Estádio D. Afonso Henriques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estádio D. Afonso Henriques
Estádio D. Afonso Henriques
Nomes
Nome Estádio Rei D. Afonso Henriques
Apelido Estádio do Rei [1]
Características
Local Guimarães - Portugal
Gramado (106*68)
Capacidade 30.000 espectadores
Construção
Custo 27.343.976 € [2]
Inauguração
Data 1965
Partida inaugural Vitória SC x 1. FC Kaiserslautern
Primeiro gol 4 - 1 (Vitória SC x 1. FC Kaiserslautern)
Recordes
Público recorde 29.865
Data recorde 25-07-2003
Outras informações
Remodelado 2003
Proprietário Câmara Municipal de Guimarães
Arquiteto Eduardo Guimarães
Mandante Vitória Sport Clube

Estádio D. Afonso Henriques é um estádio de Futebol em Guimarães, Portugal. Foi remodelado para o Campeonato Europeu de Futebol de 2004 e nele joga o Vitória Sport Clube. Tem capacidade para 30.000 lugares sentados.[3] Em 25 de Julho de 2003 assiste-se à cerimónia inaugural do remodelado estádio, momento em que a Câmara Municipal de Guimarães fez a entrega da obra ao Vitória Sport Clube, "O Estádio D. Afonso Henriques", perante cerca de 29.865 espectadores. O Estádio D. Afonso Henriques foi reinaugurado com os espectadores a encherem totalmente as bancadas do novo D. Afonso Henriques. Viram um espectáculo multimedia, seguido do jogo entre o Vitória SC e o FC Kaiserslautern, que os vimarenenses ganharam por 4-1.

Torneios internacionais[editar | editar código-fonte]

O Estádio D. Afonso Henriques recebeu dois jogos do UEFA Euro 2004. O jogo de abertura do Grupo C foi entre a Dinamarca ea Itália, em que o jogo terminou 0-0. O último jogo do Grupo C também foi jogado no estádio, desta vez entre a Bulgária ea Itália, em que terminou 2-1 para a Itália com golos de Martin Petrov para Bulgária e golos de Simone Perrotta e Antonio Cassano para a Itália. Apesar de golo tardio de Cassano aos 94 minutos ganhou o jogo para a Itália por 2-1, no outro jogo entre a Dinamarca ea Suécia, que terminou 2-2 com um golo aos 89 minuto de atraso por Mattias Jonson. Este golo resultou na saída da Itália fora do torneio em golos marcados em terceiro lugar, atrás da Suécia em segundo lugar e Dinamarca em primeiro lugar.

Mais recentemente, foi palco também de dois jogos da fase final do Euro2006 sub-21, Portugal-Alemanha e França-Alemanha.

Jogos disputados durante o Campeonato Europeu de Futebol 2004[editar | editar código-fonte]

Jogos disputados durante o Campeonato Europeu de Futebol Sub-21 2006[editar | editar código-fonte]

Morte de Miklós Fehér[editar | editar código-fonte]

Um dos momentos mais marcante na história deste estádio deve-se à morte[4] [5] por paragem cardíaca, em Janeiro de 2004, do antigo avançado húngaro do Sport Lisboa e Benfica Miklós Fehér, num jogo a contar para a Liga Portuguesa em que o Sport Lisboa e Benfica venceu por 1-0.

4º Clube com mais assistências nos jogos[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos o Vitória de Guimarães foi o quarto clube com mais espectadores nos jogos, atrás dos três maiores clubes portugueses Benfica, Porto e Sporting, desde a época 2007/2008 até à época 2009/2010, tendo na época de 2010/11 passado para o 5º lugar.[6] Tem sempre boas assistências quer seja na Primeira Liga, na Taça da Liga, Taça de Portugal, e até mesmo na Liga Europa.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.