson Simão pergunta:

Nesse sentido, entende-se que enquanto houver óleo diesel o consumidor comprará uma mistura e quando não houver óleo o próprio Biodiesel?


Mago® responde:

Fui bem claro. Biodiesel se refere ao combustível em sua forma pura. As misturas (do inglês Blends: B1, B2, B5, B10, B50) são distas MISTURAS ou simplesmente BLENDS. Biodiesel se refere ao conbustível em sua forma puro.

Mago® disse:

Para maiores esclarecimentos, consultem o próprio site da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e vejam como é definido BIODIESEL 2

Wilson Simão pergunta:

Qual o interesse de uma legislação brasileira nas substancias químicas ?

Wlson Simão disse:

PS. é interessante lembrar que o nome Biodisel não é uma propriedade do idioma português falado no Brasil e muito menos da Petrobras . Esse é um nome que já caiu em domínio publico há muito, portanto em vários países do globo que citam o combustível, todos o tratam como um combustível biológico de origem vegetal ou animal e em momento algum falam da mistura programável pretendida pela Petrobras. http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2331 http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2254 http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2351

Mago® Responde:

Sim... o que isso tem a ver com o que foi dito acima?


Mago® disse: Caros amigos, hoje estarei mexendo na intrudução base do artigo em questão:Vejam como estava: O Biodiesel é uma mistura de um combustível renovável ao combustível esgotável muito usado em motores estacionários e marítimos. Especialmente quando o objetivo é transformar o diesel num produto altamente inflamável deve ser incluído na adição o alcool ao invés do gás metanol ou eventualmente, desde que seja uma "mistura" , um óleo de origem vegetal mamona, soja, girassol ou animal (como sebo).


Wilson Simão disse:

Caro colega editor, compreendo muito bem o seu patritismo, mas acaso não seriam essas misturas a causa direta dos incendios e explosões nos porões das balsas Rio Niteroi? Wilson Simão 01:26, 10 Abril 2007 (UTC)


Mago® responde: Sua pergunta não tem relação alguma com o que foi posto acima. O objetivo deste tópico de discussão não é transformá-lo em um FÓRUM de discussões.

Wilsin Simão disse:

Senhor administrador o questionamento acima feito ao Mago®continua sem resposta ~~

Mago® disse: O Biodiesel, da forma como estava escrito, é obtido simplesmente pela mistura de uma garrafinha de alcool à de óleo diesel. Ou seja... onde está a reaçao química?


Wilson Simão disse: voce quer dizer que existe um complexo conhecimento cientifico para misturar a garrafinha de alcool ao oleo diesel?


Mago® responde:

Você não entendeu a colocação. Lá em cima, ao iniciar a minha reformulação à definição do que é o Biodiesel, coloquei que, da forma como estava, o Biodiesel era visto como uma mistura de coisas. Biodiesel não é uma mistura de reagentes (como óleo + alcool ou óleo+diesel). Você, erradamente acredita que Biodiesel é a mistura de óleo vegetal com óleo diesel. Isso NÃO É VERDADE! O Biodiesel é uma molécula totalmente diferente do ácido graxo que o forneceu. Ele é um produto de uma reação de transesterificação. Para que você entenda melhor, melhorarei o artigo e colocarei a reação de transesterificação.

Wilson Simão disse:

Voce quer dizer craqueação ? Wilson Simão 01:14, 4 Junho 2007 (UTC)


Mago® disse:

Outro detalhe: O texto ainda dá a entender que Biodiesel é uma mistura. Na verdade, Biodiesel é um produto de origem UNICAMENTE vegetal ou animal. Não tem relação alguma com o Diesel. Porém, o biodiesel misturado ao diesel (como falado acima), é chamado de B2, B5, B10, B50 conforme já explicado no meio do texto. Deixo minhas contribuições e aguardo alterações de colegas que possam melhorar o texto.


Wilson pergunta:

Vamos ver se fica mais claro. Voce quer dizer que o percentual X de um biocombustivel misturado ao diesel é equivalente ao BX ?


Mago® responde:

Leia o artigo por completo para entender o que é BX. Veja o tópico que esclarece o que são misturas.


