Ergosterol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ergosterol
Alerta sobre risco à saúde
Identificadores
Número CAS 57-87-4
MeSH lynz
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C28H44O
Massa molar 396.66 g/mol
Ponto de fusão

160.0 °C

Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O ergosterol é um esterol que é precursor da Vitamina D2. É transformado em viosterol por acção da luz ultravioleta e que depois é convertido em ergocalciferol, que é uma forma de vitamina D.

Fungos[editar | editar código-fonte]

O ergosterol é um componente da membrana celular dos fungos e alguns protozoários, exercendo funções semelhantes às do colesterol em células animais. A presença do ergosterol em membranas celulares de fungos, em conjunção com a sua ausência em membranas celulares de animais, tornam-no um alvo útil para a acção de drogas antifúngicas.

Sendo um precursor da Vitamina D2.

Protistas[editar | editar código-fonte]

O ergosterol é também utilizado como fluidificador nas membranas celulares de alguns protistas, tal como o tripanossoma e o hematococo assim também são vulneráveis à drogas antiergosterol.[1]

Anti-ergosterol[editar | editar código-fonte]

A anfotericina B é um agente antifúngico que tem como alvo o ergosterol. Liga-se ao ergosterol e cria um poro polar nas membranas. Isto faz com que íons e diversas moléculas saiam da célula, provocando a sua morte. É usado apenas em emergências, por ser muito tóxico e causar muitos efeitos colaterais.[2] Alguns "azóis" como Miconazol, itraconazol e clotrimazol também inibem a síntese de ergosterol, mas a partir do lanosterol.

Referências

  1. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1550-7408.1966.tb01898.x/abstract
  2. Ellis D (February 2002). "Amphotericin B: spectrum and resistance". J. Antimicrob. Chemother. 49 Suppl 1: 7–10. doi:10.1093/jac/49.suppl_1.7. PMID 11801575.