Drosophila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaDrosophila
Drosophila melanogaster

Drosophila melanogaster
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Brachycera
Família: Drosophilidae
Género: Drosophila
Fallén, 1823
Espécies
Ver texto.

Drosophila é um género formado por um grande número de espécies de pequenas moscas. Atualmente, existem cerca de duas mil espécies descritas no gênero.

Durante muito tempo, as drosófilas foram conhecidas como moscas-das-frutas, entretanto essa nomenclatura já não é mais utilizada por se referir mais apropriadamente às moscas da família Tephritidae, que causam prejuízo aos fruticultores. As drosófilas alimentam-se de leveduras em frutos já caídos, em início de decomposição, e, portanto, não causam prejuízo. Algumas espécies se alimentam em outros substratos, como cactáceas (também em início de decomposição) e guano de morcego, entre outros.

Dentre todas as espécies do gênero, a mais conhecida é a Drosophila melanogaster. Esta espécie foi usada como modelo em pesquisas que contribuíram para o desenvolvimento de importantes conceitos de Genética.

Ciclo de vida[editar | editar código-fonte]

A drosophila tem um curto ciclo de vida diplóide que se presta bem à análise genética. Apos eclodir de um ovo, a mosca desenvolve-se em vários estagios larvares e um estagio de pupa antes de virar adulto, que logo se torna sexualmente maduro. O sexo é determinado pelos cromossomos sexuais X e Y ( XX para a fêmea, XY macho), embora, em contraste com os humanos o número de X em relação ao número de autossomos é que determina o sexo.

Duração total do ciclo de vida: 12 dias do ovo ao adulto.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Algumas das espécies conhecidas:

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Drosophila

Pequeno artigo sobre cultura da Drosophila