Mago® disse:


O usuário acima não assinou o artigo e não fez login... Não tenho como responder desta forma. --Mago® 01:21, 10 Abril 2007 (UTC)


Wilson Simão disse:

caro colega, as questões acima estão bem fomuladas, porem a sua questão de fazer o login ou não, é um direito que assiste a cada cidadão que colabora na wikipédia. Wilson Simão 01:37, 10 Abril 2007 (UTC)


Mago® responde:

Sou contra usuários fuçarem na Wikipédia sem a devida identificação. Acredito que somos responsáveis pelo que escrevemos. Deixar apenas o IP pra mim é sinônimo de anônimo. Como EDITORES da Wikipédia, defendo a idéia de que devemos nos identificar pelo menos com um Nickname, para que exista respostas e perguntas.

Abraços

--Mago® 03:17, 15 Abril 2007 (UTC)


O texto: "Além disso, com a tecnologia que dispomos hoje, é mais simples e menos oneroso os fabricantes, levarem a tecnologia ao combustivel que for, do que o modificar o combustivel para um determinado maquinismo e o exemplo disso é a tecnologia auto-regulável do motor Elsbett que pode funcionar com qualquer tipo de óleo." da seção desvantagens foi motivo para vantagens com adaptações.

--Mago® 16:40, 30 Abril 2007 (UTC)

Isso é uma opinião, e não devia estar nem em vantagens nem em desvantagens. Talvez como um tópico a se analisar, tema de estudo, ou algum título parecido que indique um tema polêmico. O que é mais caro, fazer plantas para transesterificar triglicerídeos ou transformar todos motores em Elsbett? No caso do etanol e do gás natural, parece que estamos optando pela segunda opção e transformando todos motores em tricombustível, em vez de usar regaseificação e Fischer-Tropsch para transformar tudo em gasolina. Albmont 00:22, 2 Maio 2007 (UTC)


Usar os atuais motores sem modificação é vantagem sim. Isso é fato. Fato este citado em vários artigos de Biodiesel como "vantagem", por isso fiz a modificação e o joguei na seção Vantagens. Quanto à parte do tipo de motor (citada por Wilson Simão), penso que ela trata-se de uma propaganda da forma como foi colocada. Opto por retirar aquela parte do motor Elsbett. --Mago® 01:30, 2 Maio 2007 (UTC)
A minha opinião também é que é mais vantagem fazer plantas de transesterificação do que trocar todos motores. No entanto, isso é uma opinião, e existe a opinião dual, de que é melhor trocar todos os motores. Por isso, esse tópico não devia ficar nem em vantagem nem em desvantagem, mas como um meio-termo. Questões em aberto, talvez? De novo, lembre-se que no caso do álcool e do gás natural, a solução foi trocar os motores - ou seja, não é óbvio que modificar o combustível para o motor seja uma melhor solução do que mudar o motor para o combustível. Albmont 13:10, 2 Maio 2007 (UTC)
Salve Albmont. Os artigos leio que tratam isso como vantagem, referem-se ao fato de que o Biodiesel queima de forma semelhante ao diesel, não exigindo modificações nos atuais motores,
não exigindo modificações nos atuais motores,
seria caso de afirmar também.
não exigindo modificações, na atual fase do biodiesel. Wilson Simão 05h08min de 9 de Junho de 2007 (UTC)

ou seja, não haveria a necessidade de se construir motores novos e se aproveitaria o que já existe. É claro que não acreditamos em papai noel, por isso este tipo de argumento cheira como opinião de quem quer vender o peixe.

Concordo também nese ponto, contudo... peixe se vende no mercado e não nos postos da petrobras. Wilson Simão 05h13min de 9 de Junho de 2007 (UTC)

Porém, vejo sempre um ou outro artigo citando isto. Fico na dúvida se deve ou não ser retirado.

compreendo o receio, mas se preferem retirar os fatos a enfrenta-lo talvez sejA mais rápido. É possivel fazer isso AQUI? Wilson Simão 05h23min de 9 de Junho de 2007 (UTC)

Teremos que consultar outros artigos e ver se isto é realmente fato ou conversa de vendedor. --Mago® 13:46, 2 Maio 2007 (UTC)


Consultem o pessoal da escola tecnica do Rio de Janeiro Wilson Simão 05h23min de 9 de Junho de 2007 (UTC)~~

Risco na produção do Biodiesel[editar código-fonte]

Risco na produção do Biodiesel Biodiesel pode gerar mais emissões que combustíveis convencionais.

