Estrela do Sul 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrela do Sul 1
Localização orbital 63° W
Lançamento 11 de janeiro de 2004 (10 anos)
Veículo Zenit-3SL
Operador Telesat Canada
Vida útil 15 anos
Design Space Systems/Loral (SSL)
Cobertura América do Sul
América do Norte
Órbita Geoestacionária
Peso 4.694 kg
Designação COSPAR 2004-001A

O Estrela do Sul 1 (também conhecido como Telstar 14) foi um satélite de comunicação geoestacionário, construído pela Space Systems/Loral (SSL), ele esteve localizado na posição orbital de 63 graus de longitude oeste e operado inicialmente pela Loral Skynet do Brasil e posteriormente pela Telesat Canada, com sede em Ottawa, no Canadá. O satélite foi baseado na plataforma LS-1300.

História[editar | editar código-fonte]

O Estrela do Sul 1 (Telstar 14) é um satélite de comunicações operado inicialmente pela Loral Skynet do Brasil, que oferecia cobertura aos seus clientes em toda a América Latina com conectividade na América do Norte.

Os painéis solares norte do satélite não conseguiram abrir após o seu lançamento, limitando a eficácia da missão. Imagens do satélite em órbita mostraram enormes avarias afetando a matriz, indicando que ocorreu uma explosão durante o lançamento.[1] Com o painel preso o satélite entrou em serviço com a capacidade reduzida (só com 17 transponders) e com a vida útil reduzida dos 15 anos para apenas 7.[2]

O Estrela do Sul 1/Telstar 14 e o Estrela do Sul 2/Telstar 14R são construídos com base no modelo LS-1300, e tinha uma massa de lançamento de cerca de 5000 kg.

O Telstar 14R substituiu o Estrela do Sul 1, ele foi lançado em maio de 2011 a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão por meio de um veiculo Proton-M lançado pelo International Launch Services. Mas infelizmente este satélite de substituição, o Telstar 14R experimentou o mesmo problema, o seu painel solar norte também não abriu. Mesmo assim o satélite substituto, o Telstar 14R está em serviço, apesar da falha de implantação.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado ao espaço no dia 11 de janeiro de 2004, às 04:13 UTC abordo de um Zenit-3SL a partir da Base de lançamento espacial do Sea Launch (Odyssey). Ele tinha uma massa de lançamento de 4.694 kg. Sua vida útil estimada era de 15 anos.

Capacidade e cobertura[editar | editar código-fonte]

O Estrela do Sul 1 era equipado com 41 transponders em banda Ku para fornecer serviços de vídeo direct-to-home e internet para o Brasil e América do Norte[3] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências