Enéas Marques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Enéas Marques
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
[[1]]
Fundação 14 de dezembro de 1964 (49 anos)
Gentílico eneasmarquense
Prefeito(a) Claudemir "Daisy" Laurindo (PSDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Enéas Marques
Localização de Enéas Marques no Paraná
Enéas Marques está localizado em: Brasil
Enéas Marques
Localização de Enéas Marques no Brasil
25° 56' 31" S 53° 09' 50" O25° 56' 31" S 53° 09' 50" O
Unidade federativa  Paraná
Mesorregião Sudoeste Paranaense IBGE/2008 [1]
Microrregião Francisco Beltrão IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Dois Vizinhos,Nárnia, Salto do Lontra, Francisco Beltrão, Verê e Nova Esperança do Sudoeste
Distância até a capital 420 km
Características geográficas
Área 191,666 km² [2]
População 6 101 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 31,83 hab./km²
Altitude 420 m
Clima subtropical Cfa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,782 alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 72 066,094 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 11 814,11 IBGE/2008[5]
Página oficial

Enéas Marques, município brasileiro, muito simpático para se viver e visitar. Suas poucas e bonitas ruas são típicas das cidades do sudoeste do Paraná. Quem visita o município pode aproveitar momentos tranquilos caminhando pela Avenida principal Joaquim Bonetti, passando pela praça em frente a Igreja Matriz e seguindo até a Escola Municipal Criança Feliz. Está localizada no sudoeste do Paraná, a cerca de vinte quilômetros de Francisco Beltrão. Já foi também chamada de Jaracatiá.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município tem seu alicerce na agricultura familiar. A pecuária leiteira e a criação de aves (frangos e perus), em regime de "contrato" com um grande frigorífico da região, são bastante comuns nas propriedades dos agricultores.

A suinocultura já teve papel de maior importância para o município, contudo, os preços pagos pela carne nos últimos anos forçaram os suinocultores à abandonar o ramo e substituir este pela atividade leiteira ou pela criação de aves.

As culturas agrícolas mais plantadas no município são: Milho, soja, aveia e fumo. O milho apresenta os propósitos de venda dos grãos para fabricação de ração animal ou uso pelos próprios agricultores para alimentação dos bovinos leiteiros na forma de silagem.

É comum também verificar que agricultores familiares do município fazem dupla jornada de trabalho, pois além de manter as atividades no meio rural alguns deles ainda trabalham em uma grande empresa do município do ramo de fabricação de óleos e farinha provenientes dos resíduos de frigoríficos da região.

A cultura do Eucalipto também é comum. A madeira tem destino para as madeireiras da região ou comumente seguem como lenha para abastecer uma indústria local.

A indústria local fabrica óleos e farinhas como já citada, além de produtos de metalúrgia. Outro ramo forte da indústria e que oferece diversos empregos, principalmente para as mulheres eneasmarqueses, é a confecção. Duas empresas que fabricam camisas entre outros estão em pleno funcionamento no município.

O comércio local movimenta a cidade principalmente no começo do mês.

Colonização[editar | editar código-fonte]

As famílias mais tradicionais da cidade são de origem Italiana, Alemã e Polonesa. Os pioneiros do município vieram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em sua maioria.

Atrativos[editar | editar código-fonte]

As festas típicas da cidade são:

- Festa do Padroeiro São José que normalmente acontece no mês de Maio. Seus atrativos são o churrasco, bolos caseiros e o desfile dos automóveis para a "Benção de São José". Quem participa da festa pode ainda desfrutar da companhia dos moradores da cidade e aproveitar o sotaque tipicamente "sudoestino".

-Festa do Leitão: No mês de Novembro acontece a festa do Leitão. O clube de campo "Águas do Jaracatiá e o Centro de Eventos do Município" são o local normalmente escolhido para a realização da festa. Quem participa da "Festa do Leitão" pode degustar a deliciosa carne Suína servida na grelha e seus acompanhamentos. É uma festa muito bonita e todo ano aproximadamente 3 mil pessoas participam da festa.

- Festival da Boa Vizinhança: Reunindo apresentações musicais e encanações teatrais, o Festival é de grande importância já que aumenta significavelmente o turismo na cidade. O cobiçado premio, uma viagem para Acapulco, atrai um grande contigente de pessoas para a cidade acirra a competição.

- Festas nas comunidades rurais: Acontecem em Enéas Marques inúmeras festas nas comunidades rurais. Normalmente aliadas a dias festivos como: dia das mães e pais ou dia de algum Santo Padroeiro. Nestas festas pode se degustar de delicioso churrasco e complementos (salada, pães e maionese). É comum que após o almoço realizado nos pavilhões da comunidade sejam realizados matinés com bandas do SUL. As festas mais famosas acontecem nas comunidades de Aparecida D'Oeste, Mata-Fome, Bela União, Cristo Rei, Vista Alegre, Rio Vitória, Rio Gamela e Rio Bocó.

Points da Cidade[editar | editar código-fonte]

Para quem quer se divertir com os amigos ou sair com a família, Enéas Marques apresenta boas opções:

Botequim do Gedetê: Ambiente acolhedor onde você pode saborear deliciosas pizzas e porções diversas. Também servem lanches e salgados. A cerveja é sempre gelada e aquela pinguinha é caprichada. O local é o ponto de encontro dos jovens e famílias nos finais de semana. A grande quantidade de bullying com os amigos é o diferencial do lugar, que abrigou figuras famosas como a Aerys, o Cetim e o ilustre Milton Lannister.

Monumento Neusa Klein: Considerado uma das 7 maravilhas do Mundo, o monumento atrai visitantes de todas as partes do mundo. É considerado pelos filósofos um ponto de reflexão aonde se descobre muitas coisas, inclusive qual foi a primeira capital do Brasil.

Bar da Patrulha da Noite: Bar lixoso. Considerado pela revista Time como "Muito Ruim, nota 9", o bar abriga os rejeitados pelo Gedetê e apesar a quantidade de frequentadores, os mitos não se comparam com o concorrente. Além do mais só tem virgem naquilo né gente, vamos ser sinceros.

Signos: O Restaurante Signos fica anexo ao posto de combustível Ipiranga. Lá pode-se aproveitar de delicioso almoço com saladas, massas e carnes assadas. É um ótimo lugar também para se tomar uma cervejinha ao final do dia.

Restaurante Jaracatiá: O Restaurante serve delicioso almoço e também chopp. Aos sábados pode-se aproveitar de saborosa feijoada.

Barracas de Frutas em Vista Alegre: Quem quiser aproveitar o sábado à tarde ou os domingos de modo mais saudável pode se dirigir até a comunidade de Vista Alegre, fica na Rodovia que liga Francisco Beltrão a Dois Vizinhos e está localizada a 7 Km de Enéas Marques. Nelas estão disponíveis frutas diversas e no local pode consumir deliciosas fatias de Melância, Melão, Pêssegos e também é servido Salada de Frutas com Sorvete.

Juninho do Bagulho Mágico: O melhor lugar para se divertir e "viajar" na região sudoeste. Os melhores produtos naturais estão aqui e você tem um contato com a natureza que será inesquecível.

Política[editar | editar código-fonte]

A política no município é um pouco complicada porém o atual prefeito Claudemir mantem tudo sobre controle graças seu testes de personalidade.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.