A adoção do biodiesel para combater o aquecimento global pode ser um erro uma vez que o uso deste combustível pode aumentar as emissões de dióxido de carbono (CO2) em comparação com o combustível derivado do petróleo. Estas conclusões surgem num estudo divulgado esta segunda-feira na revista Chemistry & Industry.

Analistas da SRI Consulting compararam as emissões de gases de efeitos de estufa geradas pelos dois combustíveis ao longo do seu ciclo de vida - da produção à combustão - e descobriram que o biodiesel gera quase a mesma quantidade de emissões que o combustível convencional.

No entanto, se a terra utilizada para plantar as oleaginosas necessárias para a produção de biodiesel fosse usada para plantar árvores, as contas seriam bem diferentes: o combustível convencional gera apenas um terço das emissões do biodiesel. Isto porque o combustível tradicional emite 85 por cento dos gases de efeito de estufa na fase final de consumo, quando queimado pelo motor, enquanto dois terços das emissões provocadas pelo biodiesel ocorrem durante as colheitas das plantas necessárias, quando é emitido óxido nitroso (N2O), duzentas vezes mais potente como gás de efeito de estufa que o CO2.

Os resultados desta pesquisa podem ter enormes implicações nas decisões políticas, uma vez que vários países e mesmo a União Européia têm colocado o aumento do uso de biodiesel como meta para combater a emissão de gases de efeito de estufa e o aquecimento global.

Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) só poderão ter mercado a preços muito inferiores aos atuais; todo o mercado de óleos-químicos poderá ser afetado. Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina.

No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais, importantes bolsões de biodiversidade. Embora, aqui no Brasil, essas lavouras não tenham o objetivo de serem usadas para biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.

Uso da soja na produção do combustível poderia incentivar a derrubada de floresta para o plantio de lavouras.

Com o preço do petróleo em alta e a pressão internacional pela redução de emissão de poluentes, como estabelece o Protocolo de Kioto, o mercado para os chamados "combustíveis verdes" tem potencial para se transformar num promissor segmento da economia. Mas especialistas temem que o Programa Nacional de Biodiesel, lançado pelo governo, possa agravar o desmatamento na Amazônia, principalmente em Mato Grosso, com a utilização da soja na produção do combustível.

Depois do anúncio, no dia 18, de que 26.130 quilômetros quadrados de floresta foram derrubados entre agosto de 2003 e agosto do ano passado, o segundo maior índice de desmatamento registrado na Amazônia, 6% superior ao período anterior, o temor é que, ao direcionar a produção de soja para um mercado que, por causa de aspectos estratégicos, é mais ágil que o do commodities agrícola, a velocidade da destruição de florestas para plantio de lavoura na região aumente rapidamente.

A indústria da energia, pela possibilidade de ganhos maiores que oferece, numa conjuntura de alta do petróleo e aumento da demanda por produtos menos poluentes, pode levar a uma catástrofe se não houver controle por parte do governo - diz o professor Edmilson Moutinho dos Santos, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP).

Ambientalista propõe negociação com produtores Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de óleos Vegetais (Abiove), a atual disponibilidade de óleo de soja - são fabricadas seis milhões de toneladas por ano -é suficiente para garantir o produto para a alimentação e o biodiesel, já que, para adicionar 2% do combustível vegetal ao óleo diesel consumido no país, como prevê a primeira fase do programa, seriam necessárias 900 mil toneladas de biodiesel.

O coordenador de oleaginosas e fibras do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, diz que o temor não tem fundamento, pois a área de cerca de 50 milhões de hectares ocupada hoje pelo cultivo de grãos no país pode crescer 150% sem que seja necessário derrubar árvores:

Temos mais de 60 milhões de hectares disponíveis no cerrado, áreas que eram pastagens ou que já foram devastadas por madeireiros.

Para o diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, o governo deveria calcular o custo social e ambiental da expansão da soja e negociar com os produtores.

Respostas ao artigo[editar código-fonte]

Para dar seu comentário, comece a linha com um asterisco "*".

