Dogue (tipo de cão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cão Dogo Canário

Dogue, Dogo, Dogge, Presa ou Fila, são termos para um sub-tipo de cães molossos historicamente usados como cães de agarre para caça grossa, bull-baiting e contenção do gado bovino.[1][2][3][4] Normalmente os dogues têm uma estrutura mais leve que os do tipo mastim.

A FCI e CBKC usavam o termo dogue como uma subdivisão/subseção dos molossos no grupo 2.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Bull-baiting espanhol com cães

O termo dogo[3] deriva do espanhol. Na Espanha, dogos normalmente são cães de presa locais que também têm sido usados como cães de gado e guardiões do gado. As raças espanholas do tipo dogo são às vezes conhecidos como presas[4] - por exemplo, o Dogo Canário era originalmente chamado presa canário e o Dogo Mallorquín é alternadamente conhecido pelos espanhóis como presa mallorquín . O extinto Perro de Presa Español estava intimamente relacionado a eles e poderia ter sido um dos seus antepassados. No entanto, os dogos da América Latina - o dogo argentino, o dogue brasileiro e o dogo guatemalteco - nunca são chamados de Presas.

Em francês e português, os dogos são chamados de dogues e em alemão dogges. Portanto, em espanhol, o Dogue de Bordéus é conhecido como dogo de Burdeos e o dogue alemão (Deutsche Dogge em alemão) como dogo alemán. Além disso, a palavra portuguesa fila é basicamente um equivalente para a palavra presa e um dicionário português publicado em 1813 explica o termo cão de fila como sendo "um cachorro que morde uma presa sem soltá-la"[5] - portanto refere-se ao mesmo tipo de cães de captura como os dogos da Espanha.[6]

Em espanhol, francês e alemão, o tipo dogo, tipo dogue ou doggenartige Hunde, respectivamente, também se refere a um subgrupo de cães mastins no sistema da FCI.[7][8] No entanto, raças de mastim mais massivas e pesadas pertencentes ao mesmo subgrupo da FCI ainda são usualmente chamadas de mastín, mâtin e mastiff, respectivamente.

Raças[editar | editar código-fonte]

Dogos verdadeiros[editar | editar código-fonte]

As seguintes raças são consideradas como dogues ou presas (Filas):

Outras raças do tipo dogue[editar | editar código-fonte]

As seguintes raças não são chamadas dogues, mas praticamente representam o mesmo tipo e têm parcialmente as mesmas origens:

Dogos discutíveis[editar | editar código-fonte]

As seguintes raças são conhecidas como dogues em espanhol, francês e alemão, mas não cumprem características típicas do tipo dogue:

  • Dogue alemão (dogo alemán em espanhol; dogue allemand em francês; Deutsche Dogge em alemão) - difere dos dogos típicos por seu tamanho;
  • Mastim tibetano (dogo do Tibete em espanhol; dogue du tibet em francês; tibet-dogge em alemão) - difere dos dogos típicos por muitos fatores, como o tamanho, as proporções e o pelo e é mais comumente considerado como representando o subtipo "cão de montanha" dos molossos.

As seguintes raças são muito semelhantes a algumas raças do tipo dogue, mas têm origens muito diferentes e são geralmente consideradas como terriers do tipo bull.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. HogarMania - Molosos tipo dogo (Dogo-type molosser dogs) (em castelhano)
  2. TopperCan - Perros dogo (Dogo dogs) (em castelhano)
  3. a b MisAnimales - Cuantos tipo de perro dogo existen (How many dogo-type dogs exist?) (em castelhano)
  4. a b Molosos y Perros de presa - Perros de presa (Dogo/Catch dogs) (em castelhano)
  5. https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/al%C3%A3o/27685/ (em português)
  6. Horter, R. (Jan 10th 2013). "Cao Fila de Sao Miguel – aka Saint Miguel Cattle Dog". The Canine Chronicle, Vol 306. Retrieved May 16th 2014.
  7. FCI. Grupo 2 Arquivado em 2014-05-17 no Wayback Machine FCI. Retrieved May 16th 2014. (em castelhano)
  8. FCI. Gruppe 2 Arquivado em 2014-05-17 no Wayback Machine FCI. Retrieved May 16th 2014. (em alemão)
  9. Krämer, E.-M. (2009). Der grosse Kosmos Hundeführer, s. 229. Kosmos: Stuttgart.
Ícone de esboço Este artigo sobre cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.