Estrada Intendente Magalhães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Intendente durante os defiles dos Grupos de baixo, que não estavam até 2013

A Estrada Intendente Magalhães é uma via da cidade do Rio de Janeiro, que liga os bairros de Campinho a Sulacap, passando por Oswaldo Cruz e Vila Valqueire. A área de seu início, embora seja historicamente reconhecida pela população, até os dias de hoje, como parte do Campinho, de acordo com a Prefeitura, faz parte de Madureira.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente fazia parte do Caminho Imperial (também chamado Caminho dos Jesuítas, Caminho das Minas, Estrada Real de Santa Cruz e Estrada Imperial de Santa Cruz, que ligava o Município da Corte a Sepetiba, passando pela entrada da Fazenda Imperial de Santa Cruz.[1]

Seu nome é uma homenagem ao tenente-coronel Carlos José de Azevedo Magalhães, que herdou as terras onde a via está localizada. O militar foi nomeado posteriormente intendente.[1]

Atualmente nesta avenida estão prédios residenciais de médio e baixo padrão e também muitos centros comerciais de venda de carros.[1] Em sua entrada, há um marco onde se lê "Intendente Autoshopping".

Carro abre-alas da escola de samba Unidos do Sacramento, parado em frente à Estrada Intendente Magalhães.

Na Intendente estão sediadas as escolas de samba Tradição e União de Jacarepaguá.[1] Em setmbro de 2010, foi inaugurada a Upa Madureira, na área reconhecida historicamente como parte do Campinho.[2]

Carnaval de rua[editar | editar código-fonte]

Folião no Carnaval da Intendente Magalhães

A partir de 1989, o logradouro passou a ser um dos locais de desfiles do carnaval Carioca, com desfiles da Federação dos Blocos, realizados até hoje no sábado de Carnaval.

Em 2004 a AESCRJ colocou o a via definitivamente como palco dos desfils dos Grupos C, D e E e mais tarde, de seu desfile das campeãs.

Em abril de 2013 surgiram especulações a respeito da possível troca de local do desfile para o ano seguinte. De acordo com o vice-presidente da associação, Sandro Avelar, o evento passaria a ser realizado no Engenhão.[3] Tal mudança, no entanto, não se confirmou.

Em 2013, o Grupo B (terceira divisão) também passou a desfilar na Intendente.[4]

Referências

  1. a b c d Apoteose.com. "ALÔ, ALÔ, INTENDENTE! AQUELE ABRAÇO!". Visitado em 27/12/2014. Cópia arquivada em 20/05/2009.
  2. Prefeitura do Rio (23/09/2010). Moradores de Madureira ganham Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Visitado em 27/12/2014.
  3. O Dia (18/02/2013). Associação quer levar grupos C e D para desfilar no Engenhão em 2014. Visitado em 18/02/2013.
  4. carnaval2014.rioguiaoficial.com.br. DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO DE ACESSO B. Visitado em 27/12/2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.