  • Muito interessante o artigo, pois isso vai de encontro (ir contra) e não ao encontro (a favor) do que se acredita ser um combustível limpo. Há o link para esta revista citada? Há a necessidade da fonte ser segura, limpa, confiável e confirmada. Isso ainda indica uma análise preliminar. Problema semelhante também envolve o artigo chamado Aquecimento global, pois há ainda a argumentação de que, um dos contribuintes para o aquecimento global também é a atividade solar dos últimos anos, que foi maior. Bom... aguardo novos comentários e, se for o caso, poderia haver uma seção extra no artigo BIODIESEL comentando sobre o artigo citado (não se deve dar um CTRL C - CTRL V dentro do artigo). Abraços a todos. Mago® 13:53, 8 Maio 2007 (UTC)
  • Gostaria de saber da pessoa que escreveu o artigo acima, qual a proposta, então, para amenizar o aquecimento global? A resposta? já sei... Proteger as florestas, plantar árvores no mundo todo... Parece fácil, mas não é. Alternativas existem, temos que usá-las. O biodiesel seria uma grande solução para o aquecimento global, mas já existem obstáculos para travar o progresso do biodiesel. Isto é uma palhaçada...
  • Devem lembrar que muitos paises (como o Japão) que não produz petroleo, são autosuficientes em diversos aspectos, sómente o Brasil continua dependendente de um tipo de óleo que não sabemos ao certo se move mesmo o país. Isso acontece, porque nunca chegaram a conclusão que a simples queima da forragem de soja destinado ao "benzamento do diesel" se fosse transformada em energia eletrica, seria suficiente para abastecer o parque industrial brasileiro (que já anda falido mesmo). Wilson Simão 16:05, 28 Maio 2007 (UTC)


História do Biodiesel[editar código-fonte]

Caros amigos. Falta uma seção falando sobre a história do Biodiesel no Brasil. Algo contra isso? Por que não há isto? Abraços --Mago® 17h45min de 7 de Junho de 2007 (UTC)


Li um artigo numa edição muito antiga de "Seleções" (não sei o numero) O artigo relatava que o maior incidência de pessoas paralíticas encontravam-se "no oriente médio" devido terem misturado o óleo (do petróleo) com o de salada ( vegetal ) Pergunto-lhe profissionalmente: Você consumiria uma salada regada ao biodegravel biodiesel comercializado pela Petrobras? Caso afirmativo, podemos marcar um encontro numa churrascaria . Que tal? Eu pago. Abraços. Wilson Simão 16h10min de 1 de Julho de 2007 (UTC)
Verificar definições de biodegradável bem como a definição da própria ANP em <http://www.biodiesel.gov.br/biodiesel.html>.

Definição de Biodegradável[editar código-fonte]

Verbete: biodegradável: [Do ingl. biodegradable (substance). Adj. 2 g. Quím. 1. Diz-se de substância suscetível de decomposição por microorganismos. --Mago® 00h10min de 4 de Julho de 2007 (UTC)

Remover parte de elaboração de biodiesel caseiro[editar código-fonte]

Gostaria de sugerir a remoção das seções que ensinam a fazer um Biodiesel caseiro. Tal reação deve ser feito em ambiente adequado e, com o uso do Solvente Metanol (conforme indicado), faltamente acarretará na intoxicação da pessoa. Creio que o conhecimento específico da "receita de bolo" pode ser obtido em locais apropriados para isso para um público apropriado. Não executarei tais mudanças a menos que outros editores concordem com a idéia. Abraços --Mago® 13h03min de 4 de Julho de 2007 (UTC)

SOBRE O PAI DO BIODIESEL[editar código-fonte]

Não vi em nenhum lugar desse artigo o nome do grande pesquisador e cientista Expedito Parente, pai do biodiesel. Temos que indicá-lo ao Nobel.


Expedito de Sá Parente é considerado o pai do Biodiesel no Brasil. Mas sabe-se que há notícias em 1938 de fabricação de ésteres ETÍLICOS de ácidos graxos. E estes ésteres foram colocados em um ônibus que fazia o trajeto de Bruxelas a Louvain. Em 1940 houve um artigo sobre isso. --Mago® 17h43min de 4 de Julho de 2007 (UTC)
Então se não pode ser considerado pai... é uma pena. Que tal? o inventor dos ésteres vegetais no Brasil?Wilson Simão 04h39min de 7 de Julho de 2007 (UTC)
Algo a se pensar. Há um livro disponível de forma ONLINE. Talvez seja interessante criar outra seção e comentar sobre Expedito de Sá Parente e seu trabalho realizado no século passado na NUTEC entre outras entidades. Abraços --Mago® 12h44min de 7 de Julho de 2007 (UTC)
Uma indicação ao Nobel? tudo bem, basta dizer o que foi inventado por ele que a gente dá uma força. Em tempo: Obrigado pelo Estanho, ficou bomWilson Simão 21h32min de 9 de Julho de 2007 (UTC)


