Evens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evens
Эвены
População total

20.000 (censo 2002)

Regiões com população significativa
 Rússia
Línguas
Russo, Even
Religiões
Igreja Ortodoxa Russa e Xamanismo.

Os Evens ou Eveny (antes conhecidos como Lamuts , povo do oceano em Língua even) (Эвены em Russo) são um povo da Sibéria e extremo leste da Rússia que vive no Oblast de Magadan, no Krai de Kamchatka e partes norte da República da Iacútia, a leste do Rio Lena. Conforme o Censo Russo de 2002, havia 19.071 Evens na Rússia e 104 na Ucrânia (Censo 2001 - dos quais 19 somente falavam Even.

Modo de vida[editar | editar código-fonte]

Os Evens falam sua própria língua, o Even, uma das Línguas tungúsicas. São aproximados aos Evenkis em origens e traços culturais e são considerados como professando a fé cristã Igreja Ortodoxa Russa) desde o século XIX, porém, muitos deles preservam crenças pré-cristãs como o Xamanismo. Suas atividades econômicas são a criação de Renas, a caça com armadilhas e a pesca.

Os antecessores dos Evens supostamente migraram da área Trans-Baikal para as áreas litorâneas do leste siberiano. Esses criadores nômades usavam renas ou skis de madeira como transporte e também cães como tração de Trenós. Suplementavam sua economia com caçadas de inverno para alimentação e obtenção de peles. Suas habitações eram geralmente tendas cônicas cobertas com peles de mamíferos ou de peixes, nas áreas litorâneas. Os Evens que se assentavam e tinham vida sedentária tinham residências escavadas no solo, bem como armazéns nesses refúgios, onde guardavam estoques de carnes de peixes e mamíferos congeladas.

Domínio soviético[editar | editar código-fonte]

Os anos do domínio soviético mudaram muito a vida dos Evens, pois lhe foi criada uma Língua escrita e o analfabetismo foi totalmente erradicado nos anos 30.. Muitos dos nômades optaram pela vida sedentária nos Kolkhozes, onde passaram a exercer a criação de gado e agricultura.

Porém, conforme relata o jornalista David Remnick no seu livro Lenin's Tomb: The Last Days of the Soviet Empire', esses assentamentos forçados dos Evens em vilas e cidades durante a era stalinista causaram muitos problemas. Essas pessoas que até então sempre haviam sido caçadores-coletores nômades tiveram dificuldades para se adaptar à nova vida, surgiram muitos casos de alcoolismo, de uso de drogas, distúrbios psicológicos e de convívio social. Também, crianças Evenis foram retiradas de seus lares para serem educadas em escolas, nas quais se pretendia suprimir delas a língua e a cultura dos Evens.

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências externas[editar | editar código-fonte]