Estádio Barão de Serra Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barão de Serra Negra
Estádio Barão de Serra Negra
Nomes
Nome Estádio Barão de Serra Negra
Apelido Barão
Características
Local Piracicaba, SP, Brasil
Gramado Grama natural (100 x 70 m)
Capacidade 18 000 pessoas [1]
Construção
Data 1961 a 1965
Inauguração
Data 4 de setembro de 1965
Partida inaugural XV de Piracicaba 0x0 Palmeiras
Primeiro gol Flávio (Corinthians)
Outras informações
Remodelado 2007
Proprietário Prefeitura Municipal
Administrador Prefeitura Municipal
Mandante XV de Piracicaba

O Estádio Barão de Serra Negra, é um estádio municipal localizado em Piracicaba, estado de São Paulo. Conhecido simplesmente como Barão, o estádio é principalmente palco do jogos do XV de Piracicaba. Seu nome é uma homenagem a Francisco José da Conceição, primeiro e único Barão de Serra Negra.

A capacidade atual do Estádio é de 18 000 pessoas [1] . A estrutura do estádio tem basicamente dois grandes setores: o setor coberto (cativa), e as arquibancadas (gerais).

No estádio também acontecem jogos da liga amadora da cidade de Piracicaba.

História[editar | editar código-fonte]

O Estádio Barão de Serra Negra foi inaugurado no dia 4 de setembro de 1965, construído durante a gestão do então prefeito de Piracicaba, Luciano Guidotti.

O Primeiro jogo realizado no estádio Barão de Serra Negra foi XV de Piracicaba 0 x 0 Palmeiras, com um público de 15 674 torcedores.

Porém, o primeiro gol no Barão aconteria apenas na partida entre XV de Piracicaba x Corinthians, no dia 11 de setembro de 1965. Os donos da casa sofreram uma derrota pelo placar de 3 a 1, e o atacante Flávio foi o primeiro jogador a balançar as redes do estádio.

A primeira vitória do XV de Piracicaba em seu novo estádio aconteceria contra o Comercial de Ribeirão Preto pelo placar de 3 a 1, no campeonato Paulista de 1965, jogo realizado no dia 26 de setembro.

Em 2007, durante a gestão do presidente Adilson Maluf, o gramado do estádio foi reformulado com uma parceria do Esporte Clube XV de Piracicaba, a Prefeitura de Piracicaba e a empresa World Sports. Nessa reforma, o sistema de drenagem foi reformulado e o sistema de irrigação, automatizado.

Referências

  1. a b CNEF da CBF (PDF) Site Oficial da CBF. Visitado em 9 de março de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]