"On August 31, 1937, G. Chavanne of the University of Brussels (Belgium) was granted a patent for a 'Procedure for the transformation of vegetable oils for their uses as fuels' (fr. 'Procédé de Transformation d’Huiles Végétales en Vue de Leur Utilisation comme Carburants') Belgian Patent 422,877. This Patent described the alcoholysis (often referred to as transesterification) of vegetable oils using ethanol (and mentions methanol) in order to separate the fatty acids from the glycerol by replacing the glycerol by short linear alcohols. This appears to be the first account of the production of what is known as 'Biodiesel' today. .[1]"

Fonte:

Voltemos a discordancias. Pesquisei os biodiesel em diversos lugares e todos eles não reconhecem nem Parente nem o Biodiesel brasileiro , não sei agora, como os portugueses estão sentindo com esse negocio de Pai.
Quem disse que ele é o pai do biodiesel deve trazer alguma prova mais substancial.
O Parente pode ter inventado o biodiesel pensando que era uma novidade e que, na realidade não era, isso é muito comum, nesse sentido a reinvenção dele serviu para provar aos "inteligentes" brasileiros (da petrobras inclusive) que motores diesel funcionam com toucinho de porco. Isso explica um titulo de alerta que foi subtraido desse tópico, REIVENTANDO A RODA. Depois não, aceitaram que o biodiesiel é mais um programa de exploração do povo brasileiro do que um produto. Não preciso gastar saliva para provar que isso é uma fraude, vizitem o biodiesel Espanhol da inglês Alemão, nenhum deles conhece a ANP ou Petrobrás ,

Wilson Simão 00h20min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Vamos apagar tudo isso e traduzir do programa biodiesel inglês é mais imparcialWilson Simão 00h23min de 10 de Julho de 2007 (UTC)


Caro Wilson Simão. Em minhas edições, prezo sempre pela IMPARCIALIDADE do texto e excluo QUALQUER informação de cunho PESSOAL, que é caracterizada por refletir opinião pessoal e contraditória. Costumo excluir informações não verificadas e aquelas não relevantes à seção em questão. Desta forma, tenho conseguido manter, a meu ver, textos com um perfil enciclopédico. Devemos estar atentos para não não transformar artigos da Wikipédia em textos de jornais. A informação deve relatar fatos, dados, acontecimentos e, quando relatar opiniões, deve ter citação de algma personalidade que a tenha dito. Observe que a palavra "Conclusões" não consta em nenhum artigo enciclopédico... é assim que deve ser. Abraços --Mago® 01h16min de 11 de Julho de 2007 (UTC)


  1. Knothe, G. «Historical Perspectives on Vegetable Oil-Based Diesel Fuels» (PDF). INFORM, Vol. 12(11), p. 1103-1107 (2001). Consultado em 11 de julho de 2007 

Fragmentos que necessitam de melhorias ou serem apagados[editar código-fonte]

Acerca do fragmento:


Desvantagens na utilização do Biodiesel


"Os grandes volumes de glicerina previstos como subprodutos e equivalentes entre 5 e 10% do produto bruto e que não servem nem para piso asfaltico, não poderão ter colocação mesmo se negociados a preços irrisórios e desse modo, todo o programa de despoluição dos rios e lagos brasileiros incluindo a fauna, serão afetados e junto o esforço dos ambientalistas. Para se ter uma idéia da quantidade de glicerina resultante no Programa Biodiesel (B2), basta dizer que no período inferior a 1 ano, os tanques de combustível das refinarias, dos postos de revenda e veículos consumidores, seriam insuficientes para armazenar esse rejeito e se não for urgentemente desenvolvido uma tecnologia similar ao Motor Diesel, capaz de absorver esses derivados, dissipando-os na atmosfera e sem poluir, não há ainda uma visão clara sobre os impactos ambientais desta oferta de glicerina, haja visto, tratar-se também de matéria prima indispensável na industrialização de explosivos como o TNT e que infelizmente, no Brasil, não se conhece ainda outras aplicações que explorem “as reações associadas ao glicerol“ de forma mais controlável e para uso energetico, que é o que se deve atingir."


