Dolgans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um Dolgan

Os Dolgans (em russo: долганы; também chamados (entre eles) de долган, тыа-кихи, саха) são um povo Turco que habitam principalmente no Krai de Krasnoyarsk, Rússia. O Censo da Rússia de 2002 indicou 7.261 Dolgans, incluindo 5.527 Dolgans na Taymyria. Va Ucrâniaforam resistrados 26 pessoas da etnia, dos quais quarto falam a língua dolgan (2001 – Censo Ucrânia).

Os Dolgans falam a língua de mesmo nome, a qual é considerada por alguns lingüistas como um dialeto da língua iacuta. A identidade dos Dolgans se firmou ente o fim do século XIX e o início do XX, quando alguns Evenkis, Iacutos, Enets e alguns camponeses da tundra migraram para a região vindo de áreas junto aos rio Lena e Olenyok. Inicialmente, os Dolgans eram nômades caçadores e criadores de renas. Durante o período da União Soviética eles foram forçados a se estabelecer e formar kolkhozes dedicados a suas atividades com as renas, mais pesca, agricultura e cuidado com hortas.

A maioria dos Dolgans hoje professam a religião ortodoxa, da Igreja Ortodoxa Russa e alguns também a antigas sobreviventes crenças tengriistas (shamanismo).