Estádio Municipal José Bento Pessoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estádio Municipal José Bento Pessoa
Características
Local Figueira da Foz
Gramado (105x68)
Capacidade 9.471
Construção
Data 1955
Proprietário CM da Figueira da Foz

O Estádio Municipal José Bento Pessoa é o estádio onde habitualmente jogava a Naval 1.º de Maio e localiza-se na Figueira da Foz, na parte alta da cidade. Foi inaugurado em 1955 e têm uma capacidade para cerca de 9.000 espectadores. Hoje, poderá dizer-se que é uma infra-estrutura ultrapassada no tempo e que, eventualmente, não corresponde aos maiores anseios do clube, mas fica o registo que já nos inícios da década de 80, quando a maioria dos campos de futebol dos escalões secundários em Portugal eram pelados, o Estádio Municipal Jose Bento Pessoa estava dotado de um terreno relvado. Antigamente, alem do campo de futebol relvado, o Estádio Municipal José Bento Pessoa possuía uma pista de atletismo em pó de tijolo, mas que actualmente se encontra desactivada. Em tempos, foi projectada a construção de uma pista de atletismo em tartan, uma valência necessária para o desporto figueirense, mas que nunca veio a ser concretizada.

Hoje, pensa-se sim na construção de um novo estádio, com as necessárias condições e que sirva as exigências do principal clube da cidade, essencialmente, pelo facto de actualmente ser uma colectividade da 1ª Divisão. Adjacente ao estádio situa-se ainda um campo de futebol em terreno sintético onde as equipas jovens e outras associações desportivas da cidade treinam e jogam as suas partidas oficiais.

O Estádio Municipal José Bento Pessoa esteve cedido pelo Município da Figueira da Foz à Naval 1º de Maio, depois do trágico incêndio que em 1997 que destruiu totalmente o edifício onde se encontra a sede da colectividade, inclusivamente, todo o património cultural e documental daquela centenária associação desportiva. Após a insolvência da Naval 1º de Maio, a Câmara Municipal retomou a posse do Estádio, que está abandonado há anos ( refª 2019)

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.