Comentários:

  • O texto acima contém informações confusas acerca da utilização da glicerina, como se a mesma fosse um problema embiental e estivesse sendo despejada em rios e lagos (leia acima). Tal informação não é verídica. --Mago® 01h28min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

'Confusas ? É lógico que ainda não despejam em rios e lagos o produto final dessa adulteração, mas logo que a produção atingir um certo indice, eu quero ver onde vão depositar os 10% do produto bruto.' Wilson Simão (discussão) 13h35min de 10 de Dezembro de 2007 (UTC) ~~


  • O fragmento ainda menciona a utilidade da glicerina como TNT e sugere que "no Brasil" (de modo claramente pejorativo) não conhece como aproveitar o glicerol. Acerca deste comentário, o glicerol produzido como subproduto é um problema mundial e não apenas do Brasil. --Mago® 01h28min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

'Pelo menos o TNT controlável, seria uma aplicação energética para esse rejeito, alias esse rejeito existe agora em função do futuro, já que o programa biodiesel é que pretende (além do petróleo) monopolizar toda a agricultura da soja e dai a necessidade de mescla-lo ao diesel. Acho que estou sendo bem claro. Quanto mais, voce me deve uma desculpa na sua página de discussão. Wilson Simão (discussão) 13h35min de 10 de Dezembro de 2007 (UTC) ~~

Creio que, se este fragmento continuar a existir, ele precisa ser melhor trabalhado e ter o mínimo de bom senso. --Mago® 01h28min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Queima de Carbono[editar código-fonte]

Porque as empresas que produzem o Biodiesel utilizam lenha (queima de carbono) para produzir um combustível que em tése deveria ser limpo? Quando serao utilizados métodos ecológicos para a produção? o comentário precedente não foi assinado por 200.163.170.99 (discussão • contrib.) JSSX uai 22h25min de 23 de Julho de 2007 (UTC)

Caro editor, == A Wikipédia não é um fórum ==

Assuntos não relacionados à Wikipédia em si, seu funcionamento, políticas e regras provavelmente não serão respondidas porque a Wikipédia não é um fórum, mas uma enciclopédia livre que qualquer um pode consultar, distribuir, modificar e com a qual qualquer um pode também contribuir seguindo nossas políticas internas. Para qualquer tipo de pesquisa na Wikipédia veja Consultando na Wikipédia. Além disso, se não encontrar o assunto e souber alguma coisa, pode nos ajudar editando e acrescentando o que sabe: seja audaz.. JSSX uai 22h25min de 23 de Julho de 2007 (UTC)

Se a wikipedia visa a distribuição do conhecimento, nada mais saudável que discutir sobre ele na própria wikipedia. o comentário precedente não foi assinado por 200.163.170.99 (discussão • contrib.) --Eco-friend 18h12min de 24 de Julho de 2007 (UTC)

Caro editor, == A Wikipédia não é um fórum ==

Assuntos não relacionados à Wikipédia em si, seu funcionamento, políticas e regras provavelmente não serão respondidas porque a Wikipédia não é um fórum, mas uma enciclopédia livre que qualquer um pode consultar, distribuir, modificar e com a qual qualquer um pode também contribuir seguindo nossas políticas internas. Para qualquer tipo de pesquisa na Wikipédia veja Consultando na Wikipédia. Além disso, se não encontrar o assunto e souber alguma coisa, pode nos ajudar editando e acrescentando o que sabe: seja audaz..

Caso deseje contribuir para a wikipedia, sugerindo novas regras e novas práticas, sugiro que cadastre-se como usuário, estude os atuais procedimentos, e formule suas propostas no Portal Comunitário solicitando uma votação.
Aliás, a Linha Direta do Portal Comunitário traz uma lista de fóruns de discussão, como: Grupos de discussão do Yahoo!, Grupos de discussão do Google, Fórum UBBI, Fórum Terra, Fórum do Sapo, Fóruns Terravista ou ainda outros fóruns. --Eco-friend 18h12min de 24 de Julho de 2007 (UTC)

isso pra eu é uma coisa boa mas tudo beim


Isso é um artigo ou um comentário pessoal ?[editar código-fonte]

Comentário de Wilsin Simão:

