Favela Santa Marta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista aérea da Favela Santa Marta, com a Praia de Botafogo ao fundo
Favela Santa Marta. À direita, o plano inclinado que serve a comunidade.
Vista a partir do alto da favela

A Santa Marta é uma favela localizada no Morro Dona Marta, entre os bairros de Laranjeiras e Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil[1] .

História[editar | editar código-fonte]

A origem do nome da favela remonta ao início do século XX, quando um devota de Santa Marta levou uma imagem da mesma para o alto do morro. Na década de 1930, foi construída uma capela para abrigar a imagem. O terreno pertencia ao vizinho Colégio Santo Inácio, que passou a permitir que alguns de seus funcionários morassem na encosta do morro, dando origem à atual favela[2] .

A comunidade é famosa por ter sido palco do clipe They Don't Care About Us de Michael Jackson, em 1996. Na ocasião, a equipe de filmagem do videoclipe teve que pedir autorização para o chefe local do tráfico de drogas, Márcio Amaro de Oliveira.

Quase dez anos depois, Márcio ajudou a escrever o livro Abusado - o Dono do Morro Dona Marta, de Caco Barcellos, onde conta um pouco da história da Santa Marta.

A comunidade é, também, muitas vezes, chamada de "Dona Marta", que é, na verdade, o nome do acidente geográfico onde se situa. Na Santa Marta, está localizada a escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta.

Em 29 de maio de 2008, foi inaugurado um plano inclinado ligando as partes alta e baixa da favela[3] .

A favela encontra-se atualmente ocupada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que aí instalou, em 28 de Novembro de 2008, a 1° UPP Unidade de Polícia Pacificadora da cidade. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os pontos de venda de droga que funcionavam no local foram, então, extintas.

No início de 2009, a favela voltou aos noticiários, devido à instalação de uma rede de internet wireless gratuita no morro, para uso da comunidade. Ainda no mesmo ano, no dia 13 de novembro, a comunidade recebeu a visita da cantora norte-americana Madonna acompanhada do governador do estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e do prefeito da cidade Eduardo Paes e em fevereiro de 2010, com a gravação de um clipe da cantora Alicia Keys com Beyoncé. No mesmo ano, recebeu também parte das gravações da novela Escrito nas Estrelas.[4]

Em 26 de junho de 2010, um ano após a morte do cantor estadunidense Michael Jackson, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem na favela. O local escolhido para a estátua foi a laje onde ele havia gravado seu videoclipe They Don't Care About Us, catorze anos antes. A estátua foi construída pelo cartunista Ique[5] .

Em julho de 2010, entrou no ar a Rádio Santa Marta, emissora comunitária da favela. Através da frequência 103,3 MHZ, moradores da comunidade comunicam suas notícias para todo o bairro de Botafogo.

A favela foi o palco principal das cenas do filme Velozes e Furiosos 5, junto com o centro financeiro da cidade gravadas em 2011. É também um dos cenários do livro A Arma Escarlate, da autora brasileira Renata Ventura, publicado em 2011.

Referências

[1] http://oglobo.globo.com/rio/bairros/o-harry-potter-do-dona-marta-3577388

References[editar | editar código-fonte]