Edward Frenkel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edward Frenkel
Edward Frenkel
Nascimento 2 de maio de 1968
Kolomna
Cidadania Estados Unidos, União Soviética
Alma mater
Ocupação matemático
Prêmios
  • Membro da Sociedade Americana de Matemática (For contributions to representation theory, conformal field theory, affine Lie algebras, and quantum field theory., 2013, 2014)
  • Membro da Academia Americana de Artes e Ciências (2014)
  • Packard Fellowship for Science and Engineering (1995)
Empregador(a) Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade Harvard
Orientador(a)(es/s) Joseph Bernstein, Boris Feigin[1]
Tese 1991: Affine Kac-Moody Algebras At The Critical Level And Quantum Drinfeld-Sokolov Reduction
Página oficial
http://math.berkeley.edu/~frenkel/, http://www.edwardfrenkel.com

Edward Frenkel (em russo: Эдуард Владимирович Френкель, Эдвард Френкель; Kolomna, 2 de maio de 1968) é um matemático estadunidense nascido na Rússia. Trabalha com teoria de representação, geometria algébrica e física matemática. É professor de matemática da Universidade da Califórnia em Berkeley e membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um judeu e mãe russa. Como estudante do ensino médio, ele estudou matemática superior em particular com Evgeny Evgenievich Petrov, embora seu interesse inicial fosse em física quântica e não em matemática. Ele não foi admitido na Universidade Estadual de Moscou por causa da discriminação contra os judeus e se matriculou no programa de matemática aplicada na Universidade Gubkin de Petróleo e Gás. Enquanto estudante, assistiu ao seminário de Israel Gelfand e trabalhou com Boris Feigin e Dmitry Fuchs. Após receber seu diploma em 1989, ele foi convidado pela primeira vez para a Harvard University como professor visitante e, um ano depois, ele se matriculou como aluno de pós-graduação em Harvard. Ele recebeu seu Ph.D. na Universidade de Harvard, em 1991, após um ano de estudo, sob a direção de Boris Feigin e Joseph Bernstein. Ele foi um membro junior da Harvard Society of Fellows de 1991 a 1994, e atuou como professor associado em Harvard de 1994 a 1997. Ele é professor de matemática na Universidade da Califórnia, em Berkeley, desde 1997.

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.