Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FFPNM
Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata
Fundação 1966
Tipo de instituição Pública
Docentes 52 (2003)
Graduação 1.734 (2003)
Pós-graduação ** (2003)
Estado Pernambuco
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM) da Universidade de Pernambuco (UPE), fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior brasileira, da cidade de Nazaré da Mata, estado de Pernambuco.

História[editar | editar código-fonte]

Criada em 1966, A FFPNM se incorporou à antiga FESP - Fundação de Ensino Superior de Pernambuco na década de 1970, com o objetivo de implantar os cursos de licenciatura nessa instituição. A FFPNM foi unidade da Fundação do Ensino Superior (FESP) até 1991, quando a Portaria Ministerial nº 964 de 12 de junho, publicada no Diário Oficial da União no dia 13/06/91, reconheceu a FESP e, em conseqüência, os cursos ministrados por suas Unidades de Ensino, como Universidade de Pernambuco (UPE).

Atualmente, na FFPNM são oferecidos os Cursos de Licenciatura Plena em: História; Geografia; Pedagogia, Letras, habilitação em Português/Inglês; Ciências Biológicas e Matemática. O curso de Letras, a partir de 1983 deixou de oferecer a habilitação em Português/Francês, devido à falta de alunos procurando por essa modalidade na época. Atualmente tem sido solicitada, por parte do corpo discente, a habilitação Português/Espanhol, mas há uma dificuldade na procura de professores capacitados na região.

Além dos cursos regulares acima, a partir 2000 a FFPNM iniciou o Programa Especial de Licenciatura Plena em Pedagogia – PROGRAPE, com área de aprofundamento em Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries. Este programa é fundamentado na Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB que visa a atender as exigências de que todos os profissionais, atuantes da Educação, tenham formação completa em nível superior. O programa foi criado pela Resolução CONSUN nº 21/99, de 26 de outubro de 1999 e tem dinamizado a região porque tanto seu corpo discente como docente são professores das municipalidades, da rede estadual e universidades.

Em 21 de fevereiro de 1995 foi criada a Escola de Aplicação. Pelo seu regimento, ela integra a estrutura organizacional da FFPNM, em nível administrativo-financeiro, coordenação, direção e docência. Quando da criação, entre as suas metas estavam principalmente o estágio das licenciaturas oferecidas na FFPNM, o que acontece até hoje. [1]

Corpo Docente[editar | editar código-fonte]

De acordo com estatística da Universidade de Pernambuco, instituição à qual é vinculada, a FFPNM possuía no ano de 2003 um total de 52 professores.

Titulação Nº Docentes
Doutorado 08
Mestrado 16
Especialização 25
Graduação 03

Cursos[editar | editar código-fonte]

Os seguintes cursos são oferecidos na FFPNM atualmente: [2]

Diretório acadêmico[editar | editar código-fonte]

O Diretório Acadêmico Gregório Bezerra é a entidade de representação estudantil que abrange os seis cursos da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - UPE: história, geografia, letras, pedagogia, biologia e matemática, com sede fixa na própria faculdade.

Ex-presidentes
  • atual: Gilberto Junior "Doug"
  • 2009: Breno Michel
  • 2008: José Bartolomeu
  • 2007: Tereza Helena
  • 2006: André Maranhão
  • 2005: Fernando
  • 2004: Fabio Emmanuel

Referências

  1. História da FFPNM Universidade de Pernambuco (2013). Visitado em 09 de abril de 2015.
  2. Cursos de Graduação UPE Campus Mata Norte Universidade de Pernambuco (2015). Visitado em 09 de abril de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.