Elvira Donés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elvira Donés
Nascimento 24 de julho de 1960 (63 anos)
Durrës
Cidadania Albânia
Alma mater
Ocupação jornalista, romancista, escritora, roteirista, realizadora de cinema
Página oficial
https://www.elviradones.com

Elvira Dones (nascida em 1960) é uma romancista albanesa,[1] roteirista e produtora de documentários.


Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nascida na cidade costeira de Durrës Dones formou-se na Universidade Estadual de Tirana . Em 1988, ela foi contratada pela Albanian State Television e, nessa qualidade, viajou para a Suíça, onde desertou.

Julgada por traição na Albânia ( à revelia ), ela foi condenada à prisão e teve acesso negado a seu filho até o colapso do comunismo na Albânia em 1992. De 1988 a 2004, Dones morou na Suíça, onde trabalhou como escritora e jornalista de televisão, além de escrever, dirigir e produzir vários documentários. Desde 2004 ela mora nos Estados Unidos.

A maior parte de sua escrita é em italiano ou albanês, mas vários de seus documentários foram legendados em inglês. Vários desses filmes ganharam ou foram indicados para vários prêmios. Seu documentário mais recente, Virgem Jurada, conta a história de mulheres no norte da Albânia que juram castidade perpétua na adolescência e se tornam homens em sua sociedade - não mulheres agindo como homens ou mulheres que mudaram de sexo, mas simplesmente mulheres que agora são homens . Este filme foi eleito o melhor documentário no Festival de Cinema Feminino de Baltimore em 2007.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Segel, Harold B. (2008). The Columbia literary history of Eastern Europe since 1945. [S.l.]: Columbia University Press. pp. 360–. ISBN 978-0-231-13306-7. Consultado em 15 de agosto de 2011