Evens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Evens
Эвены
Mulheres evens no começo do séc XX
População total

22 487[1][2]

Regiões com população significativa
 Rússia (2010) 22 383 [1]
 Ucrânia (2001) 104 [2]
Línguas
Russo, Even
Religiões
Igreja Ortodoxa Russa e Xamanismo.
Etnia
Povos tungúsicos

Os Evens ou Eveny (antes conhecidos como Lamuts , povo do oceano em Língua even) (Эвены em Russo) são um povo da Sibéria e extremo leste da Rússia que vive no Oblast de Magadan, no Krai de Kamchatka e partes norte da República da Iacútia, a leste do Rio Lena. Conforme o Censo Russo de 2002, havia 19.071 Evens na Rússia e 104 na Ucrânia (Censo 2001 - dos quais 19 somente falavam Even.

Modo de vida[editar | editar código-fonte]

Os Evens falam sua própria língua, o Even, uma das Línguas tungúsicas. São aproximados aos Evenkis em origens e traços culturais e são considerados como professando a fé cristã Igreja Ortodoxa Russa desde o século XIX, porém, muitos deles preservam crenças pré-cristãs como o Xamanismo. Suas atividades econômicas são a criação de Renas, a caça com armadilhas e a pesca.

Os antecessores dos Evens supostamente migraram da área Trans-Baikal para as áreas litorâneas do leste siberiano. Esses criadores nômades usavam renas ou skis de madeira como transporte e também cães como tração de Trenós. Suplementavam sua economia com caçadas de inverno para alimentação e obtenção de peles. Suas habitações eram geralmente tendas cônicas cobertas com peles de mamíferos ou de peixes, nas áreas litorâneas. Os Evens que se assentavam e tinham vida sedentária tinham residências escavadas no solo, bem como armazéns nesses refúgios, onde guardavam estoques de carnes de peixes e mamíferos congeladas.

Domínio soviético[editar | editar código-fonte]

Os anos do domínio soviético mudaram muito a vida dos Evens, pois lhe foi criada uma Língua escrita e o analfabetismo foi totalmente erradicado nos anos 30.. Muitos dos nômades optaram pela vida sedentária nos Kolkhozes, onde passaram a exercer a criação de gado e agricultura.

Porém, conforme relata o jornalista David Remnick no seu livro Lenin's Tomb: The Last Days of the Soviet Empire, esses assentamentos forçados dos Evens em vilas e cidades durante a era stalinista causaram muitos problemas. Essas pessoas que até então sempre haviam sido caçadores-coletores nômades tiveram dificuldades para se adaptar à nova vida, surgiram muitos casos de alcoolismo, de uso de drogas, distúrbios psicológicos e de convívio social. Também, crianças Evens foram retiradas de seus lares para serem educadas em escolas, nas quais se pretendia suprimir delas a língua e a cultura dos Evens.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Ethnic groups in Russia, 2010 census, Rosstat. Retrieved 15 February 2012 (em russo)
  2. a b «About number and composition population of Ukraine by data All-Ukrainian census of the population 2001». Ukraine Census 2001. State Statistics Committee of Ukraine. Consultado em 17 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]