*Diferente do asfalto que é um produto final do petróleo e tem sua aplicação nas rodovias, os grandes volumes de glicerina previstos no processo de cracreamento para obtenção da mistura biodiesel que são equivalentes entre 5 e 10% do produto bruto "infelizmente" não servirão para a mesma finalidade que é o piso asfaltico e mesmo, se negociados a preços irrisórios não poderão ter colocação nas industrias, desse modo, a glicerina resultante no período de um ano, suficiente para lotar os tanques de combustível de todas as refinarias, não teria outra aplicação a não ser depositadas em grandes valas subterrâneas que um dia poderão se romper ou pior, ser inundadas por água de chuva e extravasar promovendo a poluição dos rios e lagos brasileiros além de comprometer seriamente a fauna. Infelizmente, no Brasil, não se conhece ainda outras aplicações que explorem “outras reações associadas ao glicerol "como o TNT" de forma mais controlável e para uso energético, que é o que se pretende explorar com esse subproduto.


Caro Wilson Simão. O texto acima tem referências ou é um comentário pessoal SEU? Há algum artigo que comenta algo tão estranho (pra não dizer ridículo) quanto isto? Bom senso meu caro. --Mago® (discussão) 00h01min de 11 de Dezembro de 2007 (UTC)

É bom que fique arquivado aqui e obrigado pelo zelo. Wilson Simão (discussão) 12h41min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

É bom ficar arquivado mesmo pois, nunca vi em lugar algum um texto mencionar ato tão estranho quanto enterrar glicerina em valas subterrâneas. Repito: Isso é um comentário pessoal ou há fontes que sustentem tal afirmação? Mago® (discussão) 13h24min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Acho que o que falta neste artigo mesmo é um histórico a respeito da descoberta e início da fabricação do Biodiesel. Como, onde e quando começou são algumas dúvidas que eu tenho e o artigo não ajudou muito a esclarecer. Leandro Rocha (discussão) 16h50min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Há um livro do Sá Parente que mostra isso. Se eu achar o LINK novamente, posto aqui. Abraços --Mago® (discussão) 16h55min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Link: http://www.xitizap.com/Livro-Biodiesel.pdf

Faça voçê mesmo[editar código-fonte]

Retirei esta secção do artigo, por conter VDA [3], e segundo Wikipedia:O que a Wikipédia não é:

A Wikipédia não é um guia ou manual. Apesar de existirem artigos que explicam o funcionamento geral de alguma ferramenta ou software, a Wikipédia é uma enciclopédia, não um manual de instruções. Os artigos da Wikipédia não são:

  • Manuais de instrução. A Wikipédia não possui manuais de instrução e tutoriais nos seus artigos. Se procura por instruções sobre algo, pode buscar no wikiHow ou no nosso projeto irmão, o Wikilivros.
  • Manuais de software ou de jogos. A Wikipédia não é um manual sobre o uso de um software. Também não fornece dicas de jogos nem serve para descrever lugares e personagens de um jogo, a menos que possuam notoriedade.
  • Guias turísticos. Um artigo sobre Paris deve mencionar pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Louvre, mas não o número de telefone e o endereço do seu hotel favorito. Se estiver à procura de um guia turístico, pode utilizar o Wikitravel.
  • Livros de receitas. A Wikipédia não ensina como se prepara uma comida.
  • Livros-texto. Não é apropriado criar ou editar artigos na Wikipédia de forma a parecerem livro-textos, com questões e soluções de problemas passo a passo. Isso cabe ao nosso projeto irmão, o Wikilivros.

Convém ter em atenção de que a wikipedia deve ser uma fonte de informação válida, e não um repositório de informação, senão daqui a pouco tudo cabe aqui. Tenho receitas de como usar oleo alimentar directamente no depósito de gasóleo, será merecedor de constar aqui? Boas contribuições a todos!Alchimista (discussão) 19h35min de 20 de Março de 2008 (UTC)

alterações[editar código-fonte]

Como devem ter reparado, alterei alguns pormenores sobre as vanatgens do biodiesel, estavam muito focadas no brasil. Espero que continue perceptível, e ao mesmo tempo genérico o suficiente para ser perfeitamente interpretado por outras realidades. NA minha opinião o artigo em si está muito centrado em aspectos particulares do brasil, o que me causa algum transtorno na introdução de novas informações. As culturas usadas na produção europeia são diferentes, embora o principio seja o mesmo, e a visão global sobre o próprio uso e evolução do uso do Biodiesel é ligeiramente diferente da que aqui está retratada... Sugeria que as referências mais especificas ficassem num tópico próprio, o que dizem? Alchimista (discussão) 17h25min de 26 de Março de 2008 (UTC)